Cristãos estão acusando o artista visual Antônio Obá, 33, de ter vilipendiado uma imagem de Nossa Senhora, a padroeira do Brasil.
Esses cristãos (leia-se católicos e evangélicos ultraconservadores) têm reproduzido no Youtube um vídeo no qual o artista, nu, rala uma imagem de gesso de Nossa Senhora.
Obá termina a performance se cobrindo com o pó branco da imagem (o que o vídeo não mostra).
Embora Obá faça essa performance desde 2005, só agora os milicianos a descobriram na internet, pedindo providências das autoridades e até prisão do artista.
O que Obá faz é uma crítica à religião (e daí? Qual é o problema? Não pode?), mas, também, uma exaltação.
Em uma entrevista, ele disse que, na perfomance, se cobre com o pó do gesso em um ato que diviniza o corpo, ao mesmo tempo em que faz uma referência a rituais do candomblé de “fazer a cabeça, fazer o santo”.
Em seus trabalhos, Obá tem outras críticas à religião católica, e um deles, o de hóstias com palavrões, fez parte da exposição em Porto Alegre Qeermuseu, que o Santander teve de suspender por causa da pressão dos milicianos de plantão.
O curioso é que a performance do pó da santa tem indignado até milicianos evangélicos, embora, em tese, não venerem imagens.
Com informação de Católicos Escolhidos por Deus e de outras fontes.
Juiz recusa acusação de Feliciano contra Porta dos Fundos
A responsabilidade dos comentários é de seus autores.
Comentários
Postar um comentário