Pular para o conteúdo principal

Angelina Jolie afirma que para ela não precisa existir um deus



Perguntaram à Angelina Jolie (foto) se Deus existe. Respondeu que “sim”, mas para algumas pessoas, porque, para ela, “não precisa existir um deus”.

O ateísmo assumido e suave de Jolie talvez tenha sido deflagrado ou reforçado pela influência em sua vida da obra de Ayn Rand (1905-1982)

Atriz afirma que
 decisões devem ser
tomadas pela razão
A filósofa norte-americana de origem judaico-russa ensinava que cada pessoa deve definir seus valores e tomar decisões com base na razão. Sem interferência do sobrenatural.

Em uma entrevista de 2008, Angelina contou que a sua mãe era católica, mas nunca a forçou a ir à Igreja.

Disse que a mãe nunca rezava. “Se as coisas não faziam sentido para ela, ela simplesmente não aceitava.”

A bela atriz norte-americana é a descrente famosa mais citada pela nova geração de militantes ateus. Não pelo que diz sobre a inexistência de Deus — ela fala pouco sobre o assunto —, mas pelo exemplo de vida que dá, demonstrando que para ser bom não precisa acreditar em uma divindade.

Além de atriz, ela é cineasta, roteirista e dubladora, mas encontra tempo para se dedicar a causas humanitárias. É embaixadora da Boa Vontade para o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados).

Em janeiro de 2015, ao visitar acampamentos de refugiados curdos, ela pediu aos líderes mundiais e religiosos que dessem um fim ao terror promovido pelo Estado Islâmico na Síria e Iraque.

Escreveu um artigo para o The New York Times sobre a visita.

“Por muitos anos visitei acampamentos, e todas as vezes, eu me sento em uma barraca para ouvir histórias. Eu tento fazer o meu melhor para dar apoio. Para dizer algo que vai mostrar solidariedade e dar algum tipo de orientação. Nesta viagem eu fiquei sem palavras”, disse.

“O quê dizer a uma mãe com lágrimas correndo pela face, que diz que a sua filha está nas mãos do Estado Islâmico, e diz que desejaria estar lá também? Mesmo que tivesse que ser torturada e estuprada, ela diz, seria melhor do que não estar com sua filha”.

Casada com o ator Brad Pitt, Jolie tem seis filhos — três biológicos e três adotivos. É mãe dedicada.

Angelina nasceu em Los Angeles (Califórnia) no dia 4 de julho de 1975. É filha dos atores Jon Voight e Marcheline Bertrand.

Ela atuou em mais de 40 filmes, muitos deles comerciais, sem nenhum engajamento ideológico ou político.

Começou a chamar a atenção como atriz ao interpretar a heroína de videogame Lara Croft em Lara Croft: Tomb Raid (2001).

Em sua filmografia se destacam, também, The Cradle of Life (2003), Mr. & Mrs. Smith (2005), ), A Mighty Heart (2007) e Changeling (2008), Wanted (2008), Salt (2010) e The Tourist (2010).

Estreou na direção com In the Land of Blood and Honey (2011), um filme sobre guerra.

Ganhou vários prêmios, incluindo dois Oscars.

Ela causou polêmica ao anunciar em maio de 2013 que tinha se submetido a uma mastectomia preventiva de câncer de mama e em março de 2015 informou ter retirado os ovários e as trompas.

As intervenções foram recomendadas por médicos por causa do risco de ela ter a doença em decorrência de forte herança genética. A mãe de Angelina, uma avó e uma tia morreram em consequência de câncer.

Na referida entrevista de 2008, Angelina contou que em um Natal ganhou de Brad Pitt (também ateu) um livro sobre todas as religiões.

“É essa a maneira que planejamos criar nossos filhos", disse. Ensiná-los sobre todas as religiões. Eles podem escolher uma ou estudar todas.”

Com informação das agências, Wikipédia e outras fontes e foto de divulgação.



Brad Pitt diz que sua infância foi sufocada pela religião da família

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Conar cede a religiosos e veta Jesus de anúncio da Red Bull

Mostrar Jesus andando no rio é uma 'ofensa ' O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) se curvou diante da censura religiosa e suspendeu o anúncio da Red Bull que apresenta uma versão bem humorada de um dos milagres de Jesus. Ao analisar cerca de 200 reclamações, o órgão concluiu que o anúncio “desrespeita um objeto da fé religiosa”. O “desrespeito” foi Jesus ter dito que, na verdade, ele não andou sobre as águas, mas sobre as pedras que estavam no rio. Religiosos creem em milagres, mas impor essa crença a um anúncio é atentar contra a liberdade de expressão de uma sociedade constituída pela diversidade cultural e religiosa. O pior é que, pela decisão do Conar, a censura se estende aos futuros anúncios da Red Bull, os quais não poderão “seguir a mesma linha criativa”. Ou seja, a censura religiosa adotada pelo Conar “matou”, nesse caso, a criatividade antes mesmo de sua concepção — medida típica de regimes teocráticos. "Jesus...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no