Pular para o conteúdo principal

Prefeito desafia MP a apurar gastos com atividade religiosa: ‘Mão de Deus é pesada’

Rubens Furlan, da Barueri (SP):
‘Sabe de onde está vindo isso
[recurso público] para socorrer
nossa cidade? Do céu'


O prefeito Rubens Furlan (PSBD) [foto], de Barueri, na Grande São Paulo, não admite que os gastos de sua gestão com atividades religiosas sejam questionados.

Barueri tem 274 mil habitantes e possui orçamento estimado para 2019 de R$ 3,1 bilhões — é um dos maiores entre as cidades paulistas.

É sede de empresas de prestação de serviços, de indústrias e de parte dos condomínios Alphaville e Tamboré, de classe média alta.

O artigo 19 de Constituição diz: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.” (os grifos são deste site).

É esse artigo que estabelece a separação entre Estado e Igreja.

Apesar disso, Furlan se irritou com a notícia deste site de que “Barueri agride o Estado laico ao financiar a Semana da Cultura Cristã”.

“Hoje, é impressionante como tudo se criminaliza. Você defende a fé, a palavra de Deus, e querem criminalizar, denunciar ao promotor”, disse ele no dia 1º de outubro de 2019, na abertura da atividade que privilegia igrejas evangélicas. O "padre Márcio", convidado para o evento, "acabou tendo um imprevisto", segundo a apresentadora do evento, e mandou um representante.

O prefeito Furlan não gostou também da observação deste site de que não há informação sobre o gasto dos cofres públicos para a realização da Semana Cristã.

Ele incomodado com a observação de que, no caso, cabe uma investigação do Ministério Público, para comprovar a agressão à laicidade de Estado e/ou desvio de finalidade na aplicação de verba pública.

Furlan fez um desafio: “[...] quero ver que promotor, que juiz tem peito de sacar contra Deus. Porque a ira do Furlan é nada, não faz nada. Mas a mão de Deus é pesada contra aqueles que se volta contra ele”.

Em outro trecho de sua “pregação”, ele deu a entender que os recursos públicos vêm do Céu, e não dos pagadores de impostos de as todas as crenças e de quem não tem nenhuma delas.

“Quando isso acontece [dificuldade financeira], digo para meu secretário de Finanças: ‘Sabe de onde está vindo isso, para socorrer nossa cidade? Do céu. É Deus que nos socorre e abençoa nossa cidade em todos os aspectos’”.

“Há quatro anos, nossa cidade vivia outra realidade. Hoje, é a mesma cidade, o mesmo orçamento. Então, o que mudou? Voltou o Furlan? Não, voltaram as bençãos que Deus derrama todos os dias por nossa cidade”.

Furlan está no quinto mandato como prefeito de Barueri.

Ele responde a uma ação penal sob a acusação do Ministério Público de São Paulo de dispensar irregularmente uma licitação.

A ação chegou a tramitar Supremo, mas como o delito teria sido cometido em um de seus mandatos anteriores, Furlan perdeu a imunidade, nesse caso, e o processo foi enviado para a primeira instância da Justiça de São Paulo, por decisão da 1ª Turma do STF em maio de 2019.

Na abertura da Semana Cristã, Furlan falou muito de Deus, mas continuou não informando sobre os gastos públicos para financiar essa atividade religiosa.

Se o Ministério Público do Estado de São Paulo não pedir uma explicação ao prefeito, qualquer cidadão do país pode entrar com uma representação no órgão.

Com informação de vídeo postado na página da prefeitura de Barueri, de Erica Celestini (Web Diário), Migalhas, Portal do STF (processo RE 1.185.838) e de fontes deste site, com foto da rede social.



Mais uma cidade atropela Estado laico com imposição da Bíblia aos estudantes

Justiça condena ex-prefeito por financiar Marcha para Jesus

Prefeito não pode entregar chave da cidade a Deus, decide TJ-BA

MP adverte prefeitura que não pode financiar evento evangélico




Comentários

Anônimo disse…
Mais vc não é Deus prefeito, vai ter que explicar da onde está vindo o dinheiro, dinheiro nenhum cai do céu, esses pastores jogam a grana arrecada pro alto e o que Cristo pegar é dele.
Novo Satanás disse…
Aproveitando que o prefeito disse que o dinheiro veio do céu, o Estado Laico pode, então, cancelar o dinheiro que vem da Terra. E também pode oferecer veneno para rato, pois o Jesus da Bíblia disse que os que tem creem podem tomar veneno e nenhum mal lhes acontecerá.

"16.Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 17.Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, 18.manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados”."
São Marcos, 16 - Bíblia Católica Online

Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-marcos/16/
Satã 2 disse…
“Se quer acreditar em algo, acredite no Partido Comunista”, diz governo da China.
https://noticias.gospelmais.com.br/acreditar-algo-partido-comunista-china-122075.html

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Onde Deus estava quando houve o massacre nos EUA?

Deixe a sua opinião aí embaixo, no espaço de comentários.

