Direção do colégio não conseguiu dar uma justificativa aceitável sobre o viés homofóbico em uma prova de português |
Colégio Adventista de Correios, em Belém (Pará), submeteu os estudantes do 9º ano do ensino fundamental a uma prova de gramática de português com perguntas homofóbicas, como "homossexualismo tem perdão?", "como evitar o homossexualismo?" e "a Bíblia condena a relação homossexual?"
A escola confirmou o teor das perguntas, mas não deu uma explicação plausível sobre o viés discriminatório delas, nem por que essas questões foram apresentadas em uma prova de português.
Os alunos fizeram a prova em casa, com a recomendação de consultar o livro "De Bem Com Você", de Sueli Nunes Ferreira e Marcos de Benedicto.
O livro prega que a "homossexualismo" é um "desvio de comportamento" que ocorre na infância.
O termo correto teria de ser "homossexualidade", porque palavras terminadas como o sufixo "ismo" geralmente tem conotação de uma patologia.
O caso teve grande repercussão nas redes sociais porque Herisson Lopes, 26, irmão de uma aluna do colégio, não se conformou com as questões da prova e a divulgou no Instagram.
Lopes cobrou uma explicação do colégio e, segundo ele, a desculpa que a direção é que o livro recomendado para resolver a prova é "paradidático".
O Colégio Adventista disse que nota que "as questões contidas no questionário tinham como objetivo colher as diversas opiniões e sentimentos sobre a temática em estudo e davam a cada estudante a oportunidade de expressar livremente sua opinião".
Acrescentou que "um livro serviu como auxílio na tarefa, o que ocorre em várias disciplinas" e que "acima de tudo, respeita todos os indivíduos sem qualquer tipo de discriminação sexual, racial, religiosa, ou de outra natureza".
Não explicou, por exemplo, qual seria a resposta certa para "homossexualismo tem perdão?"
O assunto esteve entre os mais comentados no Twitter no dia 19 de novembro de 2019.
Há ali centenas de comentários, na maioria contra o colégio.
Um colégio Adventista em Belém cita em seu livro que "ser gay tem cura" e que a pessoa precisa de "terapia". Eu como Psicóloga afirmo que nenhum Psicólogo utiliza da ciência Psicologia para prática de cura gay, isso é um ABSURDO, NÃO EXISTE.— Nara Mendes (@naraahmendes) November 19, 2019
colégio adventista homofóbico? sério que alguém está surpreso? espero que levem a denúncia pra justiça— zaina (@iknowplsces) November 19, 2019
Colégio Adventista pregando a ideologia do ódio, da homofobia, do machismo e da intolerância à diversidade! Essa atitude, além de antipedagógica, é criminosa! Homofobia é crime inafiançável no país! Lamentável um colégio incentivar o crime e o ódio! Isso sim é doutrinação ! pic.twitter.com/BvGXfqwOYs— Duda Salabert 🌹✊ (@DudaSalabert) November 19, 2019
Professor de geografia de colégio adventista ensina o criacionismo
Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia
Escola adventista é condenada por demitir divorciada
Bolsonaro aprova lei que permite que adventistas faltem em dia de prova
Comentários
Postar um comentário