Pular para o conteúdo principal

Papa extingue o Inferno em reação ao avanço neopentecostal, diz sociólogo


Inferno prejudica a
Igreja Católica no
mercado das religiões

Ao afirmar que “não há inferno”, o papa Francisco cria um revisionismo cujo propósito é trazer a Igreja Católica para a contemporaneidade, de modo a deter a perda de fiéis, reagindo, principalmente na América Latina, ao avanço dos neopentecostais.

O raciocínio é do sociólogo Demétrio Magnoli, que, em um artigo, considerou como verdade a frase “o inferno não existe” que Francisco teria dito em conversa com jornalista ateu italiano Eugenio Scalfari.

O Vaticano negou que Francisco tenha falado a frase, mas o jornalista não se desmentiu.

Magnoli argumenta que a Igreja Católica, pelo seu passado de grande importância ao diabo, tem grande resistência interna aos universalistas que recorrem a trechos do Novo Testamento para reduzir o inferno a um purgatório que “abriria o portal do Céu mesmo aos piores e mais descrentes pecadores”.

Desse modo, Deus se mostraria que é mesmo perfeito, porque toda a sua obra se salvaria, de acordo com o revisionismo dos universalistas.


O Catequismo da Igreja Católica publicado em 1992 diz que, “imediatamente após a morte, as almas dos mortos em pecado mortal descem ao inferno”, onde são submetidas a sofrimentos descritos como corporais.

Com isso, diz Magnoli, a Igreja Católica criou duas armadilhas para si mesma.

“De um lado, a queda de todos os pecadores capitais ao inferno implica uma derrota da obra divina — e portanto, de Deus. De outro, a ideia da punição corporal eterna converte o Deus misericordioso num torturador sádico.”

Se de fato o papa Francisco está imbuído de um revisionismo, não vai ser fácil levá-lo adiante, porque, observa Magnoli, “a iconografia cristã do inferno não abre frestas à exegese”.

“[Há] adúlteras penduradas pelo cabelo sobre lama fervente, assassinos lançados em covas repletas de répteis venenosos, idólatras arremessados do alto de penhascos, caluniadores mastigando as próprias línguas, infiéis assados no fogo perene.”

O fato é que a Igreja Católica se encontra em um momento crucial. Ou ela se reinvente ou se tornará em uma seita.

Para Magnoli, Francisco já estaria tentando promover essa reinvenção.

“As correntes neopentecostais avançam sobre o rebanho católico prometendo a salvação, a felicidade e a prosperidade no mundo terreno. O Deus que não pune serve como réplica à pregação neopentecostal “pare de sofrer”. Francisco, o crente, fala por meio de Scalfari, o descrente.”

Com informação de "O Globo".


Sim, papa Francisco, o Inferno não existe. E o Paraíso também não

Onze curiosidades sobre o mais cruel inferno, o muçulmano




A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Anônimo disse…
Seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso.
Anônimo disse…
Para ser salvo basta crer no Senhor Jesus Cristo como Senhor e Salvador e arrepender-se dos pecados. Apenas isso. Não é participando do mercado de religiões ou frequentando a igreja A ou B que você será salvo.
Unknown disse…
Isso é uma tremenda bobagem, ninguém ta abandonando a igreja católica por causa disso, estão abandonando porque os pentecostais estão alinhados com a doutrina capitalista das bençãos financeiras, á lógica pentecostal é totalmente alinhada ao individualismo, á crença no trabalho como forma de ascensão espiritual e material, fora á ajuda de organizações como a CIA que vem á décadas ajudando na implantação dessas religiões em países de interesse economico.
Naves disse…
O assunto é tão profundo que é muita ousadia discuti--lo, sem estudo criterioso dos fatos, ao longo de milênios.
Naves disse…
Este é um assunto, muito polêmico e profundo, para ser discutido tão simplesmente. São milênios de história.
Este é um assunto importante, e deve ser discutido aqui, sim. Nem o Papa Francisco afirmou que o inferno não existe, pois se o fizesse estaria assumindo ostensivamente uma atitude herética, do ponto de vista da própria religião da qual ele, Papa, é a máxima autoridade. O que a Igreja Católica sempre ensinou, e vai continuar ensinando pelos séculos afora, é que o inferno existe, e se algum fiel católico, ou não-católico, morre em estado de pecado mortal (qualquer pecado contra os dez mandamentos), vai diretamente para o inferno, onde sofrerá torturas terríveis por toda a eternidade. È isto aí. E quem quiser negá-lo, ou o faz por desconhecimento do ensino da Igreja sobre tão delicado tema, ou por estar sorrateiramente escamoteando o ensino da Igreja ao longo dos séculos. Bom proveito aos leitores, e meditem bem sobre as crenças que herdaram do berço materno, pois não se pode esconder o sol com uma peneira. Fortaleza, CE, em 05.05. 2021. Francimar de Oliveira.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...