Pular para o conteúdo principal

Fundamentalismo cristão ameaça a democracia brasileira, diz reverenda

Fundamentalismo cristão brasileiro
Romi Bencke disse que a
 direita cristã vai além das
 religiões neopentecostais

O fortalecimento do fundamentalismo cristão no Brasil ameaça causar uma ruptura democrática no país, afirmou a reverenda Romi Bencke (foto abaixo), secretaria geral do Conic (Conselho Nacional de Igrejas Cristas do Brasil).

“Há uma tendência de achar que o fundamentalismo está apenas ligado a neopentecostais, mas na verdade isso está em todas as áreas", disse, ao participar em Genebra de reunião do Conselho Mundial de Igrejas.

"Há uma direita cristã organizada e os temas morais mais impactantes. É uma agenda anti-feminista, anti-LGBT, racista e tudo afirmado com valores e discursos cristãos."

Conic é formado pela Aliança de Batistas do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Anglicana Episcopal do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Unida e Igreja Síria Ortodoxa de Antioquia.

Romi Bencke disse que as origens do fundamentalismo religioso podem ser detectadas na história brasileira.

“O cristianismo sempre se intitula como sendo uma religião hegemônica no Brasil e isso causou um impacto para os povos indígenas e outros”, disse.

“Hoje, vemos que a violência contra uma mulher é legitimada por discursos cristãos e patriarcal."

“Elas [as mulheres] estão sendo atacadas por uma leitura fundamentalista da Bíblia.”

Para combater o fundamentalismo cristão no Brasil, Romi Bencke pediu ajuda do Conselho Mundial de Igrejas e de outras entidades religiosas internacionais.

“Sozinhos não damos conta.”

reverenda Romi Bencke,
 Bencke pede ajuda
 internacional contra o
 fanatismo brasileiro

Com informação do UOL, sites internacionais e de outras fontes.



Acabar com a intolerância cristã é grande desafio, admite pastora

Evangélica defensora da legalização do aborto sai do país por sofrer ameaças

Filhos de ateus tendem a ser mais tolerantes que religiosos

Documentário mostra impacto do fanatismo religioso na saúde da mulher





Comentários

Novo Satanás disse…
Art. 5, VIII da Constituição - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

"14.Vós sois meus amigos, se fazeis o que vos mando."
São João, 15 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-joao/15/
Emerson Santos disse…
O Brasil nunca foi uma democracia .... quem pensa que isso eh verdade devia relinchar com seus irmãos de inteligência
Anônimo disse…
Os pastores (ou lobos?) batistas do Presidente americano Trump (aquele do cabelo topete cor de cenoura e alaranjado) estão no Brasil com o “objetivo de “converter” líderes políticos do congresso e servidores públicos a uma visão de política. Esta organização conta com o apoio da Frente Parlamentar Evangélica e desenvolveu uma teologia para apoiar ações radicais e justificar os desmandos que a política da extrema direita estimula para dominar o mundo. Esse ministério acaba de chegar no Brasil, onde os estudos bíblicos de Ralph Drollinger serão oferecidos aos políticos da nação (Ministros, Casa Civil, Senado e Câmara), a começar pelo terrivelmente evangélico Presidente Bolsonaro.

No lançamento, Drollinger o vice-presidente americano Mike Pence e secretário de Estado Mike Pompeo estarão presentes representando o Capitols Ministries. Tal ação com o apoio do governo brasileiro significa para o Estado Laico… é, simplesmente, uma agressão até mesmo à noção de laicidade do Estado. Na doutrinação dos estudos bíblicos aparecem algumas indicações disto:
1- Sobre a guerra - Deus aceita a guerra, governos podem sim e são abençoados para ir à guerra, a declaração de Jesus Cristo “bem-aventurados os pacificadores” (Mc 5.9; Mateus 5:9) é para relacionamentos particulares, não para relacionamentos internacionais.
2 - Sobre sustentabilidade - Deus é quem sustenta o meio ambiente e o ecossistema do mundo… o que o homem possa fazer não afeta essa verdade.
“O evangélico presidente Bolsonaro elogiou destruidores de florestas da Amazônia, bloqueou recursos de programas de conservação e ameaçou expulsar comunidades indígenas inteiras de suas terras”. (Fonte AVAAZ).
3 - Sobre imigração e refúgio - Deus designou que as nações devem ter diferentes línguas, culturas e fronteiras.
4 - Sobre a separação dos filhos de seus pais na fronteira mexicana - é a consequência de se violar a lei de um país, como acontece com ladrões e assassinos em prisão. As autoridades têm permissão de Deus para implementar as suas políticas, pois, deve haver submissão às autoridades segundo Rm 13.

(Fonte sobre o Capitol Ministries, acessada em 24/082019, leia mais em : https://capmin.org/coming-to-grips-with-the-religion-of-environmentalism/?mc_cid=443815c6f9&mc_eid=38ddf01f7b)

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias