Religiões cristãs declinaram 7,8% de 2007 a 2014 |
O instituto de pesquisa independente Pew Research Center apurou que os “nones”(como são chamados os sem religião) subiram de 16,1% da população em 2007 para 22,8% em 2014, o que representa a expansão de 6,7%. A margem de erro é de 0,6 ponto, para mais ou para menos.
Trata-se do resultado mais expressivo da pesquisa, em comparação com grupos de religiosos — os cristãos, por exemplo, tiveram no período queda de 7,8%. [Ver outros dados na tabela ao acima].
O Pew entrevistou por telefone fixo ou celular 35.071 adultos, de 4 de junho a 30 de setembro.
Ateus e agnósticos cresceram de 25% para 31% em relação ao total dos sem religião. Aqueles que se identificaram com “nada em particular” e os que não dão importância à religião em sua vida corresponderam a 39%.
Desde 2007, os adultos sem religião, também chamados de não afiliados, obtiveram o acréscimo de 19 milhões, chegando em 2014 ao total de 56 milhões. É um contingente maior do que luteranos, metodistas unidos e episcopais — todos juntos.
David Silverman, presidente da associação Ateus Americanos, afirmou que a pesquisa reflete a atenção que vem sendo dada aos ateus, impulsionando-os a “sair do armário”, e à discussão que questiona na internet as religiões.
“Agora é impossível a um ateu achar que está sozinho no mundo”, disse.
Com informação do Pew Research Center.
Tweet
Ateu encabeça lista dos maiores doadores dos Estados Unidos