Pular para o conteúdo principal

Acusado de abusos, João de Deus é queridinho de celebridades

O escândalo com o médium mais midiático do País, João Teixeira de Faria, o João de Deus, não pegou os círculos religiosos de surpresa. Desde quando começou a ganhar fama entre as celebridades brasileiras, o médium já esteve envolvido em diversos casos controvertidos.

De acordo com o que publicou a revista Época, o médium já foi acusado, no passado, por atentado ao pudor, por contrabando de minério e até por assassinato. Em nenhum dos casos foi julgado culpado. Em nota, João de Deus rechaçou "veementemente" as acusações veiculadas no programa Conversa com Bial, no dia 7 de dezembro.

Atualmente, João de Deus está envolvido em três processos no Tribunal de Justiça de Goiás.

Na mesma onda de movimentos de denúncias contra abusadores sexuais, como o #MeToo e o #NãoéNão, a reportagem de Conversa com Bial traz à luz casos que envolvem João Deus e já anos estão na sombra.

No #MeToo, 500 mil mulheres expuseram o tamanho do abuso e do assédio no mundo. No Brasil, o caso de João de Deus evoca Roger Abdelmassih

O médico e o médium


As comparações entre Roger Abdelmassih e João Teixeira de Faria são inevitáveis.

Ambos atendiam pessoas em casos desesperados. Os que procuravam Abdelmassih queriam gerar vidas, os que iam a João de Deus procuram salvar a própria.

Ambos atendiam incontáveis casos de pacientes por dia. Abdelmassih nem sempre revelava seus números por razões junto ao Fisco, João de Deus sempre infla os números para atrair mais clientela.

A exemplo do que ocorreu com o paulista Roger Abdelmassih, após feita uma denúncia começaram a chover outras. Desde o início de 2009, diversas fontes da imprensa brasileira, inclusive este blog, noticiavam acusações de que o médico geneticista abusava sexualmente de diversas de suas clientes. Acusado de 52 estupros, Abdelmassih foi condenado a 23 de novembro de 2010, a 278 anos de prisão por 37 deles, por Kenarik Boujikian Felippe, juíza da 16ª Vara Criminal de São Paulo.

Consultamos o Tribunal de Justiça de Goiás. Há três casos que envolvem o médim. (foto acima)


Tanto Adelmassih quanto João Teixeira de Faria atendem em suas clínicas particulares. O primeiro o fazia numa chiquérrima clínica no bairro dos Jardins, em São Paulo. O médium atende na Casa Dom Inácio de Loyola, fundada por ele, localizada na pequena cidade de Abadiânia, que fica a cerca de 90 km de Goiânia.

Ambos já tinham fumaças de mau atendimento. Mas as vítimas sempre recearam a denúncia porque ambos têm “costas quentes” -- como apontou uma ex-funcionária da Casa Dom Inácio de Loyola que procurou a TV Anhanguera no sábado, 8 de dezembro.

As semelhanças param aí. Roger Abdelmassih médico efetivamente formado em medicina pela Unicamp, com registro no CRM e diversas especializações. João Teixeira de Faria estudou só até a segunda série do nível fundamental (que hoje equivaleria ao primeiro ano).

Roger Abdelmassih tinha dois filhos adotivos do primeiro casamento (médicos como ele) e um par de gêmeos, ainda menores, do segundo. João Teixeira Faria tem 11 filhos – cada qual com uma mulher diferente.

As celebridades batem à porta

Abelmassih e Teixeira de Faria também têm em comum serem queridinhos de políticos e celebridades.

Roger Abdelmassih ficou mundialmente famoso quando anunciou o nascimento dos gêmeos de Pelé com sua então mulher, Assíria, em 1996. Ele teve como clientes, o ex-presidente Fernando Collor, o humorista Tom Cavalcanti, o senador Renan Calheiros, a cantora Gretchen e o apresentador Gugu Liberato, que também teve filhas gêmeas.

João Teixeira Faria de Deus tornou-se conhecido quando Oprah Winfrey fez um programa de na TV Own (dela mesma), catapultando João de Deus aos altares das mediunidades internacionais

A seguir, você pode conferir a lista de celebridades (e outras nem tanto) atendidas por João de Deus na Casa Dom Inácio de Loyola em Abadiânia.

