Um dos vídeos dá destaque aos cientistas que divulgam o ateísmo
Boswell se inspirou na TV Cosmos |
Até agora, o vídeo [ver abaixo] já foi visto mais de 8 milhões de vezes. “As visualizações ainda me impressionam, e isso me inspirou a desenvolver a ideia [com outras produções]”.
A série de clipes de Boswell se chama Symphony of Science ("Sinfonia da Ciência"), com 30 milhões de acessos no Youtube. No clipe A Wave of Reason (“A onda da razão”) aparecem cientistas e filósofos que são ou foram militantes ateus, como Bertrand Russell (1872-1970), Michael Shermer (1954), Sam Harris (1967), Lawrence Krauss (1954), Richard Dawkins (1941) e Phil Plait (1964).
O Sagan aparece em vários vídeos, porque Boswel é fã da "TV Cosmos", série de sucesso que foi produzida e apresentada em 1980 pelo astrônomo. A serie foi uma fonte de inspiração da "Sinfonia".
Com um bom trabalho de edição, uso de imagens e mixagem, Boswell aborda temas como evolução, big bang, buracos negros, mundo quântico, exploração espacial e cérebro.
O tom é de enaltecimento do mundo como ele é, sem qualquer referência ao sobrenatural. Glorious Dawn, por exemplo, ressalta que “um alvorecer ainda mais glorioso nos aguarda: não o nascer de um sol, mas o nascer de uma galáxia. Uma manhã repleta de 400 bilhões de sóis – o nascer da Via Láctea!”
Boswell sente orgulho ao dizer que a sua “Sinfonia” tem divulgado “a beleza da ciência” e ajudado muita gente na decisão de se tornar cientista.
No primeiro vídeo "cantam" Sagan e Hawking
Mundo quântico é um dos vídeos preferidos de Boswell
Teoria da relatividade em ritmo de balada
A beleza da exploração do espaço
A Terra dos dinossauros
Veja todos os vídeos da "Sinfonia da Ciência".
Com informação da Galileu.
Tweet
Ciência vai ganhar da religião, afirma Stephen Hawking
junho de 2010
Ciência versus religião
Comentários
Postar um comentário