Maioria dos integrantes da Igreja é de idosos; jovens não querem saber de religião nenhuma |
Em 1961, ela tinha 1,3 seguidores, caindo para 357.123 em 2017. E o declínio se mantém acelerado. A maioria dos fiéis é composta por idosos, que estão morrendo.
As informações são de um relatório encomendado pela igreja.
Com base em dados da Igreja, a estimativa foi feita cinco vezes, cada uma delas por metodologia diferente, e o resultado sempre o mesmo, do fim inevitável da religião.
O resultado foi apresentado pela arcebispa Linda Nicholls, a dirigente da Anglicana no Canadá, durante o Conselho do Sínodo Geral, em novembro de 2019, em Mississauga, Ontário.
Linda Nicholls pediu "criatividade" aos líderes da Igreja para atrair os jovens |
O padre Neil Elliot foi autor do relatório.
"As projeções de nossos dados indicam que não haverá membros, participantes ou doadores na Igreja Anglicana do Canadá a partir de 2040", disse ele.
Nicholls tentou mostrar otimismo, apesar da perspectiva sombria para a Igreja.
Ela afirmou que é preciso haver da parte dos líderes da Igreja "perseverança, resistência e criatividade" para despertar o interesse das novas gerações.
"Não enfrentamos nossos desafios sozinhos", disse, porque "confiamos no senso de comunidade e na promessa da graça de Deus".
Geoff Woodcroft, bispo da diocese de Rupert's Land em Manitoba e noroeste de Ontário, admitiu que o relatório mostra um futuro "terrível" para a Igreja Anglicana do Canadá.
Ainda assim ele disse que não se pode perder a esperança e encarar o desafio de "tentar novas experiência" para manter a Igreja viva.
Em 2011, a Igreja Anglicana da Gra-Bretanha já tinha chegado à conclusão de que se encontra em processo de desaparecimento.
Com informação da RNS e de outras agências, com fotos de divulgação.
Com informação da RNS e de outras agências, com fotos de divulgação.
Para atrair jovens, Igreja Anglicana investe em templo com academia e café
Igreja Anglicana deixa de citar Satanás na liturgia do batismo
Padre anglicano homossexual vai se casar com ateu
Reino Unido tenta dar novas utilidades a templos fechados
Comentários
Postar um comentário