Pular para o conteúdo principal

Vaticano já sabia que cardeal O'Brien era predador sexual

 Keith O'Brien
O ex-chefe da Igreja na Escócia admitiu
que teve comportamento "inadequado"
O Vaticano já sabia há pelo menos cinco meses que o cardeal Keith O'Brien (foto), 74, tinha um passado de predador sexual e no entanto o manteve como chefe da Igreja na Escócia. De acordo com a imprensa britânica, um padre apresentou em outubro de 2012 queixa contra Keith diretamente ao Vaticano por não confiar na hierarquia escocesa da Igreja.

A situação só se complicou de fato para O'Brien quando o jornal The Observer publicou no dia 23 de fevereiro que ele estava sendo acusado de cometer “atos impróprios” há cerca de 30 anos por três padres e um ex-sacerdote. E o porta-voz do Vaticano, então, foi obrigado a se manifestar, dizendo que o papa Bento 16 já sabia das acusações e que ia tomar uma decisão. O'Brien provavelmente não seria atingido por punição alguma, porque ao final deste mês ia se aposentar.

Quando o jornal publicou a acusação de que O'Brien se aproveitava das orações noturnas para assediar seminaristas, o cardeal negou, acrescentando nunca tinha sido inquirido pelo Vaticano sobre qualquer deslize. Contudo, logo depois, na segunda-feira (25 de fevereiro), O’Brien anunciou a sua renúncia, deixando assim de participar do conclave que escolherá o novo papa.

Hoje, o cardeal admitiu o que vinha negando: ele teve, sim, um “comportamento inadequado” nos anos 80. Em nota, disse: “Gostaria de aproveitar a oportunidade para admitir que, em alguns momentos, minha conduta sexual não foi compatível com os padrões esperados da minha pessoa, como padre, arcebispo e cardeal".

Na mesma nota, ele pediu perdão para as pessoas às quais “ofendeu” e também à Igreja Católica e à população da Escócia.





Com informação com Scotsman, entre outras fontes..

fevereiro de 2013

Comentários

Anônimo disse…
A verdade sempre prevalece. Igreja Católica está mais suja que poleiro de galinheiro.
Anônimo disse…
O lema de Ratzinger era:"sejamos colaboradores da verdade".Porem na hora "H",fugiu.
Anônimo disse…
a igreja sabia , mais como ele era importante para a política da igreja eles não fazem nada até certo ponto..eu quero o papa brasileiro , os evangélicos pira..
Anônimo disse…
Palavra do momento:nooossa eu "comungay"
Manjè kwayan disse…
O que vão dizer agora os católicos que acreditam inocentemente que a ICAR não acoberta clérigos que agiram como Keith O'Brien?
Anônimo disse…
Todo depravado se esconde atraz de uma bandeira.
Anônimo disse…
Mas está escrito! Quem é a grande prostituta do apocalipse?!
Anônimo disse…
vão ter que se desdobrar pra manter essa igreja em pé. Os podres estão mais acessiveis agora.


quero só ver a derrubada desse lixo que é a igreja católica. Vou assistir comendo pipoca.
Anônimo disse…
No final é só pedir perdão e arrepender-se que fica tudo certo com o cara lá em cima e seus representantes aqui embaixo!
Anônimo disse…
Quem moral tem a igreja para julgar a vida das pessoas?
Anônimo disse…
Vítimas processarão o Vaticano em milhões.
Se até entre as testemunhas de jeová tem pedofilia, que se dizem certinhas, santas, vide casos nos EUA, imagine entre os evangélicos.
Eles também acobertavam os maus elementos.
Caio disse…
Se liberta tiozão....vai viver suas emoções fora dessa igrejinhae e largue mão de sua hipocresia.
Anônimo disse…
os evanja.
Anônimo disse…
A prostituição é uma carreira mais nobre que a sacerdotal, pode ter certeza.
Anônimo disse…
Simplesmente o que você vê no texto, vejamos: "De acordo com a IMPRENSA britânica, um padre apresentou em outubro de 2012 queixa contra Keith diretamente ao Vaticano por não confiar na hierarquia escocesa da Igreja." Pode vir dizer o que for, mas a resposta de tudo eu ja te situei: especulação secular e deturpação de palavras.
Anônimo disse…
Por favor... o próprio cardeal já admitiu que teve conduta imprópria e tu quer dizer que isso é "especulação" e "deturpação" da imprensa? A ICAR vai te deixar pendurado no pincel...
Anônimo disse…
Sugestão de Matéria:

