Bento 16 fez pela primeira vez referência direita ao militante ateu Dawkins |
Publicado em 1976, no livro, o seu primeiro, Dawkins apresentou a evolução das espécies da perspectiva do gene. Ele defendeu, em resumo, que o organismo é uma “máquina de sobrevivência” do gene, cujo objetivo é se replicar. Foi nesse livro que Dawkins cunhou a palavra “meme” para designar a unidade básica da memória ou de conhecimento que uma pessoa transfere para outra.
A afirmação de Bento 16 sobre Dawkins foi feita em uma carta que o papa enviou ao matemático ateu Piergiorgio Odifreddi em resposta ao livro deste onde diz que a teologia é uma “ficção científica”.
O papa elogiou o livro de Odifreddi pelo esforço de ele em manter um diálogo aberto e franco com a fé católica e disse que a função da teologia é manter a religião conectada com a razão.
Foi quando o papa aproveitou para alfinetar o biólogo: “Além disso, ficção científica existe na esfera de muitas ciências... “O Gene Egoísta” , de Richard Dawkins, é um exemplo clássico de ficção científica".
Na carta, o papa emérito nega uma acusação de Odifreddi de que ele, Bento 16, foi condescendente para com os casos de padres pedófilos.
Desde que abandonou seu pontificado, é a primeira vez que Bento 16 se manifesta publicamente. É também a primeira vez que ele faz uma referência direta a Dawkins, cujo livro “Deus — um delírio” contribuiu para o surgimento de uma nova geração de ateus.
Dawkins sempre bateu duro em Bento 16. Em abril de 2010, quando o papa visitou o Reino Unido, o ateu ameaçou entrar na Justiça com pedido de prisão de Bento 16 sob a acusação de crime contra a humanidade.
No mesmo ano, Dawkins escreveu no Washington Post: “[Bento 16] é um velho vilão lascivo em um vestido que passou décadas conspirando por trás de portas fechadas para obter o cargo que agora ocupa”.
Com informação da carta do Bento 16 e deste blog.
Tweet
Dawkins mostra na TV como a razão pode substituir a religião outubro de 2012 Richard Dawkins
Comentários
Postar um comentário