Macedo ficou preso 15 dias em 1992 sob a acusação de ser charlatão |
Em dez anos, a Universal comprou dez emissoras de rádio por US$ 6 milhões, diz o relatório. “Recentemente a seita tem adquirido emissoras de radiodifusão através de testas de ferro e ao custo de milhões de dólares de procedência desconhecida.”
O que chamou a atenção do Governo Sarney foi o rápido crescimento que a Universal teve na década de 80. A Igreja já tinha naquela época no Brasil cerca de 500 templos. Hoje possui mais de 6 mil.
O relatório afirma que a igreja incentivava o pagamento do dízimo em dólares, que os seguidores do pastor tinham fama de “arruaceiros” e que Edir Macedo praticava charlatanismo.
Na época, o MP (Ministério Público) também investigou as atividades da Universal, o que levou Edir Macedo a ficar preso 15 dias em 1992 sob a acusação de “delitos de charlatanismo, estelionato e lesão à crendice popular”. O pastor culpou a Igreja Católica pela sua detenção.
A Universal emitiu nota dizendo que as revelações da reportagem da Folha mostram as “praticas condenáveis que o extinto aparelho repressivo praticou” e que a “perseguição religiosa foi somente mais um capítulo” daqueles anos.
Em meado de 2012, a PF enviou à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal relatório dos indícios de que a Edir Macedo comprou a TV Record com dinheiro “lavado” da Universal. O negócio envolveu mais de 10 pessoas e alguns deles teriam sido usados como “laranjas”, de acordo com o relatório.
Com informação da Folha e deste site.
Tweet
Juiz aceita denuncia contra Edir por formação de quadrilha
setembro de 2011
Edir na mira da Justiça
Comentários
Postar um comentário