Pular para o conteúdo principal

Prefeitura no Pará impõe leitura da Bíblia aos estudantes

A prefeitura de Concórdia do Pará, nordeste paraense, enviou circular aos professores das redes públicas e privadas instituindo leitura da Bíblia em sala de aula. O prefeito é Elias Guimarães Santiago (PT).

Determinação fere o
 princípio constitucional
da laicidade do Estado 

Maioria dos professores não gostou da determinação, que não tem força de lei.

“Acho que os nosso gestores deveriam se preocupar com outros fatores, como por exemplo os três meses de salários em atraso de toda a rede pública municipal”, disse Paulo Sérgio, professor de Ciências que já respondeu a um processo disciplinar por ter dado aulas sobre a "Teoria da Evolução" para seus alunos, em 2015.

Apesar de não possuir força de lei, o ofício enviado pela prefeitura de Concórdia constrange, segundo o professor, vários docentes da cidade, que ficam acuados diante do viés religioso da máquina pública.




“Eles dizem que não somos obrigados, mas sei de professores que contrariaram o ofício e ficaram queimados profissionalmente, eu mesmo sou um exemplo, pois em 2015 respondi a este Processo Administrativo Disciplinar, onde fui acusado pela prefeitura de ensinar ateísmo e ser contra a religião.”

Na avaliação do advogado Marcelo Monteiro, especialista em direito público, a medida é inconstitucional. "Nossa Constituição Federal prevê liberdade de culto e de crença. Então, uma escola pública jamais pode obrigar os alunos a lerem qualquer trecho da bíblia."




Aviso de novo post por e-mail

Ministério Público pede retirada de oratórios de praças do Rio

TJ-RJ decide que distribuição de Bíblia a estudantes é ilegal

Estado brasileiro não pode se identificar com qualquer religião



Governo de Estado laico tem de se afastar de toda e qualquer religião, escreve Lafer


A responsabilidade dos comentários é de seus autores.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

Menina morta por jejum religioso deixou diário com relatos de maus-tratos

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Pastor Gondim afirma que ateus têm de ser ouvidos e respeitados

Para Gondim, diálogo com ateus  e agnósticos 'é muito fértil' O pastor Ricardo Gondim (foto), 54, da Assembleia de Deus Betesda, disse que “quem não acredita em divindade, mas tem valores éticos” precisa ser ouvido e respeitado. No Brasil, onde os ateus sofrem preconceito no mesmo nível dos usuários de drogas, uma abordagem positiva sobre eles por parte de um pastor se destaca por ser uma  exceção. Em entrevista ao canal Futura, Gondim disse que gosta de dialogar com ateus – excluídos aqueles que defendem a extinção das religiões – porque eles lhe ajudam na formulação de conceitos e definições sobre Deus. Afirmou que os questionamentos dos ateus tiram-no de uma área de conforto, ajudando-o a caminhar em direção a Deus. “Eles [os ateus] tiram o religioso do dogmatismo”, disse. “O diálogo com ateus e agnósticos é muito fértil.” Gondim é um crítico do movimento neopentecostal brasileiro, “um sub-grupo do cristianismo”, conforme diz. Em 2010, ele escrev...

Evangelho apócrifo de Tomé relata que, na adolescência, Jesus matou três meninos

Saiba quem foi Christopher Hitchens, o intelectual que declarou guerra à religião

Babá converteu filhos do ateu Caetano em fiéis da Universal

Os dois filhos que Caetano Veloso (na foto) teve com a produtora Paula Lavigne são fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus. Zeca (na foto), 18, e Tom, 13, foram convertidos pela babá.

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

RC refere-se a sua amputação como 'problema no joelho'

Título original: Roberto Carlos pode ajudar os deficientes por Elio Gaspari , da Folha Fotomontagem: cantor nunca nem sequer falou da prótese Depois de abrir seu glorioso show na praia de Copacabana com "Emoções", Roberto Carlos (foto) contou que, "depois dos 35 anos, tudo fica mais difícil e eu já passei há algum tempo. Sofri um pequeno acidente de motocicleta e, por isso, estou com problema no joelho e não vou conseguir fazer o show todo em pé". Aos 69 anos, um apoio não faz mal a ninguém. A esta altura de sua carreira e de seu sucesso, Roberto Carlos poderia prestar uma ajuda a pessoas que, como ele, convivem com uma deficiência física. Quando tinha seis anos, um acidente no leito da ferrovia de Cachoeiro de Itapemirim cortou-lhe a perna direita, abaixo do joelho. Ele superou a deficiência e evita mencioná-la, mas evocou-a num verso da canção "O Divã": Relembro bem a festa, o apito e na multidão, um grito No início de sua car...