Pular para o conteúdo principal

MP-SC vai apurar se monumento à Bíblia é inconstitucional

José Castelo Deschamps
Deschamps sancionou projeto que
aloca funcionários da prefeitura
O Ministério Público de Santa Catarina instaurou inquérito público para apurar a possível inconstitucionalidade de uma lei de 2011 de Biguaçu que obriga a prefeitura municipal a construir um monumento de homenagem à Bíblia.

A cidade tem 58 mil habitantes e faz parte da Grande Florianópolis. O atual prefeito é José Castelo Deschamps (PP), na foto, o mesmo daquele ano.

O promotor de Justiça Marco Antonio Schutz de Medeiros justificou a abertura do inquérito recorrendo ao artigo 19 da Constituição, que veta o envolvimento de qualquer instância de governo com crenças religiosas, direta ou indiretamente.

Trata-se de uma abordagem oposta manifestada em janeiro de 2012 pelo próprio MP, por intermédio do promotor Laudares Capella Filho.

Na época, Capella, sem determinar a verificação dos fatos, mandou arquivar a representação contra a lei de homenagem à Bíblia porque entendeu que o “simples fato de o município erguer tal monumento não se pode concluir que [Biguaçu] esteja mantendo relações de dependência ou aliança com algum culto religioso, igreja ou seus representantes”.

“Agora o Ministério Público está com um discurso diferente”, disse Leon Sampaio, que é o autor da representação. Para ele, não há dúvida de que a lei de Biguaçu fere a laicidade do Estado brasileiro.

A lei 3.130, sancionada por Deschamps no dia 31 de outubro de 2011, determina que os custos sejam cobertos pelo Conselho Municipal de Pastores Evangélicos, o que na prática já estava claro na época que não ocorreria, porque a prefeitura se comprometeu a usar seus funcionários para definir o projeto e o croqui do monumento, a ser construído em espaço público.





Com informação da íntegra do inquérito público do MP-SC.

Promotor diz ser legal monumento em homenagem à Bíblia
janeiro de 2012

Religião no Estado laico

Comentários

Anônimo disse…
Na minha cidade, Joinville-SC, no art. 4º do regimento interno da câmara de vereadores diz que nos corredores de uso comum não são permitidos símbolos religiosos, ideológicos, etc.
Logo abaixo diz:
Não estão incluídos no caput acima os símbolos nacionais, e a Bíblia sagrada.
E ninguém da bola.
Pra mim é preconceito contra outras religiões.
Não pode uma, não pode nenhuma.
Anônimo disse…
Palhoça não tem nem posto de saúde e quer gastar dinheiro com monumento à bíblia. Depois não adianta rezar para salvar doentes!
Anônimo disse…
Coragem povo o estado é laico , quer orar entra no teu qurato feche a porta e ore , quer servir seu deus , pegue seus bens e divide aos pobres .A igreja é governada por corruptos , soberbos , não fazem nada pelo próximo , menos igreja não vai fazer falta nenhuma , igreja não enche a barriga de ninguém , não paga contas de ninguém. tem que acabar esta farra nosso estado é laico doa a quem doer , o estado não tem o dever de exaltar nenhuma religião , já esta causando mal estar isso , existe espiritas , ateus , budistas , umbandistas , candomblécistas , islamicos , judeus .

porque não fazem um monumento aos judeus ? aos islamicos etc , não faz só porque eles são uma minoria , e vocês acha que eles não iriam gostar de ter a fé deles exaltada num monumento público.

Olha vamos acabar com esta palhaçada logo, o pior tipo de guerra é aquela que é movida por fins religiosos , este brasil pode virar um inferno ,guerra desse tipo só termina quando morrer o ultimo homem e mata-se muita gente inocente.
Anônimo disse…
homenagem a biblia kkkkkkkkkk
tanta coisa boa para se homenagear,a biblia é uma piada,eita povinho mediocre...

inclusive a morte de lennon é culpa de um anjo enviado por deus kkkkkkkkkkkkk

deus ficou com raiva porque os beatles fazia mais sucesso que ele,deus manda um anjo para matar,isso e muito mais nas igrejas seguidoras do livro feito pelo homem(biblia),cuja palavras foram escritas por homens de caracter duvidoso.

enquanto isso as bestas cegas,seguem outra besta(pastor,padre...)

doar $ para que deus possa te dar tambem.
Anônimo disse…
Dando soco em faca de ponta. Pessoal, sabe-se que por meio de estudo a Bíblia levou 600 anos para ser escrita. E a vários autores de diferentes épocas falando o mesmo assunto, Jesus Cristo. E nela não há contradição. Cruzando os livros do início ao fim tudo concorda de maneira que lendo-a percebe que homem nenhum escreveria, se não fosse por Deus inspirados. É provável que no túmulo de buda esteja escrito, aqui jaz buda, fundador do budismo. No de Maomé a mesma coisa, no de Alan Kardeck idem, e assim sucessivamente também no de outros religiosos, mas no Túmulo de Jesus está escrito, Já ressucitou. Paulo antes de sua converssão era Saulo de Tarso e deu no que deu, de perseguidor passou ser perseguido. Uma advertência, cuidado. Com um assopro de Deus vocês caem. Ainda há escape para os mansos, é só ir a Deus em nome deJesus Cristo. Amém.
Anônimo disse…
essa obra é para superfaturar concerteza,toda obra do governo de qualquer tipo é para ganhar $ em cima.
quem deveria pagar essa obra é os fieis,porque esse monumento so interessa ao religiosos apenas!
nao vai mudar nada para a humanidade esse monumento,tudo continua na mesma,com ou sem biblia.
Caio disse…
Nossa o MP ainda vai verificar se esse ato é inconstitucional. A pera aí, como assim? É óbvio que é, pois é dinheiro público investido (aliás, jogado fora) em obra de cunho religioso.
Anônimo disse…
Pregação barata e no lugar errado. Alias, vocês, teístas, adoram propagandear suas crenças no lugar errado. E, pelo visto, você nunca leu, mesmo, sua querida Biblia: é contradição que não acaba mais! Os apóstolos, por ex., cada um dá uma versão sobre o fim de Judas.

