O evangelista João, quando se refere à ameaça de apedrejamento a uma adúltera (capítulo 8, versículo 6), relata que “Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo”.
Ocorre que esse trecho da Bíblia — como tantos outros — carece de credibilidade.
Evangelho antigo
não relata Jesus
escrevendo na areia
|
O Evangelho, como é consenso entre os historiadores sérios, foi reescrito algumas vezes, e o trecho sobre a adúltera teria sido introduzido na Bíblia pela Igreja no século 2º.
O jornalista de ciência Reinaldo José Lopes recorreu a Meier para validar a tese de que Jesus histórico pode ter sido analfabeto.
Há outra passagem bíblica — Evangelho de Lucas, no capítulo 4 — segundo a qual Jesus lê em uma sinagoga de Nazaré em um rolo trecho do livro do profeta Isaías. O que não se sustenta porque, diz o jornalista, em nenhum rolo de papiro de Isaías há um texto semelhante àquele que Jesus teria lido..
Além disso, o Evangelho conta que os moradores de Nazaré ficaram furiosos com a arrogância de Jesus e o ameaçaram jogá-lo no fundo de uma colina do vilarejo. Só que Nazaré não tinha colina alguma.
Outros indícios reforçam a tese de Jesus era analfabeto.
Lopes, que é cristão, argumentou que na época de Jesus 90% das pessoas sob o domínio do Império Romano no século 1º a.C. eram analfabetas. E é muito provável que Jesus, filho de família humilde, tenha feito parte dessa maioria. Ainda mais em Nazaré, que, por ser tão insignificante, só é mencionado no Novo Testamento, sem estar referenciado em um registro antigo.
A Bíblia sempre foi um livro polêmico entre estudiosos por suas inúmeras contradições. Estas que se referem a Jesus fortalecem as dissertações de historiadores de que o “filho de Deus” não passa de um mito construído pelos romanos. Ou seja, nunca existiu.
Comentários
ATEUS CRIAM MITO SOBRE JESUS, TUDO COM O OBJETIVO DE DESCREDENCIAR A RELIGIOSIDADE E A FÉ EM UM DEUS, MAS AXAAC CONTRIBUINDO PARA REFORCAR O CONHECIMENTO DO NOME DE J E S U S .
DECIDA-SE ATEU. VOCE TEM RAIVA DE QUEM DUSDI QUE BNÃ EXISTE. KKKK.
É MAIS FACIL PASSAR UM CAMELO PELO FUNDO DE UMA AGULHA, DO QUE ESSES JORNALISTAS CREDENCIAR A FF CRISTÃ.
Postar um comentário