Tarso não informou quanto o Estado deixará de arrecadar com a concessão do privilégio |
Aumentaram, assim, os privilégios desses templos, porque já contam com isenções de impostos federais, como o Imposto de Renda.
Tarso assinou ontem a sanção com solenidade, tendo como convidados lideranças evangélicas, como o deputado estadual Carlos Gomes (PRB), que também é bispo da Igreja Universal.
O projeto de lei da isenção — de autoria do Poder Executivo — foi aprovado pela Assembleia no dia 19 de março com 42 votos favoráveis e nenhum contra. Já tramitava na Casa outro projeto — de Carlos Gomes — propondo a regalia.
O pretexto que o governo gaúcho usou para sustentar o seu projeto foi de que a isenção do imposto vai “conferir maior eficácia à liberdade religiosa”.
Tarso não informou a soma de ICMS que o Estado deixará de arrecadar. Nem a estimativa sobre a soma de votos de evangélicos que a medida poderá lhe render nas próximas eleições.
A isenção de impostos é uma das origens da riqueza das grandes igrejas pentecostais, como a Universal, que constrói templos luxuosos em todo o país e não mantém nenhuma grande obra social.
Edir Macedo, seu chefe, está lista dos brasileiros mais ricos do mundo.
Tarso assinou ontem a sanção com solenidade, tendo como convidados lideranças evangélicas, como o deputado estadual Carlos Gomes (PRB), que também é bispo da Igreja Universal.
O projeto de lei da isenção — de autoria do Poder Executivo — foi aprovado pela Assembleia no dia 19 de março com 42 votos favoráveis e nenhum contra. Já tramitava na Casa outro projeto — de Carlos Gomes — propondo a regalia.
O pretexto que o governo gaúcho usou para sustentar o seu projeto foi de que a isenção do imposto vai “conferir maior eficácia à liberdade religiosa”.
Tarso não informou a soma de ICMS que o Estado deixará de arrecadar. Nem a estimativa sobre a soma de votos de evangélicos que a medida poderá lhe render nas próximas eleições.
A isenção de impostos é uma das origens da riqueza das grandes igrejas pentecostais, como a Universal, que constrói templos luxuosos em todo o país e não mantém nenhuma grande obra social.
Edir Macedo, seu chefe, está lista dos brasileiros mais ricos do mundo.
janeiro de 2013
Isenções fiscais da Igreja
Comentários
Por mim, somente deveriam estender o benefício ou equiparar a todas entidades filantrópicas, e também criar mecanismos de fiscalização (o que deve ser complicado, justamente por entrar na questão da liberdade)...
religião não deve ser beneficiária de nada que outras associações não sejam.
ôoooooooooooooooooooooooooooo
Glóriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
A prostituição política/igreja é irreversível, em breve seremos o brasilistão .
Vamos todos pagar pela religião dos outros.
"Jenial"
A carga de tributos que pagamos é enorme, mas quem já tentou ou ainda mantém um negócio honesto pode se indignar ainda mais como essas medidas de privilégio e desrespeito a todos os cidadãos do país, crentes ou não.
Antigamente davam exemplo ao país, agora fazem M.
Empresas de propaganda religiosa ganham desconto?
Trabalham só fazendo marketing e ganham desconto?
Quantos empregos geram?
Quais os salários pagos?
Quanto arrecadam?
Mandam parte desse dinheiro pro exterior?
Quais os trabalhos "de caridade" que fazem para merecer esse desconto?
Não mostram esses dados por que?
Por que empresas de verdade, que geram empregos não ganham desconto?
Tirem os empregos, os salários, dos trabalhadores e verão que esse Deus não serve pra bosta nenhuma.
Tirem a polícia de circulação e verão que esse Deus é uma bosta.
Sem ter trabalho e sem segurança, esse Deus vira M.
Sem as coisas materiais, esse Deus se desintegra rapidinho.
Junior
Por que indústria comum não ganha?
Sem comida na mesa, não tem Deus que ajude não.
Ruggero
ALELUIA!!!!
Vale á pena lembrar que os Iurdiotas (gostou dessa, lagartixa?) e a petralhada corrupta são como unha e dente, e que o maior ateofóbico de todos os tempos, o Datena, é um petralha assumido.
Petralha, crentalha, plutz.
Quando vcs vão aprender? estes caras utilzam os ativistas gays quando interessa, amanhã se precisar eles te põe na cadeia ou te matam.
Porque será que depois que Fidel disse que realmente no passado (passado?) perceguia gays ou quando o presidente do Irã na ONU disse que no seu país não existe gays o Pt e estes militantes gaysistas n disseram nada?
Agora se você tivesse nascido no oriente idem .
E se tivesse nascido na ásia idem.
Hoje você só é um cristão porque se enquadra nas coisas que eu escrevi no começo do meu texto.
