Do total de brasileiros, 79% têm religião, índice acima da média global |
Esses índices estão abaixo das médias de 65 países que compuseram o universo da pesquisa. Em relação ao total desses países, 22% da população não possuem religião e 11% são ateus.
No Brasil, as pessoas que seguem uma religião representam 79% da população — 8 em cada 10 brasileiros. O percentual está acima da média de 63% apurada no total dos países pesquisados.
A Tailândia apresentou a maior taxa de religiosidade, com 94%. Logo abaixo, com 93%, estão empatados Armênia, Bangladesch, Geórgia e Marrocos.
Nessa classificação, o Brasil está em 23% lugar.
Na lista dos países menos religiosos a China está em primeiro lugar. Do total da população, 61% se declararam ateus e 29%, sem religião.
A pesquisa considerou o território chinês de Hong Kong à parte. Ali se verificou que o índice de ateus é de 34%. Em seguida vem o Japão, com 31% de descrentes.
Em Israel, 65% disseram que não são religiosos nem ateus, enquanto 30% dos entrevistados se declararam religiosos.
Nos territórios palestinos (Cisjordânia e Faixa de Gaza), 75% afirmaram ter uma religião, comparado com 18% que disseram não ter nenhuma crença.
Entre os continentes, a África e o Oriente Médio aparecem, respectivamente, com 86% e 82% da população que se diz religiosa.
No leste europeu o percentual de religiosos é de 71%, nas Américas, de 66%, e na Ásia, 62%.
Na Oceania a proporção entre os que se declaram religiosos e os que dizem não seguir religião é de 44% para 37%. Na Europa, é de 43% para 37%.
Tweet
Se fosse religião, ateísmo seria a quarta maior, afirma estudioso