Padre italiano queima foto de Bento XVI durante missa...

http://g1.globo.com/mundo/renuncia-sucessao-papa-bento-xvi/noticia/2013/03/padre-italiano-queima-foto-de-bento-xvi-durante-missa-devido-renuncia-2.html
Manjè kwayan disse…
Claro, claro. O homem é um santinho.

Mas vamos ver o que se lê no texto: Hoje, o cardeal admitiu o que vinha negando: ele teve, sim, um “comportamento inadequado” nos anos 80. Em nota, disse: “Gostaria de aproveitar a oportunidade para admitir que, em alguns momentos, minha conduta sexual não foi compatível com os padrões esperados da minha pessoa, como padre, arcebispo e cardeal".

Qual o problema, Anônimo 4 de março de 2013 12:29, está sem óculos e não viu essa parte?
Luiz Fernando disse…
O Vaticano agindo nas sombras e conspirando, pra variar: WikiLeaks expôs despachos diplomáticos dos EUA indicando que o pontificado de Bento XVI manteve contatos com os EUA desde 2005 para discutir questões "preocupantes" na América Latina.

Texto completo: http://actualidad.rt.com/actualidad/view/88073-wikileaks-vaticano-eeuu-honduras-america-latina
Diego Moreira disse…
http://www.scotsman.com/news/vatican-knew-of-cardinal-o-brien-claims-1-2817441

Hum... Realmente, então ele pode processar o Scotsman por isso... Ah pera, são citações dele mesmo.
Miriam, católica de valores disse…
todo mundo erra e todo mundo pode ser perdoado

eu te perdoo, cardeal e espero que peça perdão a Deus por teus pecados também

o Satanás tenta dominar até as mentes mais puras, o senhor teve parte de culpa, mais pode se redimir de teus erros

comece rezando pelo menos um terço inteiro todos os dias, quem sabe o Senhor Cristo não ouve as tuas suplicas

que Deus lhe abençoe
Anônimo disse…
E bla bla bla...falácia...bla bla bla...achismo...bla bla bla...deturpação de palavras! Vocês são incríveis kkkkkkkkkk Não pera eu acredito na verdade de vocês kkkkk só que não kkkkkk ah por favor eu sei muito bem desse caso, me poupem senhores "de intelectualidade superior" kkkkkkk nossa abalou meu coração vossas verdades, senhores sabichões e sofistas kkkkkkkkkkkk Meu Senhor!
Anônimo disse…
Claro, na sua ta escrito "sou ateu, por isso me acho superior", mas vem cá, tu também é venerado como São Warner?
Anônimo disse…
comece tomando vergonha na cara...
Elias disse…
Só de pensar que os principais trabalhos de LUTERO sobre os judeus são Von den Juden und Ihren lügen ("Sobre os judeus e suas mentiras"), e Vom Schem Hamphoras und vom Geschlecht Christi ("Em Nome da Santa linhagem de Cristo") além do apoio aos príncipes na "Guerra dos Camponeses" e que o próprio Calvino (defensor do arianismo, segundo historiadores) foi o responsável direto pela condenação à morte na fogueira de Miguel Servet (médico e amigo condenado por crer em um Deus uno e não Triuno). Somadas às dúvidas sobre as usurpações de Paulo (que não era apóstolo reconhecido), dá qual base para o Cristianismo?
http://pt.scribd.com/doc/85690598/Colecao-Fabulas-Biblicas-Volume-27-Paulo-Falso-Apostolo-Mentiroso
Anônimo disse…
Essa Miriam é um fake... Não deveriam perder tempo com ela.
Anônimo disse…
Eu pensava que essa Miriam era uma católica tapada, mas agora percebi que é só uma troll fake como o "ermão em cristo".

