Pular para o conteúdo principal

Estudo da Bíblia revela indícios de que Jesus era analfabeto



O evangelista João, quando se refere à ameaça de apedrejamento a uma adúltera (capítulo 8, versículo 6), relata que “Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo”.

Ocorre que esse trecho da Bíblia — como tantos outros — carece de credibilidade.
Evangelho antigo
não relata Jesus
escrevendo na areia
Na série de livros “Um Judeu Marginal”, o padre e historiador John P. Meier informou que nos mais antigos manuscritos do Evangelho de João não há nenhuma menção de que Jesus em alguma oportunidade tenha escrito na areia ou em outro qualquer lugar.

O Evangelho, como é consenso entre os historiadores sérios, foi reescrito algumas vezes, e o trecho sobre a adúltera teria sido introduzido na Bíblia pela Igreja no século 2º.

O jornalista de ciência Reinaldo José Lopes recorreu a Meier para validar a tese de que Jesus histórico pode ter sido analfabeto.

Há outra passagem bíblica — Evangelho de Lucas, no capítulo 4 — segundo a qual Jesus lê em uma sinagoga de Nazaré em um rolo trecho do livro do profeta Isaías. O que não se sustenta porque, diz o jornalista, em nenhum rolo de papiro de Isaías há um texto semelhante àquele que Jesus teria lido..

Além disso, o Evangelho conta que os moradores de Nazaré ficaram furiosos com a arrogância de Jesus e o ameaçaram jogá-lo no fundo de uma colina do vilarejo. Só que Nazaré não tinha colina alguma.

Outros indícios reforçam a tese de Jesus era analfabeto.

Lopes, que é cristão, argumentou que na época de Jesus 90% das pessoas sob o domínio do Império Romano no século 1º a.C. eram analfabetas. E é muito provável que Jesus, filho de família humilde, tenha feito parte dessa maioria. Ainda mais em Nazaré, que, por ser tão insignificante, só é mencionado no Novo Testamento, sem estar referenciado em um registro antigo.

A Bíblia sempre foi um livro polêmico entre estudiosos por suas inúmeras contradições. Estas que se referem a Jesus fortalecem as dissertações de historiadores de que o “filho de Deus” não passa de um mito construído pelos romanos. Ou seja, nunca existiu.




Discute-se se Jesus era casado com Madalena. Mas ele existiu?

Comentários

Unknown disse…
Muitas palavras mas nehuma prova biblica de que Jesus nao tinha escolaridade
Pro jayme disse…
QUEM "INVENTOU" ESSA HISTÓRIA MERECE SER ADIRADO COMO O GRANDE DEUS DO UNIVERSO, POIS ESSA HISTIHIS REINICIOU O OCIDENTE, INFLUENCIADO POR ELA QUE O OCIDENTE SEGUIU SEU RUMO POLÍTICO, ECONOMICO E CULTURAMENTE.. O OCIDENTE FOF REINVENTADO , A PARTIR DA "INVENCAO DESSA HISTÓRIA.
ATEUS CRIAM MITO SOBRE JESUS, TUDO COM O OBJETIVO DE DESCREDENCIAR A RELIGIOSIDADE E A FÉ EM UM DEUS, MAS AXAAC CONTRIBUINDO PARA REFORCAR O CONHECIMENTO DO NOME DE J E S U S .
Pro jayme disse…
UM ATEU ME DISSE CERTA VEZ QUE DEUS NÃO EXISTE; E QUE É REVOLTADO PORQUE ELE NÃO FAZ NADA PEKO MUNDO.
DECIDA-SE ATEU. VOCE TEM RAIVA DE QUEM DUSDI QUE BNÃ EXISTE. KKKK.
Pro jayme disse…
PEDRO BIAL DISSE CERTA VEZ, QUE 90% DOS JORNALISTAS SAO ATEUS. MAS ESQUECEU DE COMPLETAR QUE SAO ANTICRISTAOS TAMBEM.
É MAIS FACIL PASSAR UM CAMELO PELO FUNDO DE UMA AGULHA, DO QUE ESSES JORNALISTAS CREDENCIAR A FF CRISTÃ.
Anônimo disse…
Uma grande parte das pessoas ainda seguem em busca de um Deus que faça, estardalhaços, pirotecnia e um Cristo que venha num conversível de luxo ostentado pulseiras, anéis, correntes de ouro, assim como os Judeus. VÃO MORRER NESTA ESPERANÇA. DEUS NÃO NOS DEVE SATISFAÇÃO, NÓS É QUEM DEVEMOS PARA ELE.
Jorge Campos disse…
Esse Pro jayme é a prova viva de que milagres existem, ele consegue expelir montanhas de fezes pelos dedos ao digitar. Uau!

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.