Até quando vão sustentar essa maldição...
Cadê a nota de repudio do pt, psol, pc do B pstu e dos gaysistas?
Pra mostrar para idiotas úteis como vcs que aqueles que vcs acham que vão promover a liberdade geral pra vcs te usam feito papel higienico
E para n perder o costume vai a merda !
E, concordando com o No Name, a melhor definição para os comunistas, dita por Alborghetti: Aqui e Aqui.
Como o partido republicano elegeu Irã e Venezuela como seus “inimigos” número 1, esses reaças “exigem” que as minorias protestem por eles...
Os reaças brasileiros vivem repetindo a ladainha da “falta” de protestos contra Ahmadinejad, o que é mentira, pois eu já vi protestos dos homossexuais em Ipanema (usaram até um avião com faixa que sobrevoava a praia!).
No entanto, nunca vi nenhum reaça reclamando da “falta” de protestos contra o rei Abdallah da Arábia Saudita, será por quê? Só por que ele é pró-EUA?
Para desgosto dos reaças brasileiros, nós não deixaremos de protestar contra nenhum teocrata: nem os teocratas do Oriente Médio, e nem os teocratas do Ocidente.
»Como? Você noção do que você falou? A esquerda e a direita sempre lutaram, e sempre vão lutar enquanto existirem. Não em forma de guerra aqui no Brasil, mas sim, estão lutado, politicamente falando. É engraçado vocês me chamarem de reacionário, típico aliais, quando na verdade sou liberal. Típico de pessoas sem argumentos.
E um exemplo disso, sobre a esquerda, está bem aqui, em nossa casa. Veja como a esquerda tem ferrado com o nosso país.
►►"E sou intolerante com qualquer fundamentalista ou fascista, já que este odeiam a democracia e a liberdade, aqueles são completamente contra os princípios iluministas e dos Diteitos Humanos. De fato não merecem respeito algum!"
»Eu também sou contra governos totalitários, como exemplo os governos comunistas. Ou você pensa que o comunismo é um mar de rosas? Ademais, você diz que gosta de liberdade, e eu garanto que você não vai achar isso nos partidos de esquerda, pois os mesmo passam por cima da liberdade, esmagando-na.
Feliciano vive no Brasil, Ahmadinejad vive no Irã. No dia que este último quiser morar no Brasil e se envolver na política de Comissão dos Direitos Humanos, ele estará mais perdido que o primeiro.
No mais, se os direitistas não protestaram contra o Ahmadinejad, logo, os direitistas são pró-Ahmadinejad e pró todos os ditadores do planeta Terra, seguindo essa sua linha de 'raciocínio'.
Vocês reacionários (você sabe o significado desta palavra?) deviam ter alguma vergonha na cara antes de virem aqui defecar pelos dedos essa diarreia de falácias. Mas eu compreendo que seus discursos não são diretamente direcionados aos ateus e/ou gays progressistas que participam do blog, mas sim, aos leitores incautos que fazem parte de sua trupe, bem como também aos incautos leitores que se encontram em cima do muro, os chamados "ponderados" que não se posicionam diante dessa sujeira toda que assola a nossa frágil democracia.
Paciência, muita paciência...
Mas vamos lá, primeiro, de dislexia matasse, você seria um cadáver em estado de decomposição. A sua "lógica" que você tirou do meu textículo é ridícula, pelamordedeus!
Segundo, sim os protestos contra o presidente iraniano deveriam ser mais fortes sim, pois o nosso governo apoiou um ser desprezível que mata pessoas por simplesmente serem gays, apoiou um tirano, e isso é inadmissível em um país ao qual possui um agrande diversidade. E o Feliciano, por sua vez, foi eleito de forma justa e, portanto, vocês, assim como eu, vão ter aturar a peça. Não digo que vocês não devem protestar, vocês tem o direito de protestar, só que seja de forma inteligente e não esse mimimi barato.
Quanto a nós, por fim, os "reacionários" (sim, eu sei bem o que é esta palavra) apenas achamos que os protestos devem ser feito de forma mais inteligente. Por exemplo, a Dilma não me representa, mas nem por isso eu fui protestar como um babuíno contra ela, já que ela, infelizmente, foi eleita de foram justa e legítima. Agora, eu não quero fazer a cabeça de ninguém, esquerdopata, essa é minha opinião e se não te agrada, bem, foda-se.
Agora um desafio, por que você não me monstra um regime, apenas um, de esquerda que apresenta ou apresentou índices econômicos tão elevados quanto os índices dos países liberais? Ou me apresenta um regime mais genocida que os comunistas?
Ao dizer que eu cometi alguma falácia, por favor, aponte-a.
Vc é muito mal informado ou é em vergonha mesmo.
Quando Bush veio ao Brasil e estava se encontrando com LUla, houve a maior manifestação contra um chefe de estado no BRasil, Bush tem cadeira aqui sua anta?
