Astrofísico diz que a equação de Einstein funciona |
A equação de Einstein da equivalência massa-energia, E=mc², é uma verdade objetiva, tem de ser ensinada a todos porque funciona, mas a religião é uma verdade pessoal e ninguém deve forçá-la a outras pessoas. Essa é uma premissa para se combater o terrorismo religioso.
A afirmação é do astrofísico e divulgador de ciência Neil deGrasse Tyson (foto).
“Se Jesus é seu salvador, bem, isso é sua verdade pessoal”, disse.
“Para algumas pessoas, Maomé é o último profeta enviado por Deus para a Terra. Essa é a verdade pessoal delas. Outros indivíduos são Wiccas e eles têm crenças diferentes dessas duas.”
O astrofísico disse que em uma sociedade livre as pessoas devem acreditar na verdade, na sua, que as faça felizes, mas elas não podem fazer com que a sua verdade seja válida para todos.
“O que ocorre no mundo é que há guerras e conflitos porque as pessoas têm verdades pessoais que elas não distinguem das verdades objetivas”, disse.
É por isso que, segundo ele, em pleno século 21, o que motiva o terrorismo é uma disputa de crença.
Tyson disse que o problema do terrorismo religioso pode ser resolvido de maneira simples: ensinando às pessoas a diferença entre a verdade religiosa de cada um e a verdade objetiva, que se aplica a todos e está prevista nas leis.
Mas o astrofísico tem dúvida: “Não sei se isso resolve tudo”.
Não há ligação entre ciência e religião, afirma Neil Tyson
DeGrasse narra apresentação de ficção sobre imortalidade
Sai primeiro trailer da segunda temporada de 'Cosmos' de Tyson
A responsabilidade dos comentários é de seus autores.
Comentários
Postar um comentário