Ruggero
Anônimo disse…
você esta completamente errado , muitas coisas não cruza na bíblia, a genealógia de jesus é um erro irrefutável, não existia crença no nascimento de um ser poderoso nascido numa virgem , a passagem era uma jovem conceberá , e não uma virgem.

Você é só um mais um cristão raso com um conhecimento superficial.
Anônimo disse…
Se você tiver coragem leia isto

http://www.matutando.com/por-que-jesus-nao-e-o-messias-judeu/
Anônimo disse…
Evangélicos estão ameaçando Jean Wyllys de morte, ele solicitou proteção policial para não ser atacado por evangélicos.
Anônimo disse…
Calma pessoal, está na cara que ele é um neófito (novo convertido) do cristianismo protestante (evangélico), e está apenas repetindo palavras que ouviu de alguns "irmãos", que certamente disseram com bastante convicção e impressionaram o nosso colega que agora está "firma na fé".

A novela se repete...
Anônimo disse…
Esse nosso MP, sei não, viu...
Anônimo disse…
Que tal fazer um monumento ao teste de DNA? (Não usando dinheiro público, logicamente)
Por que???
Por isso... http://www.youtube.com/watch?v=h5B_y3cLZHg
Junior
Anônimo disse…
Errado. Os evangelhos quando lidos lado a lado nao batem. Claramente é resultado de gente que ouviu estórias e botou no papel.
Anônimo disse…
Pra que perder tempo? É um evangélico, logo é um imbecil. Eles mesmos se declaram ovelhas, ou seja, animais quadrupedes e SEM CÉREBRO, ao qual só servem para serem conduzidas e TOSQUEADAS por um PASTOR, e finalmente irem pro ABATE quando estiverem velhas demais pra produzir lã.
Depois de alguns dias de afastamento das sujeiras e podridões que a mídia aborda, deparei-me com certo texto: parte de um livro didático, utilizado em sala de aula, que deveria ser algo de valor espetacular.
Em meio a tantas asneiras que os tais compêndios são capazes de ilustrar, o que chama especial atenção, é a faixa etária a que se destina e o tão irrelevante e desastroso tema que sugere.
É impossível aceitar a falta de sobriedade existente em tais materiais de uso frequente, onde: o individualismo e a alienação estão muito bem clarificados.
Contar e criar uma imagem assustadora a partir de algo que foi apresentado em sala de aula, algo sem o menor acréscimo de nada para ninguém é, no mínimo, deplorável!
Opinar acerca de algo é diferente de atribuir valores àquilo que não os comporta! Mais uma nítida contribuição de quem atua nas massas de manobra e o pior: “está tudo bem do jeito que está” e por quê? _Porque são poucos os que dão a”cara a tapa” e brigam por aquilo que realmente faz a diferença! Enquanto isso, alguns se acham extremamente preocupados com coisas distantes para eles mas..., apesar disso, fazem questão de hostilizar o que não lhes é familiar, talvez para tentar brilhar já que não tem luz própria.
_ Existem coisas que o deficiente visual(físico) é capaz de enxergar..., ao passo que o emocional..., jamais! Tudo porque está afundado em sua vaidade, em sua falta de ética, em sua inabilidade para lidar com as palavras, em sua falta de cordialidade e imparcialidade: a mesma imparcialidade que se espera quando da abordagem de assuntos que não dominamos.
Na sociedade em que vivemos, certos grupos pretendem abafar outros imputando-lhes intimidações e calúnias, deixando bastante visível a importância de sua ausência em falas que pretendem ser vertentes de edificação e não de destruição e desonra.
Anônimo disse…
A inconstitucionalidade é óbvia! "Apurar" é perda de tempo...
Anônimo disse…
Pessoal, enquanto vocês ficam perdendo tempo em comentar suas opiniões supérfluas eu simplesmente estou torcendo pra que todos vocês se lasquem e tomem bem no centro do orifício que fica centralizado nas partes glúteas de vocês

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Santuário Nossa Senhora Aparecida fatura R$ 100 milhões por ano

Basílica atrai 10 milhões de fiéis anualmente O Santuário de Nossa Senhora de Aparecida é uma empresa da Igreja Católica – tem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) – que fatura R$ 100 milhões por ano. Tudo começou em 1717, quando três pescadores acharam uma imagem de Nossa Senhora no rio Paraíba do Sul, formando-se no local uma vila que se tornou na cidade de Aparecida, a 168 km de São Paulo. Em 1984, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) concedeu à nova basílica de Aparecida o status de santuário, que hoje é uma empresa em franca expansão, beneficiando-se do embalo da economia e do fortalecimento do poder aquisitivo da população dos extratos B e C. O produto dessa empresa é o “acolhimento”, disse o padre Darci José Nicioli, reitor do santuário, ao repórter Carlos Prieto, do jornal Valor Econômico. Para acolher cerca de 10 milhões de fiéis por ano, a empresa está investindo R$ 60 milhões na construção da Cidade do Romeiro, que será constituída por trê