Agora naquela palhaçada ecológica que aconteceu no Rio, onde estava o Jeep Wyllys, o movimento LGBT e o Pt que financia esta cambada para protestar com Ahamadinejad?
Adivinhe que foi lá? Silas Malafaia
E o que fizeram com a Blogueira Cubana recentemente? estes bostas defendiam quem ? o carniceiro Fidel
Vc é muito cara de pau seu defensor de comunista
" Por exemplo, a Dilma não me representa, mas nem por isso eu fui protestar como um babuíno contra ela, já que ela, infelizmente, foi eleita de foram justa e legítima."
Num vai pq os reacionários são uns frouxos que odeiam "baderna" (ahauhauhauh odeiam revoluções, adoram golpes), eu até apoiaria o protesto de vcs, eu num gosto dela. nem do ex e do partido dela (só acho menos pior que do DEM).
Desde quando “liberal” é sinônimo de ideologia de direita? O fascismo e o nazismo eram liberais?
Há o liberalismo social, o liberalismo politico, e o liberalismo econômico.
O liberalismo econômico, sim, é exclusivo da direita, mas os outros dois podem fazer parte tanto da direita quanto da esquerda.
O partido social-democrata sueco esteve no poder, sem interrupção, desde 1936 a 1976 (e só durante a guerra é que esteve numa coligação nacional com os liberais), e depois entre 1982 e 1991, e entre 1994 e 2006. Este partido é classificado como de esquerda, e a Suécia apresenta altos índices econômicos.
Qual a forma “inteligente” de protesto que esse reaça está querendo dizer?
-Se eu sou de direita, e estamos falando de política, você deveria assumir que eu sou partidário do Liberalismo, quando falo sobre o mesmo. E não, eu não sou reacionário, oh palavrinha que vocês gostam de usar, pois sou a favor do aborto, casamento gay, adoção de crianças por casais gays, etc. Isso para você é ser reacionário? Se for, os reacionários mudaram suas ideias e não estou sabendo.
Quanto a Suécia, esta foi e é um governo híbrido, um tempo de direita, a maior parte, e um pouco de esquerda, portanto, seu altos índices não foram graças à esquerda, mas sim, ao liberalismo econômico.
►►"Qual a forma “inteligente” de protesto que esse reaça está querendo dizer?"
-Que tal conscientização do povo? Lutar por melhorias na educação? Pois se mudarmos a nossa educação, que esse governo de esquerda tanto estraga, garanto que mudaríamos esse quadro, mas educação para que, né? Melhor gastar energia com o Feliciano, não é mesmo?
-É, somos uns frouxos, nós os "reacionários", claro, claro! Odiamos revoluções? Claro! Adoramos golpes? Claro! Sou um nazi-fascista, né? É isso que você pensa? Putz... Mas em um ponto você tem razão, você usou bem o termo baderna, pois, apesar de ter usado em sarcasmo, esses "protestos" são badernas mesmo, mas se você chama isso de protesto, então eu não gosto mesmo. Pois, como Schopenhauer disse: "A soma de barulho que uma pessoa pode suportar está na razão inversa de sua capacidade mental". E olha que esse povo faz muito barulho.
Sou obrigado a concordar com vc a direita carece de representantes, Anos de doutrinação comunista deu nisto aí. Andam com a comistea de che guevara, acham que os comunistas queriam salvar o país dos militares antes de 64 os fdp já estavam matando, roubando e fazendo terrorismo.
PC do B, Psol Pt Pstu vem na tv falar as maravilhas do socialismo comunista, será que n tem um só partido que possa utilizar o mesmo horário e mostrar videos, entrevistas de quem viveu e morreu debaixo da bota comunista? Sem um partido que nos represente não tem manisfestação mesmo!
Direita não tem representantes, não tem dinheiro de Ongs, da ONU, e partido, são acomodados e vão continuar se fodendo mesmo!
Vc esta certo allan
Na verdade, houve tão poucos protestos contra Bush, se for levado em conta tudo de ruim que ele representa.
O vendilhão de templo, Silas Maracutaia, apenas quis aparecer para depois fazer tipo.
Afinal, o teocrata do Oriente Médio é fonte de inspiração para os teocratas brasileiros, que desejam seguir o mesmo caminho dele no Brasil.
ah tá aqui as pessoas saem dos cultos e igrejas e dizem: vamos detonarunsgay
Quem cuspiu, ameaçou, deu pedrada em religiosos foram osgaydecuritiba.
Quem transa na rua e utiliza drogas depois da parada gay são quem? os gay ué.
quem é que tem privilegio da agressaão no Brasil?
