Novy aparece na foto com um coador de spaghetti na cabeça |
Com a argumentação de que é um “pastafarian”, ou seja, um “fiel” da Igreja do Monstro de Espaguete Voador, o checo Lukas Novy (foto) obteve do governo o direito de usar na foto de sua identidade oficial um escorredor de spaghetti, que é, segundo ele, um adereço obrigatório de sua “religião”.
A pseuda igreja foi criada em 2005 pelo ateu americano Bobby Henderson em protesto ao ensino de criacionismo em escolas públicas de Dover.
Desde então, o “pastafarianismo” (junção de “pasta” com “rastafári”, movimento religioso jamaicano) migrou para vários países por intermédio da internet.
Em 2011, depois de reivindicar na Justiça ao longo de três o direito de isonomia, o austríaco Niko Alm obteve autorização para que em sua carteira de motorista fosse colocada uma foto onde aparecesse com o coador.
Alm pediu isonomia em relação aos bispos (que usam mitra), judeus (solidéu e quipá) e muçulmanos (turbante).
O governo da República Tcheca reconheceu que os “pastafarians” podem se vestir de acordo com suas crenças — “um direito tão legítimo como qualquer outra prática religiosa”.
Um porta-voz do governo explicou que o coador de spaghetti do “sacerdote” Lukas Novy “está em conformidade com as leis da República Checa, onde é permitido cobrir a cabeça por motivos religiosos e médicos”.
fevereiro de 2013
Ateísmo
Comentários
Postar um comentário