Dizeres da placa de autor anonimo davam a entender que museu de Los Angeles endossava o criacionismo |
A placa diz: “[Este] Laboratório da Natureza é um presente para Los Angeles celebrar todas as criaturas de Deus e permitir que [este museu] amplie nossa compreensão do mundo natural por intermédio do processo de descoberta científica.”
O museu decidiu retirar a placa após Jerry Coyne, professor de biologia, ter escrito em seu blog — “Por que a evolução é verdade” — que não tem cabimento um museu de ciências naturais permitir proselitismo religioso.
“O museu é público”, escreveu. Acrescentou que o texto entre aspas da placa sem citar o seu autor [o doador] engana os frequentadores porque passa a impressão de que o museu endossa a ideia de que existem “criaturas de Deus”.
Para Coyne, o museu aceitou expor a placa para agradar ao doador e receber mais dinheiro. Segundo ele, foi, da parte da instituição, uma “capitulação covarde à religião”.
Ao noticiar o caso, o Christian Post foi parcial. Escreveu que Coyne “é um ferrenho defensor do ateísmo”. Para Los Angeles Times, contudo, Coyne “é um proeminente professor de biologia”.
Porta-voz do museu disse a uma emissora de rádio que a placa foi removida diante de possibilidade de haver “uma confusão” de entendimento por parte do público.
Com informação do Los Angeles Times, entre outras fontes.
Tweet
Católico acusa ateísmo de ter criado conflito entre ciência e fé
outubro de 2013
Ciência versus religião
Comentários
Postar um comentário