Pular para o conteúdo principal

Dá para crer que há ateus que votam no candidato do fundamentalismo religioso?

[opinião]

por Paulo Lopes

Ao ler que 26% dos ateus manifestaram intenção de votar em um candidato que se alinha ao fundamentalismo religioso, o Jair Bolsonaro, eu só não digo que agora acredito em tudo porque sou um cético por princípio e não acredito quase em nada.

Ateus seduzidos
 pelo canto
 fundamentalista
 cristão

Eu poderia argumentar que esses ateus consultados pelo Datafolha não são “verdadeiros ateus”, assim como evangélicos afirmam que pastores pedófilos não são “evangélicos verdadeiros”. Até porque, poderia acrescentar, não sei dos critérios do instituto para considerar quem é ateu.

Nos Estados Unidos, saiu uma pesquisa dizendo que há ateus que acreditam em entes sobrenaturais, e eu admito humildemente não ter alcance intelectual para entender isso, a não ser haver algo de errado no levantamento do perfil das pessoas.

No Brasil, além do mais, o panorama político está tão confuso que quem diz ter certeza de alguma coisa é porque está mal informado.


No caso de ateus que pretendem votar em Bolsonaro — vou fazer uma suposição, e não conclusão —, a explicação talvez seja de que esses eleitores se sensibilizam com o discurso do candidato quando ele promete mais segurança, quando diz que vai prender e arrebentar, quando alude aos tempos da ditadura militar. No Brasil é assim: tem gente que sente saudades de tempos terríveis os quais não viveu.

Eu não acho que ateus devam votar só em ateus, até porque só há candidatos crentes.

Mas admito que saber que um expressivo percentual de ateus pretende votar em candidato apoiado por fundamentalistas evangélicos reforça o meu ceticismo e desencanto em relação às pessoas, das quais eu gostaria que apresentassem um mínimo de coerência.

Com informação do Datafolha. A ilustração reproduz uma colagem de Sidney Peterson.


Aviso por e-mail de novo post

Adélio é insano por que deu facada em Bolsonaro em nome de Deus? Não

Adélio é insano por que deu facada em Bolsonaro em nome de Deus? Não

Fundamentalismo político e o religioso atolaram a sociedade no radicalismo




Jair Bolsonaro afirma a evangélicos que está em missão divina

A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Unknown disse…
Paulo, vou dar "meu testemunho" por que acho que vale a pena escrevê-lo como resposta ao seu artigo. Não em nome de todos os ateus, mas pelo menos uma visão minha sobre este assunto. Espero que entenda ser uma resposta respeitosa, por que curto seu trabalho, assim como estou aberto a discutir esse assunto com você, caso queira e tenha tempo disponível. Estou escrevendo como leigo, pois meu conhecimento se limita ao poucos assuntos da área política que eu me atrevi a correr atrás.

Bolsonaro será minha segunda opção. E sim, sou ateu de não acreditar em nada além do caos, da aleatoriedade absoluta, do acaso.

Dentre as opções disponíveis, votarei no que acredito ser menos pior no primeiro turno (João Amoêdo), mas é provável que no segundo turno vote no Bolsonaro, já que o Amoêdo parece ter poucas chances pro segundo turno (se tiver lá, manterei meu voto nele).

A esquerda tomou conta do Brasil por quase 30 anos (os últimos sendo "controlado" pelo PT) e trazendo junto o ideal do comunismo transvestido da solução mágica do mal que eles mesmo alimentaram (não digo criaram, pois é tão antigo que sabe se lá quando surgiu ou quem criou). Diziam que um Estado deveria fazer tudo por todos, ampliavam ele e no final, o Estado não fazia nada de eficiente. Custa cada vez mais caro, e nos entregam cada vez menos. Em TODAS as áreas que ele atua.

Não concordo com tudo que o Jair Bolsonaro diz, seria doentio concordar com qualquer pessoa em sua totalidade (daí temos os Bolsomínions e as ovelhas do Lulismo). Apoio boa parte das ideias dele, mas infelizmente há algumas vitais que eu discordo plenamente.

Quanto alguns aspectos do seu artigo:

1. Assume que a tal "Ditadura Militar" foi ruim para todo mundo, e ignora a "Ditadura Comunista" que estavam tentando levantar - hoje os próprios participantes assumem abertamente isso. Houve vítimas? Muitas. Acabaram com direitos básicos? Com certeza. Mas hoje em dia acontece tudo isso de uma forma mascarada;
2. Assume que o Bolsonaro irá aplicar uma Ditadura Militar, mas ignora a Ditadura Comunista Venezuelana, de partidos de esquerda apoiadas pelo nosso governo e integrantes da esquerda brasileira, cujo não são militaristas "à lá Bolsonaro" (mas usam da força militar de qualquer forma);
3. Assume que para ser ateu não se pode ter um candidato cristão (mas concorda que temos poucas opções que fogem desta regra), pois assim deixariam de ser "verdadeiramente ateus". O que leva a crer que em sua visão para ser "verdadeiramente ateu" não se pode ter um cristão como uma referência de pessoa do que quer que seja, ignorando que um ateu verdadeiro se apoia em ideias, e não em pessoas;

Tenho que concordar, entretanto, que o Bolsonaro teve muitas e muitas falas ruins/péssimas durante seus discursos (e não estou dizendo que "não é bem assim"). Quando tratou de dizer que o Brasil é um país cristão e que ateus são minorias, e que a maioria é quem manda, foi uma frase infeliz.

Por fim, sou uma pessoa que não consigo me considerar de esquerda e nem de direita (sou a favor do porte de armas, e da legalização das drogas por motivos de saúde e economia). Ao escolher Amoêdo ou Bolsonaro como opção, tenho que deixar a questão das drogas de lado (respectivamente, um avaliará a possiblidade -será?- e o outro a restringe totalmente), por acreditar que nossa segurança é mais importante no momento.

Não podemos ter tudo, infelizmente.
Unknown disse…
Isso de que todos os outros candidatos sao ladroes e pura desculpa. Vcs ateus q votam nesse canalha estao sendo coniventes com a ideologia de familia crista, intolerancia e varias outras babozeras q ele traz em seu projeto que nada visam a melhoria do pais e estado laico. Realmente e decepcionante ateus tao mal informados e desintelectualizados.
Falácia do Espantalho, David Rodrigues. Bolsonaro não é apenas "candidato cristão", e sim candidato cristão fundamentalista! É uma enorme diferença. Então, é sim, uma tremenda incoerência ateus votarem em Bolsonaro: https://youtu.be/QO4o9NT5f1k
Contra Jihad disse…
Enquanto houver feminista defendendo islã, sempre haverá ateu votando em Bolsonaro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético