Pell fez referência à encíclica do meio ambiente |
Ao comentar a decisão do papa Francisco de colocar a mudança climática no topo da agenda católica, Pell falou que a “Igreja não tem a autorização do Senhor para se pronunciar sobre questões científicas”.
A entrevista foi concedida um mês depois de o Francisco lançar a encíclica do clima e do meio ambiente.
Para Pell, a encíclica possui “muitos elementos interessantes”, mas reforçou que a ciência não faz parte do campo de atuação da Igreja. Até porque, acrescentou, “nós acreditamos na autonomia da ciência”.
O arcebispo não acredita que os homens sejam os principais responsáveis pela mudança do clima.
Porta-vozes da Igreja de Sydney disseram que o constrangimento que teria sido causado pela entrevista de Pell é invenção ou má-interpretação da imprensa, porque a própria encíclica deixou claro que não pretende interferir na discussão científica, mas apenas divulgar a gravidade do clima.
De qualquer forma, é curiosa essa guinada da Igreja Católica, deixando se preocupar aparentemente menos com a “outra vida”, no céu, e mais com a vida daqui, da Terra.
Talvez esta tenha sido a sacada de Francisco: para garantir a sobrevivência da Igreja, impedir a fuga de fiéis principalmente nos países desenvolvidos, ele estaria transformando a milenar instituição em uma ong de proteção à natureza. O tempo dirá.
Tweet
1 bilhão de muçulmanos ignoram a evolução, diz estudo
Comentários
Postar um comentário