Pular para o conteúdo principal

Abuso em coral alemão desmente narrativa defendida por Bento 16

O papa emérito disse
 que os abusos sexuais na
 Igreja se devem à revolução
sexual de 68, mas há registros de
pedofilia no coral desde 1945


por Christa Pongratz-Lippitt
para The Tablet

Dois novos estudos sobre o abuso clerical no prestigiado coro Regensburg Domspatzen, apresentado em Regensburg no dia 22 de julho de 2019, rejeitam a visão do Papa Emérito Bento XVI de que o escândalo de abuso na Igreja Católica foi uma consequência da pedagogia praticada desde o movimento reformista de 1968.

Os estudos foram encomendados pela Diocese de Regensburg e realizados pelo Departamento de Pesquisa em Ciências Históricas da Universidade de Regensburg e pelo Instituto de Criminologia de Wiesbaden.

Eles seguem o primeiro relatório sobre os abusos do Domspatzen, publicado em julho de 2017, que mostrou que 547 meninos do coro foram abusados na escola coral entre 1945 e 1992.

Um abuso “extensivo e violento” na escola coral, particularmente na escola júnior, já era praticado muito antes de 1968, ressaltou Bernhard Löffler, o historiador da Universidade de Regensburg responsável pelo primeiro estudo. 

Havia um “sistema de violência” na escola com o qual não só a Igreja, mas também os pais e o Ministério da Cultura contribuíram.

Era impossível que Georg Ratzinger, irmão do papa emérito, que havia sido professor do coro de 1964 a 1994, não soubesse dos violentos espancamentos, disse Löffler. Georg Ratzinger tinha desempenhado um papel “ambivalente”. 

Quantos desses garotos
 em torno de Bento 16
sofreram violência sexual?

Durante as práticas do coro, ele era conhecido pelo seu “temperamento violento, incluindo castigos corporais e humilhação psicológica”, mas, depois que as práticas do coral acabavam, ele se mostrava pronto para ouvir as preocupações dos meninos.

No segundo estudo, Martin Rettenberger, do Instituto Criminológico de Wiesbaden, ressaltou que não havia sido possível controlar a escola coral a partir de fora, pois ela tinha seu próprio “sistema social fechado” e havia desenvolvido seus próprios “padrões morais”. 

O sucesso do coro era mais importante do que o bem-estar dos alunos, e o abuso era pior na escola preparatória.

Foi extremamente doloroso ser confrontado com o chocante abuso na escola coral mais uma vez, especialmente agora que ele havia contatado muitas das vítimas e podia visualizar seus rostos, disse o bispo de Regensburg, Rudolf Voderholzer, mas ele lembrou que “somente a verdade nos libertará”. 

Ele disse que os 547 meninos do coro abusados foram vítimas de 49 perpetradores, nove dos quais eram abusadores sexuais. Entre os 49, estavam diretores tanto do colégio interno quanto da escola coral, prefeitos e professores.

Até hoje, a diocese pagou às vítimas um total de 3.785.000 euros de indenização. As vítimas individuais receberam entre 2.500 e 25.000 euros.






Papa Bento 16 está de malas prontas para o inferno

Igreja da Austrália admite que padres abusaram de 600 crianças

Igreja acobertou na Argentina padre que violentou 50 jovens

Huffington Post publica que Bento 16 seria gay enrustido


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...