Pular para o conteúdo principal

Universal investe em campanha para atrair a classe média

Edir Macedo
Edir Macedo  quer deixar os
 pobres para  Igreja Mundial 
A Igreja Universal vai fazer uma campanha nacional em rádios, jornais, revistas, outdoors e TVs para ‘limpar’ a imagem de que é apenas uma coletora de dízimo.

A proposta da campanha publicitária inédita, que começa na segunda-feria, é mostrar à sociedade que a igreja do bispo Edir Macedo é frequentada por pessoas "comuns", de modo que ela possa atrair novos fiéis.
.
Ela apresentará testemunho de jornalistas, empresários, atletas e advogados, entre outros profissionais da classe média, sobre a importância que a igreja tem para sua vida. Ao final, todos dizem: “Eu sou a Universal”.

As imagens não mostrarão o que é comum nos templos e programas de TV da igreja: exorcismo, cura milagrosa de fiel, pedido de oferta e colheita de dízimo.

Edir Macedo está querendo aumentar a presença de sua denominação entre as pessoas de classe média, inclusive na “nova classe média”, como vem sendo chamada por economistas a parcela da população que melhorou o seu poder aquisitivo em decorrência dos programas sociais do governo e do desempenho da economia.

Por motivo óbvio, esse extrato da população tem mais condições de pagar maior dízimo. A esse propósito, o ministro Marcelo Crivella (Pesca), que também é pastor licenciado da Universal, disse recentemente que a melhora de vida do "povo evangélico", por intermédio dos programas sociais, tem proporcionado aumento na arrecadação do dízimo.

De acordo com o IBGE, a Igreja Universal perdeu 229.000 fiéis no período de 2000 a 2010. Muitos desses fiéis foram para a Mundial, que obteve no período 315.000 novos devotos.

A campanha publicitária é um investimento que Macedo está fazendo para compensar esse "prejuízo".





Com informação da Folha, entre outras fontes.

Universal perde 229 mil fiéis e a Mundial ganha 315 mil, diz IBGE
junho de 2012

Edir Macedo entra na lista dos mais ricos do mundo
março de 2013

Comentários

Anônimo disse…
A Universal tenta capturar "mercado" que até então permanecia cativo da Igreja Católica.
Anônimo disse…
Igreja e deus não servem pra nada, um tira teu dinheiro e o outro não existe.
SenhorX disse…
A situaçao ta cada vez pior, onde eu moro, pra todo lado que voce olha tem uma igreja evanjelica, catolica, batista etc...
O pior de tudo sao os Testemunhas de Jeová todo sabado batendo na minha casa querendo fazer pregaçao...

Edivaldo
Anônimo disse…
Olha aí, dízimo fresquinho....
Unknown disse…
Esse Macedo é um rato.
Anônimo disse…
Dizimo? Não, obrigado.
SenhorX disse…
Evangélica *
Anônimo disse…
Vai bater de frente com a icar pelo mercado B? Isso vai ser interessante. ..
Anônimo disse…
A ICAR também vem aí com essa de agariar novos adeptos com o novo papa Chico,tentando se reestruturar.São todos lobos cercando os crentes cordeirinhos.
Anônimo disse…
o dinheiro acabou foi,coitadinho kkkkkk
a bestas dos fieis estao todos dispostos a dar dinheiro para essa BESTA.
a concorrencia é grande,ele pensou que nao iria acabar o reinado dele kkkk.
adivinha quem é o diabo que eles tanto dizem existir kkk
Anônimo disse…
me diga 5 coisas úteis que a religião promove para humanidade.
Anônimo disse…
Evangélicos nazistas
Anônimo disse…
O Safado continua na caça por novos idiotas! Ate quando esse pilantra continuara manipulando as pessoas ? ou melhor ate quando ele vai continuar andando impunemente entre a população Brasileira seja ela a classe que for , Acordo fieis da Universal vcs não passa de cardeiras com dinheiro.
RTiago disse…
Ainda vou levantar um sábado bem cedo, pegar uma cópia de "Origem das Espécies", e ir as casas das testemunhas de Jeová dizer: "Com licença, meu bom homem. Você teria um minuto para ouvir a palavra de Darwin!".
Anônimo disse…
Por que não vejamos esta iniciativas com bons olhos?
Ao meu ver, pouco importa a ''classe social'' do fiel, pois com a vida nas mãos de Deus tudo dará certo, a prosperidade é uma consequência que todos aqueles que buscam, conseguem (independente que seja a universal ou não)...
O único objetivo desta campanha é levar a palavra de Deus para aqueles que menos conhece.
Anônimo disse…
Qual a novidade?
Fácil chamar pobre de burro, de tolo, de trouxa.
Agora será a vez da classe média.
Junior
Anônimo disse…
Só que tem um problema ai.