Puts Leviatã, em nenhum momento de chamei de nazi, só acho que tem uma direita burra que adora seguir Malafaia, Bolsonaro, Demóstenes (ou seguia) e cia achando que eles são excelentes representantes, e geralmente estes são os mesmo que "sacralizam" a ditadura militar, como se não fosse um golpe de Estado e aos Direitos Humanos. É triste mas a oposição brasileira não tem como derrotar a situação com este tipo de pensamento.
O Schopenhauer além de odiar o barulho, odiava Nietzsche, odiava as mulheres, odiava gente, este cara deveria ser um saco e muito mal amado (coitado), mas era gênio. Sabe que eu já pensei em colocar esta frase no tapete da minha casa. UAUAHuhuHAuhauauUAH
Informação: O modelo sueco político é de uma social democracia (que apoio) esta mescla entre a direita (com medidas liberais econômicas) e a esquerda (educação, saúde e lazer de qualidade para toda população e empresas estatais ajudando na economia), mas com o custo de altos impostos. Este pra mim é o modelo ideal que o Brasil deveria seguir.
http://www.youtube.com/watch?v=pPgWZh48SVk
E você deve achar que os heterossexuais não transam na rua e utilizam drogas durante o carnaval, e durante qualquer outro evento parecido...
Agora, me espanta tua hipocrisia em criticar quem usa drogas, depois de tu teres defendido o tabagismo em outra matéria deste blogue.
Sim, Schopenhauer era um gênio, pena que não tenho tempo para estudá-lo à fundo, já que minha faculdade e trabalho não deixam. E frase que eu expus é, como certeza, sua melhora frase, cabendo perfeitamente a situação dos protestos contra Feliciano.
Você comete um erro quanto a expor as duas posições políticas, a direita liberalista e a esquerda, já que, pelo o que você levou a concluir, a primeira é responsável pelo desenvolvimento econômico e a segunda pelo desenvolvimento social. Isso é um erro, já que o próprio liberalismo leva aos altos índices apresentados por esse país, tanto econômicos quanto sociais. A esquerda da Suécia é mais de direta que se possa imaginar. E concordo que esse é um bom modelo.
Essa previsão existe justamente porque o imposto é o tributo mais “arbitrário” (digamos assim) que o Estado pode cobrar, pois não é desenvolvida nenhuma contraprestação ao contribuinte. Então, teoricamente, ele pode ser utilizado a bel prazer por governantes para cercear o estabelecimento de igrejas e religiões, através da extorsão de suas economias e patrimônios.
Essa vedação não foi prevista porque existem igrejas que praticam atividades beneficentes – como muita gente acredita –, mas sim como garantia constitucional da liberdade religiosa (como bem você ressaltou). Basta uma igreja ser legalmente estabelecida para que ela faça jus à imunidade de imposto, seja qual for.
Diferenciam-se das entidades filantrópicas, pois enquanto essas, para o gozo de imunidade, devem preencher diversos requisitos, as igrejas só precisam estar registradas.
Por isso que não sou a favor de se estender as entidades filantrópicas: estas devem ter mais imunidades que às igrejas, pelo trabalho que exercem, e pelos requisitos que devem se sujeitar. E cada Estado poderia, a título de incentivo, conceder mais isenções tributárias, de acordo com a abrangência e o trabalho social desenvolvido pelas entidades filantrópicas.
E para as igrejas, vejo que uma Emenda Constitucional pode muito bem estabelecer critérios para a imunidade de imposto. É fato que existem igrejas que possuem fins lucrativos, assim como existem algumas com ganhos financeiros extremamente altos, o que não justificaria a imunidade de imposto. Para isso, a própria Constituição poderia estabelecer um limite máximo de ganhos financeiros para que existisse imunidade de imposto, e, a partir deste limite, alíquotas de acordo com a faixa de ganho, havendo, todavia, um limite máximo razoável de alíquota (como, por exemplo, 7% do lucro).
Isso de forma alguma, a meu ver, obstaria o funcionamento de igrejas, pois a arrecadação de impostos estaria de acordo com os lucros, não dando margem para que o Estado impeça, por via tributária, o estabelecimento de igrejas e religiões, não fugindo da natureza de garantia constitucional.
E, embora eu seja contra essa “teoria” de que o imposto serve com finalidade de fiscalização (cobra-se para saber sobre a movimentação financeira) que foi criada – por petistas e simpatizantes – na época do fim da CPMF, é fato que sua cobrança acaba sendo uma forma atípica de fiscalizar. Se bem cobrado o imposto, sabe-se a origem e o local dos recursos financeiros.
O único problema que vejo nessa minha ideia é que, no Brasil, isso abriria margem para políticos em estados e municípios começassem a criar mais e mais isenções de impostos respectivos às suas localidades com interesse populista. É o caso desta notícia, pois o governo em questão criou uma isenção em cima de uma imunidade já prevista constitucionalmente, ou seja, a finalidade soa mais eleitoreira do que qualquer outra coisa...
Postar um comentário