Pular para o conteúdo principal

Onde estava Deus quando tufão Haiyan se abateu sofre Filipinas?

Dez milhões de pessoas ficaram desabrigadas
por Anne-Cecile Juilet
para a revista francesa La Vie

Onde estava Deus nas Filipinas? Esta é a pergunta que Daniel Burke se faz. Burke é jornalista da cadeia americana CNN e também um dos cronistas do blog Belief, hospedado no sítio da cadeia. Onde ele estava quando o tufão Haiyan se abateu sobre o arquipélago, já tão duramente castigado pela pobreza e que conta agora com mais de 10 milhões de desabrigados?

Esta pergunta, que tanto crentes como não crentes se fazem, após cada grande catástrofe natural. Nesse país massivamente católico – o maior da Ásia –, quantos homens e mulheres que tiveram suas vidas devastadas não se fizeram esta pergunta? Daniel Burke tentou responder a ela, fazendo-a a representantes de diferentes confissões religiosas. Se não é para dar assertivas definitivas diante do infortúnio, mas para acompanhar a reflexão.

Para conseguir isto, Burke recorda uma pesquisa: para 58% dos norte-americanos, é o aquecimento climático, mais que uma “divindade encolerizada” (38%) que está por trás de tempestades tão violentas. “A maioria de nós interpreta esses acontecimentos não pelos estrondos de que fala o profeta Jeremias, ou pelas visões terríveis embora poéticas do Livro do Apocalipse, mas pelas verdades científicas de pressão do ar ou de placas tectônicas...”, lembra Burke.

Sam Harris
Sam Harris: "Deus
é uma ficção"
O que não impede que para os ateus, tempestades como o Haiyan são “a prova de que Deus não existe”, prossegue. “Ou Deus não pode fazer nada para evitar catástrofes desse tipo, ou ele não tem nada a fazer, ou ele não existe. Portanto, ou Deus é impotente, ou ruim, ou uma ficção”, declarou Sam Harris (foto), ativista ateu americano, após o tsunami que varreu o Japão em 2011.

Burke não decide, mas deixa a palavra a esses “líderes religiosos que sentem uma presença divina nas pegadas, especialmente porque pessoas de todo o mundo se mobilizam para ajudar”.

O rabino Harold Kushner estima que a natureza pode se revelar uma força “destruidora que respeita a igualdade de oportunidades: ela não fez nenhuma distinção entre os santos e os pecadores”. Mas Kushner vê a mão de Deus na resiliência das pessoas, cujas vidas foram destruídas, e na bondade e na generosidade dos estrangeiros, que ajudam e rezam pelos sobreviventes.

Para o jesuíta James Martin, “não existe nenhuma boa resposta” diante do sofrimento humano. “Não existe resposta mágica, mas a ideia de Deus que sofre conosco pode ser útil”, analisa ele.

Continuando sua pesquisa, Daniel Burke interroga Sayyid Syeed, líder muçulmano: “Nós acreditamos que Deus prova aqueles que ele ama, e essas tragédias servem de chamada de atenção: devemos ser gratos para com Deus quando nos cumula com suas bênçãos, e conscientes do fato de que devemos apoiar aqueles que estão em necessidade”.

Para concluir, o autor interroga um mestre budista vietnamita, cujo país de origem foi atingido pelo Haiyan. “A melhor coisa que podemos fazer pelos mortos é viver de tal maneira que eles possam se sentir sempre vivos em nós, de maneira mais atenta, profundamente e bela, aproveitando cada minuto da vida para nós e para eles”.

Olho do tufão Haiyan
Tufão não fez nenhuma distinção entre santos e pecadores 

Com tradução  de André Langer para IHU On-Line.





Católicos da Filipinas mantêm a tradição da automutilação
abril de 2011


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Santuários europeus escondem mosaicos de padre abusador. Aparecida, não. É constrangedor

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...