A maioria da classe média são mais informados que as pessoas de baixa renda que compõem a maioria dos fieis da Universal.

A maioria das pessoas de classe média sabem muito bem que muitos dos tais "jornalistas, empresários, atletas e advogados, entre outros profissionais da classe média", são pessoas contratadas pela Universal para fingirem que fazem parte da seita do Edir.

Pode aparecer até atletas famosos como o ex-jogador Marcelinho Carioca e coisa e tal, mais eu aposto que a maioria será de pessoas contratadas. E se for atriz ou ator, serão pessoas da própria Record que aceitarão participar com medo de ficar desempregado(a).

Anônimo disse…
"Eu sou a Universal" = "eu sou trouxa".

Como é que um país onde toda rua, praticamente, tem igreja e boteco, mas é preciso andar quilômetros para achar uma biblioteca, poderá um dia ser moderno e justo?

Ruggero
Anônimo disse…
quem tem cultura, estudo e condições
dificilmente se torna vitima da igreja universal (ou de qualquer outra)
Anônimo disse…
Senhores não acreditem que protecionismo estatal é isento de propositos sórdidos.Na verdade ao dividir por privilegios os seguimentos supostamente segregados, eles estão na verdade terminando com a livre iniciativa, o povo esta se tornando gado controlado. Observem como a politica é de transformar a todos em dependentes do estado. Economicamente, Socialmente , Culturalmente. Devagar estamos perdendo nossa liberdade de escolhas e nossas iniciativas são bloqueadas.
E ainda financiamos indiretamente o estelionato dessas agremiações da fé.


Anônimo disse…
religião e política que comunhão tem as trevas com a luz.
Anônimo disse…
e a minha sogra mora na minha casa mais nem tudo é perfeito(marco feliciano sobre a mãe da mulher dele) se era piada ,foi uma piada de muito mal gosto.
Anônimo disse…
Os filhos de Deus foram transformados em noiva.

"Vá proclamar aos ouvidos de Jerusalém: "Eu me lembro de sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada.
Jeremias 2:2
Anônimo disse…
Cardeiras = cadeiras, carteiras ou cordeiros?
Anônimo disse…
Quantos 10 anos você tem?
Anônimo disse…
Os pobres batem boca.
A classe média te processa.
A nova classe média te extermina.
Anônimo disse…
Classe média informada? Eu não apostaria muito nisso...
Anônimo disse…
Simples: Não poderá.
Anônimo disse…
Então o Brasil sempre será refém.
Anônimo disse…
Estamos perdendo nossa liberdade? Que liberdade???
Anônimo disse…
religião = trevas
política = luz

religião + política = trevas total
Anônimo disse…
Transgêneros?
Deus nada tem a ver com a religião criada pelos homens, e esse "deus"de quem elas falam tanto nunca foi o Deus das escrituras. Deus não é cristão, Deus não tem religião.
Deus nada tem a ver com a religião criada pelos homens, e esse "deus"de quem elas falam tanto nunca foi o Deus das escrituras. Deus não é cristão, Deus não tem religião.
Anônimo disse…
Anônimo 23 de março de 2013 20:32

