Pular para o conteúdo principal

'Luz divina' que fez Paulo virar cristão era meteoro, diz estudo


O que Paulo viu
 foi a explosão
de um meteoro

Há mais de 2.000 anos, em uma estrada na Síria a caminho de Damasco, Saulo viu uma luz que ele julgou divina que o deixou cego por algum tempo. Após o brilho mais intenso da luz, de acordo com o relato do romano, Jesus, das alturas, o questionou: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” (Atos 9:4).

E Saulo se “entregou a Jesus”, como se diz hoje dia, tornando-se o apóstolo Paulo — o mais eficiente pregador do cristianismo. Sem ele, a nova crença, uma entre tantas outras, seria apenas uma seita de curta duração.


Na explicação do astrônomo William Hartmann, fundador do Instituto de Ciência Planetária de Tucson, Arizona (EUA), o que provavelmente Paulo viu não foi uma luz divina, mas um meteoro que explodiu a poucos metros da superfície da Terra, dando origem a um clarão.

Em estudo que publicou na revista Meteoritics & Planetary Science, Hartmann argumentou que a bola de fogo vista no dia 15 de fevereiro em 2013 caindo sobre Chelyabinsk, na Rússia, foi semelhante à “luz divina” que ofuscou o romano (ver vídeo abaixo).

A Academia de Ciência da Rússia informou que o meteoro de 10 toneladas entrou na atmosfera a 54.000 km por hora, explodindo entre 30 a 50 k do solo. O brilho da explosão foi registrado por várias câmeras. Várias pessoas ficaram feridas, mas não houve nenhuma vítima fatal.

Hartmann, com base em três relatos em Atos, estimou que a “luz divina” observada por Paulo caiu em 35 D.C.

O que está em Atos — argumentou o astrônomo — pode ser entendido com a descrição da sequência da queda e explosão de um meteoro.

Na história recente, a queda de outros meteoros serve para dar uma ideia do que Paulo deve ter presenciado.

No dia 30 de junho de 1908, em Tunguska, também na Rússia, já tinha ocorrido uma explosão de um meteoro com testemunhas oculares, havendo como consequência abalos sísmicos e a inclinação para o chão de milhares de árvores, como se tivessem sido "deixadas" por uma força.

Do ponto de vista científico, a vantagem do meteoro de 2013, em relação ao de 1908, é que ele foi mais bem documentado, com filmagens a partir de diferentes pontos e com mais testemunhas.

A pessoa que estava em Chelyabinsk, na rua, poderá dizer que viu no céu uma luz mais brilhante que o sol que parecia resplandecer em torno dela. Pois foi mais ou menos assim que Paulo relatou a sua experiência.

O romano disse que, após um brilho mais intenso, ele e seus companheiros foram jogados no chão.

Na explicação de Hartmann, Paulo e seus amigos provavelmente foram derrubados por uma onda de choque causada pela explosão do meteoro.

Onda de choque que, no caso de Tunguska, colocou árvores “deitadas” no chão.

Em Chelyabinsk, a onda derrubou dezenas de pessoas e danificou o vidro de milhares de janelas.

Não há registro de moradores de Chelyabinsk ou de Tunguska que tenham ouvido a voz de Jesus após a explosão, diferentemente, portanto, do que teria ocorrido com Paulo.

Uma possível explicação é que, entre os russos daquelas localidades, não havia nenhum anticristão obcecado, como Paulo, cujo fanatismo sofreu uma inversão de polaridade por causa do impacto psicológico da luz intensa.

A Bíblia diz que Paulo só recuperou sua visão dias depois, quando escamas caíram de seus olhos.


Para Hartmann, Paulo estava provavelmente com photokeratitis, que é uma cegueira temporária causada por uma intensa radiação ultravioleta.

“É basicamente uma pouco de queimadura na córnea”, disse. “Uma vez que começa a cicatrizar, ela solta escamas.”

Assim, de acordo com Hartmann, o episódio da cegueira relatado pela Bíblia pode ser entendido de forma literal.

O astrônomo argumentou que, como naquela época não se sabia da existência dos raios ultravioletas e, portanto, de suas consequências no organismo humano, não houve uma associação causa-efeito em relação à descamação nas córneas de Paulo.

Hartmann disse que objetivo do seu estudo não é desacreditar o cristianismo, mas buscar a verdade com o uso do método científico.

Afirmou que, se uma religião se tornou grande por causa de um mal-entendido, de uma explosão de um meteoro que foi tomada como uma luz divina, isso tem de ser pesquisado e divulgado.

Explosão de meteoro em 2013 em




Apóstolo Paulo é o inventor do Cristianismo

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...