Tribunal cassou o mandato de dois deputados federais evangélicos de Minas Gerais |
[notícia]
O Tribunal Superior Eleitoral cassou, nesta terça-feira (21 de agosto de 2018), o mandato do deputado federal Franklin (PP-MG) e do deputado estadual Márcio José Oliveira (PR-MG), conhecido como missionário Márcio Santiago.
Por maioria de votos, o TSE considerou grave a conduta dos então candidatos de se reunirem em uma igreja para pedir voto na véspera do pleito de 2014.
Ambos tentavam anular a cassação dos mandatos por abuso de poder econômico, religioso e de uso indevido de meios de comunicação nas eleições daquele ano.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais havia cassado os mandatos e declarado os políticos inelegíveis por oito anos por terem participado de evento da Igreja Mundial do Poder de Deus, no sábado antes das eleições.
A corte aplicou as sanções por julgar que o encontro religioso se transformou em ato político, com pedido explícito de votos em favor dos dois, o que é vedado pela legislação.
No fim de maio, um pedido de vista do ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto suspendeu o julgamento do recurso dos deputados.
Relatora da matéria, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, negou o pedido da defesa antes do pedido de vista.
Rosa afirmou que, durante o encontro, o líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, fez pedido explícito de votos em favor dos dois candidatos — Márcio Oliveira é sobrinho do religioso.
A presidente ainda exibiu vídeo em que o chamado apóstolo Valdemiro pede votos.
A ministra destacou que está “perfeitamente delineado” o abuso de poder econômico no episódio, sem que se precise debater, no caso específico, o abuso religioso.
Com informações do TSE.
Leia trecho de livro-reportagem sobre o projeto de poder dos evangélicos
Neopentecostais querem o poder do Brasil, alerta Gondim
Projeto da Universal é tomar o poder em 'interesse de Deus’
Fanatismo evangélico ameaça a democracia no Brasil, diz reverendo
A responsabilidade dos comentários é de seus autores.
Comentários
Postar um comentário