Ninguém aqui está interessado em receber seu recibo de paspalho!!
Anônimo disse…
Eu também não...
Anônimo disse…
Impressionante o perfil capitalista dessas igrejas. Com estratégias de comunicação, de mercado, e tudo o mais! Acho que vou pedir um estágio na área de marketing!!!
Rubim Geontelus disse…
Trata-se de golpe publicitário visando a atingir a classe emergente, a mesma que Crivella disse estar melhorando de vida devido ao plano de ajuda do PT - Bolsa Família, etc. Edidoer Maiscedo não quer bater de frente com Shrek Vaidosomiro Semdiálogo e está comendo pelas beiradas. É cobra criada! Agindo assim, o líder e dono da IURD tem como objetivo retomar os milhares de 'fiéis' (em doações e dízimo, é claro) que foram para outras denominações, principalmente a Imundial. A (10)Universal , com essa campanha, irá praticar, segundo alguns estudiosos - como Schwaller de Lubicz, uma ou várias das formas modernas de feitiçaria, que lida com a influência das energias oriundas da própria mente humana, ou seja, através de técnicas, é possível modificar a mentalidade das pessoas. A feitiçaria moderna está presente na publicidade praticada pelos empresários; na propaganda praticada pelos políticos; nas sugestões praticadas pelos psicólogos; e nas pregações e rituais praticados pelos religiosos. Ao colocar pessoas influentes da sociedade, como atletas, advogados, músicos, etc., a IURD (o som dessa sigla mais parece o som de alguém vomitando, semelhante a 'blargh', rs) pretende mostrar aos menos afortunados que é um local que trás prosperidade econômica para muita gente. Nesse caso, estará usando tanto a publicidade quanto a sugestão.


'Maucedo' sabe que não tem muitas chances de influenciar a classe média, e muito menos às elites. Evidentemente que a publicidade e a sugestão presente nessa campanha irão realmente 'converter' algumas pessoas dessas classes porque muita gente é sugestionável e se deixa iludir por promessas vãs de enriquecimento, etc. Contudo, a intenção é atingir os menos informados, geralmente das classes menos abastadas.

Schwaller de Lubicz dá exemplos do efeito que a publicidade causa nas pessoas. Enquanto os feiticeiros das sociedades não modernas influenciavam ou influenciam através do medo ou respeito, uma vez que as pessoas de tais sociedades aprendem desde cedo que a realidade de tais sociedades funcionam dessa forma e internalizam tais crenças; os publicitários influenciam as pessoas porque também acreditamos numa realidade que nos é internalizada desde que nascemos, e essa realidade é forjada nos moldes capitalista: acreditamos que o homem que tem um carrro possante irá pegar muitas mulheres bonitas e gostosas; que as pessoas bem sucedidas merecem ser vistas como 'autoridades' em qualquer assunto; que dinheiro não traz felicidade (pode não trazer necessariamente felicidade mental, mas traz felicidade material pois paga as contas de hospitais, remédios, conforto em casa, propicia viagens, etc.); que ser branco e loiro de olhos azuis é o máximo da beleza (e esquecemos que a beleza exterior é apenas uma ilusão porque interiormente alguém com tais características pode ser um monstro; e muitas outras crenças falsas que nos são impostas.

Assim sendo, a IURD (blargh) quer mesmo é seus cerca de 300.000 'fiéis' que debandaram para Imundial e outras denominações de volta.
Anônimo disse…

Veja bem! Essa é mais um agrado do PT aos setores pentecostais, muita grana muito passaporte vip e outros milhões mais.


O PT que destruiu as escolas, a Iurd apenas se aproveitou da situação.
Unknown disse…
as duas tem que falir mesmo , pois essas duas igrejas só querem o dinheiro do povo e ninguém abre o olho pra isso , o pior cego é aquele que não quer enxergar .
Unknown disse…
EU VIVO NESSE ALIANÇA DE jesus

A Nova Aliança é superior, é definitiva.

Jesus Cristo cumpriu cabalmente a Lei mosaica em nosso lugar, tornando-se nosso Sumo Sacerdote perpétuo [Hebreus 4.14-15];

Uma vez que, a Lei mosaica foi ultrapassada, pois, a Palavra de Deus trata muito claramente disto em Romanos 6, “agora temos sido libertados da Lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra”.

“Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

E por isso é Mediador de um Novo Testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.” [Hebreus 9]

Portanto, não mais precisamos de sacerdotes mediadores, como o povo de Israel na Antiga Aliança, no Velho Testamento, não mais é necessário entregar dízimos, sacrificar bodes, circuncidar, nem guardar sábados, mas, tão somente, Jesus se fez sacrifício por nós na cruz do Calvário... Jesus é nosso Mediador!