Nem que ela fosse a criatura MAIS BURRA DO MUNDO poderia perdoar dois ou três emissários diferentes da igreja descobertos em práticas sexuais contraditórias no espaço de dois ou três dias...

Agora vi que ela (ou ele) está apenas brincando. Talvez tentando chamar atenção para o discurso padrão dos crentes tapados.
Anônimo disse…
Anonimo 4 de março 2013 18:08
Obrigado pela audiencia.
Anônimo disse…
Você não precisa acreditar na "nossa verdade": ter ao lado do ateísmo alguém tão burro é até propaganda negativa para o ateísmo. Fique ao lado da Igreja Católica. Você é mais condizente com o tipo de apoio que ela costuma ter.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Eleição de Haddad significará vitória contra religião, diz Chaui

Marilena Chaui criticou o apoio de Malafaia a Serra A seis dias das eleições do segundo turno, a filósofa e professora Marilena Chaui (foto), da USP, disse ontem (23) que a eleição em São Paulo do petista Fernando Haddad representará a vitória da “política contra a religião”. Na pesquisa mais recente do Datafolha sobre intenção de votos, divulgada no dia 19, Haddad estava com 49% contra 32% do tucano José Serra. Ao participar de um encontro de professores pró-Haddad, Chaui afirmou que o poder vem da política, e não da “escolha divina” de governantes. Ela criticou o apoio do pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus do Rio, a Serra. Malafaia tem feito campanha para o tucano pelo fato de o Haddad, quando esteve no Ministério da Educação, foi o mentor do frustrado programa escolar de combate à homofobia, o chamado kit gay. Na campanha do primeiro turno, Haddad criticou a intromissão de pastores na política-partidária, mas agora ele tem procurado obter o apoio dos religi...

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

1º Encontro Nacional de Ateus obtém adesão de 25 cidades

Lakatos: "Queremos mostrar a nossa cara " O 1º Encontro Nacional de Ateus será realizado no dia 12 de fevereiro com participantes de 25 cidades em 23 Estados (incluindo o Distrito Federal). A expectativa é de que ele reúna cerca de 5.000 pessoas. A mobilização para realizar o encontro – independentemente do resultado que possa ter – mostra que os ateus brasileiros, principalmente os mais jovens, começam a se articular em todo o país a partir da internet. A ideia da reunião surgiu no Facebook. Pelo IBGE, os ateus e agnósticos são 2% da população. O que representa 3,8 milhões de pessoas, se o censo de 2010, que apurou uma população de 190,7 milhões, mantiver esse índice. “Queremos mostrar a nossa cara”, disse Diego Lakatos (foto), 23, que é o vice-presidente da entidade organizadora do evento, a SR (Sociedade Racionalista). “Queremos mostrar que defendemos um Brasil laico, com direitos igualitários a todas as minorias, independentemente de crença ou da inexis...

Bolsonaro quer que hospitais identifiquem sangue de doador gay

Deputado disse que  gays  correm  mais risco de ter doenças O deputado Jair Bolsonaro (foto), do PP-RJ, informou que apresentará um projeto de lei que, se aprovado, obrigará os hospitais a identificar nas bolsas de sangue a opção sexual do doador, de modo que o paciente possa recusá-lo quando for de gay, se assim ele quiser. Ele justificou o projeto de lei com a informação do Ministério da Saúde segundo a qual os homossexuais correm o risco de contrair doenças de transmissíveis pelo sangue 17 vezes a mais do que os heterossexuais -- a mais grave delas é a síndrome causada pelo vírus HIV. Até o mês passado, homossexuais estavam proibidos de doar sangue. Agora, de acordo com novas regras do ministério, gays com parceiro estável ou que não tenham tido nenhuma relação sexual nos últimos doze meses estão liberados para a doação. Bolsonaro afirmou que os hospitais deixam “tudo misturado” no banco de sangue, não distinguindo os doadores homossexuais, o que, segun...

Val Kilmer, ator do Batman, acreditava que podia curar com orações câncer no pescoço