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Papa afirma que casamento gay ameaça o futuro da humanidade

Bento 16 disse que as crianças precisam de "ambiente adequado" O papa Bento 16 (na caricatura) disse que o casamento homossexual ameaça “o futuro da humanidade” porque as crianças precisam viver em "ambientes" adequados”, que são a “família baseada no casamento de um homem com uma mulher". Trata-se da manifestação mais contundente de Bento 16 contra a união homossexual. Ela foi feita ontem (9) durante um pronunciamento de ano novo a diplomatas no Vaticano. "Essa não é uma simples convenção social", disse o papa. "[Porque] as políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana.” O deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou indignado com a declaração de Bento 16, que é, segundo ele, suspeito de ser simpático ao nazismo. "Ameaça ao futuro da humanidade são o fascismo, as guerras religiosas, a pedofilia e o abusos sexuais praticados por membros da Igreja e acobertados por ele mesmo", disse. Tweet Com informação

Pastor mirim canta que gay vai para o inferno; fiéis aplaudem

Garoto tem 4 anos Caiu na internet dos Estados Unidos um vídeo onde, durante um culto, um menino de quatro anos canta aos fiéis mais ou menos assim: “Eu sei bem a Bíblia,/Há algo de errado em alguém,/Nenhum gay vai para o céu”. Até mais surpreendente do que a pregação homofóbica do garotinho foi a reação dos fiéis, que aplaudiram de pé, em delírio. Em uma versão mais longa do vídeo, o pai, orgulhoso, disse algo como: “Esse é o meu garoto”. A igreja é a Apostólica do Tabernáculo, do pastor Jeff Sangl, de Greensburg, Indiana. Fanático religioso de amanhã Íntegra do vídeo. Com informação da CBS . Pais não deveriam impor uma religião aos filhos, afirma Dawkins. julho de 2009 Intolerância religiosa no Brasil

Cristãos xingam aluna que obteve decisão contra oração

Jessica sofre hostilidades desde meados de 2011 Uma jovem mandou pelo Twitter uma mensagem para Jessica Ahlquist (foto): “Qual é a sensação de ser a pessoa mais odiada do Estado? Você é uma desgraça para a raça humana.”  Outra pessoa escreveu: “Espero que haja muitos banners [de oração] no inferno quando você lá estiver apodrecendo, ateia filha da puta!” Jessica, 16, uma americana de Cranston, cidade de 80 mil habitantes de maioria católica do Estado de Rhode Island, tem recebido esse tipo de mensagem desde meados de 2011, quando recorreu à Justiça para que a escola pública onde estuda retirasse uma oração de um mural bem visível, por onde passam os alunos. Ela é uma ateia determinada e leva a sério a Constituição americana, que estabelece a separação entre o Estado e a religião. Os ataques e ameaças a Jessica aumentaram de tom quando um juiz lhe deu ganho de causa e determinou a retirada da oração. Nos momentos mais tensos, ela teve de ir à escola sob a proteção da

Anglicano apoia união gay e diz que Davi gostava de Jônatas

Dom Lima citou   trechos da Bíblia Dom Ricardo Loriete de Lima (foto), arcebispo da Igreja Anglicana do Brasil, disse que apoia a união entre casais do mesmo sexo e lembrou que textos bíblicos citam que o rei Davi dizia preferir o amor do filho do rei Saul ao amor das mulheres. A data de nascimento de Davi teria sido 1.040 a.C. Ele foi o escolhido por Deus para ser o segundo monarca de Israel, de acordo com os livros sagrados hebraicos. Apaixonado por Jônatas, ele é tido como o único personagem homossexual da Bíblia. Um dos trechos os quais dom Lima se referiu é I Samuel 18:1: “E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como a sua própria alma”. Outro trecho, em Samuel 20:41: “E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais”. Em II Samuel 1:26, fica claro p

Adventista obtém direito de faltar às aulas na sexta e sábado

Quielze já estava faltando e poderia ser reprovada Quielze Apolinario Miranda (foto), 19, obteve do juiz Marcelo Zandavali, da 3ª Vara Federal de Bauru (SP), o direito de faltar às aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados. Ela é fiel da Igreja Adventista do Sétimo Dia, religião que prega o recolhimento nesses períodos. A estudante faz o 1º ano do curso de relações internacionais da USC (Universidade Sagrado Coração), que é uma instituição fundada por freiras na década de 50. Quielze corria o risco de ser reprovada porque já não vinha comparecendo às aulas naqueles dias. Ela se prontificou com a direção da universidade em apresentar trabalhos escolares para compensar a sua ausência. A USC, contudo, não aceitou com a alegação de que não existe base legal para isso. Pela decisão do juiz, a base legal está expressa nos artigos 5º e 9º da Constituição Federal e na lei paulista nº 12.142/2005, que asseguram aos cidadãos a liberdade de religião. Zandavali determinou

Na última entrevista, Hitchens falou da relação Igreja-nazismo

Hitchens (direita) concedeu  a última entrevista de  sua vida a Dawkins da  New Statesman Em sua edição deste mês [dezembro de 2011], a revista britânica "New Statesman" traz a última entrevista do jornalista, escritor e crítico literário inglês Christopher Hitchens, morto no dia 15 [de dezembro de 2011] em decorrência de um câncer no esôfago.