Pular para o conteúdo principal

Afirmar que 'Se Deus não existe, tudo é permitido' é grande tolice

Há leis humanas que punem comportamentos criminosos, portanto não dependendo da suposta moralidade pregada por religiosos

WALTER FILHO
promotor de Justiça

Sempre escuto em debates o seguinte: “Se Deus não existe, tudo é permitido”. Com essa expressão, os intolerantes religiosos justificam a obrigatoriedade da crença em um ser superior, ou seja, é preciso acreditar em um deus para se conduzir na trilha do bem. 

Não é bem assim que as coisas funcionam. Existem leis humanas que vedam determinados comportamentos com punição para quem violar as regras — crimes são tipificados.

Os costumes, as tradições, o bom senso, a piedade natural e tantos outros apegos nos impedem da prática de atos contrários ao bem-estar coletivo. Na contramão desses atributos, os radicais religiosos praticam atos sanguinários como imposição da fé propagada pelo grupo.

Se você não pensa igual a eles, é visto como inimigo – a liberdade de escolha é algo satânico e o liberto deve morrer. Na verdade, os depravados tentam esconder seus verdadeiros e inconfessáveis deleites sob o manto das ações criminosas.

Líderes religiosos
fazem previsões
alarmistas para
um mundo sem Deus

Ao olharmos para países de maioria ateísta, percebemos a tolice da frase inicial. Temos como exemplo Noruega e Dinamarca, onde as taxas de crimes são insignificantes, além de serem nações altamente desenvolvidas e destacadas no relatório da ONU que aponta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) pelo mundo. 

Os serviços de saneamento ambiental atendem todas as residências da Dinamarca — 80% de seus habitantes são ateus. Dois anos atrás, a Noruega estava no topo do ranking como nação mais desenvolvida do planeta, tendo 72% de ateístas.

Os religiosos intransigentes querem punição para estes povos e para quem não acreditar em Deus. São criaturas que instauram em suas consciências a monarquia absoluta. A paixão avassaladora gera nestes indivíduos o fanatismo, um pesadelo que atormenta todos nós.

Podemos não amar as pessoas, mas somos obrigados a respeitá-las; assim, teríamos um mundo melhor para vivermos. Enquanto a humanidade não tiver uma visão sarada da divindade, o mundo vai continuar chorando os morticínios — é o perigo da vitória dos doentes.

> Esse texto foi publicado originalmente no "O Povo Online".

Ateísmo é a liberdade de se opor às ideias mais sagradas

Ateísmo é a evolução lógica da religião, diz Richard Dawkins

Comentários

Esta "afirmação" é oriunda do livro Os Irmãos Karamazov de Dostoyevski que era Esquizofrênico e Russo. É odiado pela maioria dos Ateus.
Paulo Lopes disse…
Odiado pela maioria dos ateus? Discordo. Dostoiévski é um dos maiores escritores da literatura mundial. Quem disse a frase foi um personagem do escritor, e não Dostoiévski. Isso pode fazer grande diferença.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...