Os famosos que buscaram João de Deus

‘Pacientes’

  • Oprah Winfrey, apresentadora e jornalista norte-americana
  • Ram Dass, guru da contracultura, cujo nome verdadeiro é Richard Alpert, o primeiro estrangeiros que antes de Oprah exaltou João. Ram Dass é um psiquiatra que lecionou em Harvard, mas aderiu às drogas psicodélicas que eram incentivadas por Timothy Leary e pelo poeta beat Allen Ginsberg
  • Naomi Campbell, modelo norte-americana
  • Shirley MacLaine, atriz norte-americana
  • Xuxa Meneghel, apresentadora brasileira
  • Fábio Assunção, ator brasileiro
  • Claudia Raia, atriz brasileira
  • Paul Simon, músico e compositor norte-americano
  • Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, fez cirurgia espiritual em pelo menos, três encontros com o médium, em Abadiânia e em São Paulo e realizou um tratamento para um câncer de laringe.
  • Dilma Roussef, ex-presidente brasileira tratou-se com a agua fluidificada de João de Deus para tratar do câncer, em 2008
  • Hamilton Pereira, que era prefeito prefeito de Abadiânia quando o médium resolveu construir ali seu hospital, nos anos 1970. Hoje é o diretor financeiro da casa Dom Inacio de Loyola
  • Anna Muylaert, diretora de cinema
  • Juliana Paes, atriz brasileira
  • Marina Abramovic, artista performática
  • Giovanna Antonelli, atriz brasileira
  • Luís Roberto Barroso, juiz do STF
  • Dias Toffoli, atual presidente e juiz do STF 
  • Carlos Ayres Britto, ex-juiz e ex-presidente do STF
  • Marcos Frota, ator brasileiro
  • Nizan Guanaes, publicitário
  • Ronaldo “Fenômeno”, ex-jogador de futebol que visou o médium em 2018, acompanhado da namorada, a modelo Celina Locks

Já falecidos
  • Chico Anysio (1931-2012), humorista, ator e produtor brasileiro
  • Hugo Chávez (1954-2013) ex-presidente da Venezuela, político e militar
  • Marcelo Rezende (1951-2017), jornalista e apresentador brasileiro, quem, segundo relatos, ouviu de João de Deus o conselho para seguir a “dieta do câncer” do médico cardiologista e nutrólogo, Lair Ribeiro.
  • Wayne W. Dyer (1940-2015), escritor norte-americano, porta-voz da literatura de auto-ajuda, a quem João de Deus tratou de uma leucemia 
Admiradores
  • Roberto Kalil, cardiologista do Hospital Sírio-Libanês
  • Jeffrey Rediger, professor de psiquiatria da Universidade Harvard (esteve em Abadiânia, entre 2003 e 2005)
  • Henri Tjiong, pesquisador e professor de política energética da Universidade Stanford 

    Essas personagens são São citadas como “admiradores” no livro João de Deus: Um médium no coração do Brasil 

João de Deus já atendeu no Omega Institute, em Rhinebeck, Nova York. “Em setembro de 2015, atendeu 9 mil pessoas em apenas três dias.” Ele também trabalha na Áustria, na Austrália e na Alemanha, revela o livro da historiadora Maria Helena.

Com G1, Correio Braziliense, Época, Estadão, Metrópole
Bibliografia: João de Deus: Um médium no coração do Brasil , da historiadora (USP) Maria Helena Pereira de Toledo Machado - ISBN: 9788543807133



Aviso de novo post por e-mail

Eu, Zahira Lieneke, 34, sofri abuso de João de Deus

Estrangeiras e brasileiras dizem a Bial que sofreram abuso de João de Deus

Sou do Paraná, tenho 40 anos e fui vítima de abuso de João de Deus

Sou do Rio Grande do Sul, tenho 37 anos, e sofri abuso de João de Deus

Sou de São Paulo, tenho 35 anos e sofri abuso de João de Deus

Sou de São Paulo, tenho 36 anos e sofri abuso de João de Deus



Resumo das acusações de abuso de 39 vítimas de Abdelmassih


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias