A Amazon lançou em português o e-book de David Fitzgerald que agrega evidências e contradições bíblicas para concluir que Jesus Cristo nunca existiu.
O historiador americano e militante ateu mostra em “Nailed: Dez Mitos Cristãos que Mostram que Jesus Nunca Sequer Existiu” que o filho do deus cristão é um personagem de ficção que foi elaborado a partir de mitologias pagãs.
O “Nailed” foi mantido em português porque em inglês tem duplo sentido: “pregado [com prego]” e “resolvido [enigma]”.
Em inglês, o livro foi lançado em 2010. A tradução para o português foi feita por um admirador do trabalho do historiador.
Para Fitzgerald, uma das evidências de que Jesus foi inventado é o fato de não haver nenhum registro dele por parte de seus supostos contemporâneos.
Ninguém ouviu falar de Jesus fora de seu culto por quase 100 anos após a sua morte, diz o historiador.
O que é um contrassenso, considerando os feitos extraordinários de Jesus, afirma Fitzgerald, acrescentado que há registros históricos de outros líderes judaicos não tão espetaculares.
Ele observa que, de acordo com o filósofo cristão Albert Schweitzer (1875-1965), nos evangelhos Jesus tem várias personalidades, uma inconsistente com outra.
Jesus de Marcos é um humano humilde e sofredor. O de Mateus foi melhorado, com a correção de algumas distorções de personalidade. O de Lucas é um mestre zen e o de João, um super-homem egoísta.
Para Fitzgerald, o cristianismo, em seu começo, era apenas uma das muitas seitas que surgiram em uma época em que tradições e deus antigos foram retomados com nova roupagem.
Envio de correção.
Jesus foi criado sob inspiração de rituais pagãos, diz autor
Comentários
Postar um comentário