Revolução na medicina: editar DNA será tão simples como alterar um texto com um processador |
"Edição principal" ou "processador de texto genético", nome que a comunidade científica deu à ferramenta, está sendo desenvolvida por pesquisadores do Broad Institute of MIT e Harvard em Massachusetts.
Ela representa um avanço em relação ao "editor" Crispr-Cas9, criado há sete anos e que já tinha representado um aprimoramento na manipulação de DNA.
O pesquisador David Liu afirmou ser adequada a comparação da nova tecnologia com um processador de texto, por ser capaz de buscar um erro em milhares de páginas e substituí-lo com precisão.
É como pressionar o Ctrl-F para encontrar um pedaço de DNA que precisa ser corrigido e apertar o Ctrl-C para que uma doença, por exemplo, seja curada.
O DNA possui quatro elementos fundamentais: a adenina, citosina, guanina e timina, que são representados pelas letras A,C,G e T.
Três bilhões de combinações dessas "letras" compõem o código do DNA.
O conceito de "edição principal" é revolucionário e vai "aposentar" a medicina do jeito que é conhecida hoje, além de criar profundas questões morais.
Além da cura de doença, a nova ferramenta será utilizada para alterar com mais facilidade características biológicas, para, por exemplo, escolha da cor dos olhos e da pele, altura, inteligência, etc, interferindo na evolução natural do humano.
E os ricos terão mais acesso a essa tecnologia.
A repercussão da edição por cientistas chineses do DNA de bebês para que nasçam protegidos do HIV dá uma ideia da dimensão o que vem pela frente.
Com informação da revista Nature e de outras fontes.
Nasce na Grécia primeiro bebê com DNA de três pessoas
Cientistas editam DNA para deletar doença cardíaca fatal
Medo de aranha se incorporou ao DNA humano, diz estudo
Humano evoluiu mais rápido do que se pensava, mostra genética
Comentários
E a aprovação no colégio é por frequência(quantidade de horas ouvindo) mais a pontuação obtida nas provas. Aquilo que não foi perguntado na prova, supõe-se que o aluno sabe apenas por ficar ouvindo.
Postar um comentário