Pular para o conteúdo principal

Manual do Estado Islâmico diz como ser jihadista no Ocidente



O Estado Islâmico pôs em circulação na internet um manual em inglês fluente com instruções sobre como ser um jihadista no Ocidente. Em 70 páginas, ensina a construir bombas caseiras, obter dinheiro para financiar atentados, levar vida dupla e a se disfarçar.

Texto recomenda
 filmes Bourne como
  parte do treinamento
 
Em árabe, “jihadista” vem de “jihad”, que significa luta consigo mesmo ou contra outra pessoa, tendo Alá sempre como referência. Mais recentemente a palavra “jihadista” passou a ser usada mais com a acepção de uma guerra pela fé contra os infiéis.
O manual “Como sobreviver no Ocidente”, cujo autor é identificado no prefácio como uma pessoa que “estuda o jihad global a mais de 10 anos”, orienta os simpatizantes do Estado Islâmico a não usarem roupas de muçulmanos nem barba, a ter lentes coloridas de contatos para confundir eventuais testemunhas e não adotar nome árabe. Cita um exemplo: “Em vez de “Al” use Adam".

Há recomendação para que as mulheres usem hijab (véu) coloridos em vez de preto.

O manual designa esses simpatizantes como “convertidos brancos secretos em serviços especiais”. Rejeita a expressão “lobo solitário”.

Orienta esses convertidos ao islamismo a ter relacionamento com “pessoas decentes” que estão insatisfeitas com os seus governos, de modo a lhes oferecerem “apoio e orientação na vida”.

“Se essas pessoas se abrirem, você pode lhes falar sobre o Islã. Mas você vai passar somente a informação necessária.”

O manual contém uma pitada do glamour hollywoodiano. Sugere aos simpatizantes que assistam aos filmes da franquia Bourne, interpretado por Matt Damon, como parte da preparação do treinamento para atentados. Afirma que os jihadistas devem fazer de tudo para não serem pegos pela polícia.

Os jihadistas secretos têm de serem mestres do disfarce, diz. “Se forem mulheres, elas podem usar maquiagem que possa fazer seu rosto parecer mais gordo ou mais magro.”

Homens devem usar cavanhaque e/ou bigode falso.

A preparação física deve ser feita pela manhã com corridas em parques públicos, e não dentro de casa ou em montanhas. “Se você se exercitar na parede de seu quintal, seu vizinho pode achar que está fazendo algo suspeito e denunciá-lo à polícia. Evite ao máximo chamar a atenção para si mesmo.”

Tiro ao alvo deve ser feito com armas de brinquedo, principalmente com aqueles que mancham as “vítimas” com tinta. Para não desperta a atenção, recomenda a compra desses brinquedos por crianças.

“Praticar o game Call of Duty dá conhecimento sobre as técnicas utilizadas na guerra em diferentes terrenos.”

Incentiva a aplicação de fraudes e golpes online para levantar fundos que financiem os atentados.

“Em casos de necessidade e de sobrevivência, os muçulmanos estão autorizados a obter dinheiro de formas normalmente não permitidas [pelo Corão]."

"Se é um especialista em fraude de cartão de crédito, Paypal, Ebay, phishing, pirataria, ou se conhece segredos de uma grande empresa, você pode tirar proveito dessas habilidades."

Também prega aos simpatizantes a reivindicação de benefícios extras oficiais, a quem puder fazer isso, e dar calote nos impostos.

Diz que o acesso à internet para se informar sobre o Estado Islâmico deve ser com moderação, usando sempre o navegador TOR, que é mais seguro. Sugere como fonte de notícias o Al-Jazerra.

Encoraja os simpatizantes a tomar empréstimos que “nunca serão pagos”. Os jihadistas poderão usar esse dinheiro para fugir e se instalarem em territórios dominados pelo Estado Islâmico, embora isso não seja fácil.

Em 10 páginas, fornece instruções como montar carro-bomba e bomba caseira tendo como detonador celular. Na lista de artefatos há frascos cheios de pregos, panelas de pressão, bombas de gás e airbag em forno microonda.

Como prática, sugere a montagem de bombas em pequena escala para minimizar os efeitos de erros.

Os atentados devem ser feitos preferencialmente em datas simbólicas e em locais como sinagogas e gasodutos, diz. Eles devem ser contra os “verdadeiros inimigos”, que são aqueles que insultam o Islã ou os muçulmanos.

O manual tenta tranquilizar de forma curiosa o jihadista do Ocidente, dizendo que quem for para a ofensiva aprenderá de um jeito ou de outro como agir e provavelmente não pegará prisão de longo prazo, porque será agraciado com o martírio.

Com informações das agências.



Estado Islâmico estaria recrutando brasileiros

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs