Pular para o conteúdo principal

10 semelhanças entre marido truculento e deus cristão


por Austin Cline para About


Padres, pastores e cristãos em geral pregam que a obediência a Deus é fundamental para um bom relacionamento no casamento. Afinal, Deus é o “homem” da casa, e é a quem a família deve obediência, respeito e honra.

Temer a Deus é, assim, imprescindível para manter acesa a chama do amor no lar. Mas, deixando a pregação de lado, Deus, como ele é descrito nas escrituras cristãs, tem um comportamento semelhante ao marido truculento, que expressa seu “amor” por intermédio da intimidação e da violência. É tipo de homem presente em todas as sociedades, mas principalmente nas de países pobres e nas dos em desenvolvimentos, como o Brasil.

A convivência de um marido truculento com sua mulher é tão abusiva quanto ao relacionamento de Deus com a humanidade. Pelos seguintes pontos:

1 – O marido truculento se impõe a sua mulher por intermédio do medo. O Deus cristão age da mesma forma. O cônjuge violento é imprevisível, dado a mudança drástica de humor. Deus das escrituras também oscila entre amor e raiva ou ódio. A parceira de homem truculento evita abordar certos assuntos por temer irritá-lo. O mesmo ocorre com crente em relação a Deus, cuja ira pode despertar a qualquer momento, seguida de eventual punição.

2 – O homem truculento também usa a violência contra objetos, animais e outras coisas para incutir medo na parceira, de modo que ela não ouse desobedecê-lo. Deus tem um comportamento parecido. Por vezes é contundente ao descarregar sua ira na natureza, promovendo tempestades, terremotos, tsunami. Alem disso, Deus manda os rebeldes para o inferno e pode punir toda uma nação por causa de supostas transgressões de poucas pessoas.

3 – Para exercer mais controle sobre sua vítima, o marido truculento pode aumentar a dependência de sua mulher, monitorando suas compras e cancelando seu cartão de crédito, por exemplo. Deus também impõe seu controle à humanidade, deixando claro que é ele quem manda, escasseando, por exemplo, a chuva que garante boa colheita.

4 – O marido truculento também pode recorrer ao abuso psicológico, fazendo com que a sua mulher se sinta inútil, inadequada para enfrentar problemas, incapaz de fazer qualquer coisa certa. Deus também arrasa a autoconfiança dos crentes, que têm a sensação de que para tudo precisam da ajuda divina, e não apenas de seus próprios esforços.

5 – Sempre que possível, o homem truculento manobra a sua parceira para que acredite que merece ser castigada. Faz parte do processo da destruição de sua autoestima. Em descrições da Bíblia, os castigos divinos são apresentados como justificados, justos, e o crente deve estar consciente disso. Para o Deus cristão, todos já nascem pecadores e, por isso, precisam fazer esforço para se regenerarem. Ou terem a esperança de obter a piedade divina, alcançando a salvação.

6 – Outra coisa em comum é que o homem “machão” não confia em sua mulher, da mesma forma que Deus não confia nos crentes. A mulher não pode tomar decisões próprias, como escolher o que vestir. Frequentemente ela é mantida isolada de modo a não ter ajuda da família e de amigos. Deus também não dá liberdade ao crente de tomar suas próprias decisões, principalmente em questões morais, embora a Bíblia diga que haja o livre árbitro. Nas escrituras, Deus da o seguinte recado: “Você pode fazer o que quiser, desde que siga os meus ensinamentos, porque, caso contrário, irá para o inferno”.

7 – O homem agressor mostra que, na verdade, é ele que tem uma dependência emocional de sua vítima, embora nunca admita. Isso que explica, da parte dele, o ciúme extremo e o comportamento controlador. Deus também é descrito como dependente do culto do humano. Ele precisa de adoração, de reverência e submissão.

8 – A mulher é compelida a se sentir responsável pelos atos de violência contra ela. É comum, assim, ela dizer que a culpa é dela quando o seu companheiro tem raiva ou mesmo quando alguma coisa dá errado no relacionamento entre os dois. Da mesma forma, para o Deus cristão, como é descrito, a culpa por todos os males do mundo e dos transtornos da natureza é inteiramente da humanidade.

9 – Por que a mulher que sofre violência permanece, na maioria dos casos, vivendo com seu algoz? Por que ela simplesmente não o abandona para ter novo relacionamento com quem a respeite e a tenha como um ser humano independente? A resposta é que essa mulher está tão emocional e psicologicamente abatida que não tem força para reagir.

10 – A associação entre o marido truculento e a maioria dos deuses das religiões faz sentido porque os crentes sofrem lavagem cerebral para acharem que, sem o divino, são incapazes de realizar qualquer coisa de valor. Acreditam que sem Deus são inúteis. Eles se acham pecadores por natureza e que, por isso, vão sempre depender de Deus, que é infinitamente amoroso e que ama a todos. E se virarem as costas para Deus, serão punidos por toda a eternidade no inferno.

Esse Deus, se fosse humano, certamente já estaria trancafiado em uma prisão por seu comportamento imoral e violento. E o mesmo deveria ocorrer com todos os homens que tratam sua parceira como de saco de pancada.

Este texto foi adaptado para o português por este site.


Hitchens afirma que Jesus supera Deus em crueldade


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...