Não se deixe enganar por fábulas religiosas, ninguém roubará a Deus se não for dizimista, isto é coisa da Antiga Aliança;

Quando se obriga as pessoas a dar o dízimo, torna-se um esforço para voltar a Lei mosaica, é um esforço para reconstruir o muro de separação que Jesus morreu para destruir [Efésios 2.11-16]. Certamente, os verdadeiros seguidores de Jesus não quererão anular Seu sacrifício só para acumular dinheiro no tesouro de uma igreja! "
Anônimo disse…
De quais "escrituras" você fala? As escrituras escritas pelos egípcios, posteriormente adaptadas pelos judeus e então adicionadas com adaptações do paganismo editadas e reeditadas pela Igreja Católica, que hoje é conhecida como Bíblia Cristã? É dessas escrituras que você fala, ou de alguma escrita pessoalmente por alguma divindade?
Anônimo disse…
IURD parece som de vômito abafado! =D
Diego Moreira disse…
Também acho que este deus delas nunca foi um escocês de verdade!
Anônimo disse…
Leia o Bhagavad Gitã que voce vai saber que Deus não tem religião.
Anônimo disse…
"mais"?


...


assassinemos a língua portuguesa...
Anônimo disse…
Mas qual é o livro sagrado certo, o Corão, o Talmude ou a Bíblia?
Caio disse…
Tomara que se dê mal. Com tantas atrocidades cometidas por esse canastrão e suas organizações, espero que o povo não se junte a essa corja, ainda mais a classe média que em maior proporção que os pobres podem até se dizerem crentes em religião, mas já são menos bitolados. Enfim, no Brasil tudo pode acontecer mesmo. Tomara que a fuga de fiéis aumente mais e mais e os lucros deles baixem.
Anônimo disse…
Sim, estão melhor informados.

A maioria dos ateus que estão aqui a comentar não estão na classe média?
Anônimo disse…
Não foi nos governos petistas que o Macedo comprou a Record! Lembrem-se disso!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Estado laico coloca a religião na esfera privada e impede que ela seja usada pelo governo

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Padre acusa ateus de defenderem com 'beligerância' a teoria da evolução

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Feliciano constrange sua mãe ao divulgar que ela fazia abortos

Pastor já tinha usado esta foto, com sua mãe, como alegação de que não é racista O pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), 40, na foto, criou uma situação de constrangimento a sua própria mãe, Lúcia Maria Feliciano (foto), 59, ao tornar público que ela há cerca de 40 anos fazia abortos clandestinos. Prática da qual ela hoje se arrepende. Feliciano é contra o aborto, mesmo nos casos autorizados pela lei, quando a gestação decorre de estupro. Ao falar sobre o assunto em uma entrevista para o UOL, ele contou que a sua mãe tinha uma clínica em Orlândia, cidade paulista onde ela mora até hoje, a 365 km da capital. Feliciano é autor de afirmações tidas como homofóbicas e racistas, o que ele nega com o argumento de que se orienta pela Bíblia. Ele assumiu em março a presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Apesar de fortes pressões de ativistas e de parlamentares, ele tem resistido. Disse que só deixará o cargo se morrer. Na entrevista ao UOL, Feli...

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Jornalista que critica Estado laico desconhece história

de um leitor a propósito de Defensores do Estado laico são ‘intolerantes’, diz apresentadora As aulas de história passaram  bem longe de Rachel Sheherazade Que a apresentadora Rachel Sheherazade metida a Boris Casoy é péssima, isso já é sabido. Os comentários dela são, em sua gigantesca maioria, infelizes, sem nenhum conteúdo ou profundidade. E agora está se mostrando uma Malafaia de saia! Primeiro, é mentira que “laicistas” (como se fosse um grupo formado) perseguem o cristianismo. Não há uma única evidência disso. Ela alega isso para se fazer falsamente de vítima. Pura tática fundada na falácia ad terrorem . Segundo, as aulas de história passaram longe dela. Mas bem longe mesmo! O cristianismo não deu base nenhuma de respeito, liberdade, honestidade e justiça. Durante a idade média, era justamente o contrário que acontecia na maioria das vezes. A separação entre Estado e religião quem deu base para a maioria das liberdades, inclusive de jornalismo e profis...

Liminar derruba pai-nosso em escolas de Rio Preto. Vitória do Estado laico

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs...