Igrejas vazias com cofres cheios |
Embora esteja perdendo fiéis —2,2 milhões desde 2000 —, só em 2017 a Igreja arrecadou 6 bilhões de euros, aumentando sua fortuna.
As informações são do jornal alemão Handelsblatt, que investigou as contas da igreja.
As contas não têm transparência, mas, mesmo assim, o jornal descobriu que a Igreja não tem destinado recursos suficientes para seus hospitais.
Parte da fortuna da Igreja vem de imposto cobrado dos católicos, que são um terço da população de 82 milhões de pessoas.
Instituído em 1919, o imposto é anual e varia de 8 a 9% sobre a renda, de acordo com a região do país.
A Igreja também se beneficia de imunidade tributária e subsídios estatais.
Quem se desligar da Igreja perde o direto a serviços como batismo e cerimônia de casamento.
O jornal diz estar havendo desperdício de recursos.
Citou o gasto de 2013 de 43 milhões de dólares do bispo Franz-Peter Tebartz-van Elst, da arquidiocese de Trier [mapa], na restauração sua moradia, que passou a ter, por exemplo, uma banheira de 15 mil dólares.
Elst foi mandado para Vaticano, mas, na Alemanha, os bispos continuam nadando em dinheiro, enquanto o papa Francisco pede empenho de todos para acabar com a fome.
Com informação do Handelsblatt.
Com informação do Handelsblatt.
Vaticano gastou R$ 58 mi em complexo que abriga sauna gay
Comentários
Outro escândalo no banco foi a prisão do monsenhor Nunzio Scarano, ex-chefe de contabilidade do IOR que integrava a APSA, um organismo do IOR que gerencia o patrimônio da Santa Sé. É acusado de corrupção, calúnia e fraude pela polícia financeira italiana. [...] (Fonte: Carta Maior - Vaticano ocupa 8º lugar global em lavagem de dinheiro. Acessado em 2015: http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Internacional/Vaticano-ocupa-8%BA-lugar-global-em-lavagem-de-dinheiro/6/28368
http://tribodejacob.blogspot.com.br/2012/02/fortuna-do-opus-dei-agora-o-texto.html
Postar um comentário