Pular para o conteúdo principal

Ex-presidente da Irlanda diz que entidade católica antigays é 'perigosa' e 'maquiavélica'

Mary McAleese afirmou
 que é dever do governo
 defender os jovens da
 Courage International


por Jonathan Nisly
para New Ways Ministry

A ex-presidente da Irlanda, Mary McAleese (foto), recentemente emitiu uma forte condenação à organização católica antigays Courage International.

McAleese chamou o grupo – que acredita que todas as identidades LGBTQ derivam de distúrbios psicológicos – de “maquiavélico, perigoso e deliberadamente enganoso”.

Embora a organização não endosse a terapia de conversão, sabe-se que os capítulos individuais da Courage têm promovido a prática que a comunidade psicológica constatou que causa muitos danos perigosos. Por exemplo, o blog Bondings 2.0 relatou sobre uma diocese escocesa que defendia os materiais de terapia de conversão no site da Courage.

McAleese disse que é dever do governo irlandês proteger os jovens dos programas da Courage. Ela tem se pronunciado abertamente há muito tempo sobre os perigos levantados pela terapia de conversão, dizendo que isso provocou “danos incalculáveis”. 

“Eu acompanho os caixões de jovens que passaram por essas ‘terapias de conversão’ falsas, graças à Igreja”, disse McAleese.

Um estudo de 2018 descobriu que 50% dos jovens LGBTQ cujos pais não aceitavam sua identidade tentaram o suicídio, uma taxa que é o dobro daqueles cujos pais não tentaram uma cura gay. Quando os pais envolviam um psicólogo ou um líder religioso, a taxa de tentativa de suicídio subia para dois terços.

A Courage promove o celibato como a única opção autenticamente católica para as pessoas LGBT e usa a linguagem do vício ao discutir as identidades LGBTQ. 

Embora o celibato possa ser uma escolha legítima para pessoas de qualquer orientação sexual ou de gênero, muitos católicos LGBTQ e simpatizantes discordam da sugestão de que essa é a única maneira de eles viverem autenticamente a sua fé.

Em casos mais extremos, alguns bispos dos EUA endossaram organizações que vão além da Courage ao apoiar abertamente a terapia de conversão. O arcebispo Samuel Aquila, de Denver, por exemplo, recentemente apelou pelo início de grupos paroquiais locais para ajudar a curar pessoas “sexualmente quebradas”.

A preocupação de McAleese em relação à Courage deriva de suas críticas mais amplas ao envolvimento da Igreja Católica com o gênero e a sexualidade. 

Em 2018, antes da Parada Gay de Dublin, ela disse que o ensino do magistério sobre a homossexualidade era “maligno”.Ela já tinha afirmado que uma Igreja homofóbica “não é a Igreja do futuro”. 

Foi uma defensora ativa em favor da igualdade de casamento durante o referendo da Irlanda em 2015, dizendo que o voto “sim” iria “corrigir um erro gritante”.

“Os católicos de todo o mundo são gratos mais uma vez pela franca crítica de Mary McAleese às práticas e ensinamentos sancionados pela Igreja que envolvem profundamente as pessoas LGBTQ”, disse Robert Shine, diretor associado do New Ways Ministry.

“Ela fala com a autoridade de não apenas ser uma líder política, mas também como uma canonista formada e, mais importante, como a mãe de um filho gay. As autoridades da Igreja devem ouvi-la cuidadosamente enquanto reconsideram o papel dos programas ligados à terapia de conversão na pastoral católica.”






Padre que abusou de 55 crianças na Irlanda dava aula em Osasco

Irlanda regasta a história da vergonha das lavanderias católicas

Padres abusaram de 12 mil jovens na Irlanda em seis décadas, diz relatório

Com queda de 22%, desaba o número de religiosos na Irlanda



Receba por e-mail aviso de novo post

Comentários

Se determinada igreja / religião discrimina sem problemas DESDE QUE apenas no âmbito religioso. Ou seja, sem serem "guardiães da moral, da Ciência, da racionalidade e afins". Lembrando que também pela laicidade respeitar o direito de OUTRAS religiões que respeitam, não apenas "toleram", LGBTQs no que são, mulheres com plenos direitos (na igreja) e afins.
Esse tipo de entidade católica (dentre outras) está no rol das que devem ser combatidas com o rigor do Estado de Direito. Extrapolam a liberdade de crença.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.