Pular para o conteúdo principal

Coronavírus se espalha por mais de 40 países e territórios e mata mais de 2.700 pessoas

A MAIORIA DOS CASOS DE
CONTAMINAÇÃO E MORTE
OCORRE NA CHINA

por Deutsche Welle

O novo coronavírus já se espalhou por mais de 40 países e territórios, causou a morte de mais de 2.700 pessoas e infectou mais de 80 mil, das quais cerca de 30 mil se recuperaram.

A maioria dos casos foi registrada na China, onde está o epicentro do surto. Mas novos casos e uma rápida propagação na Europa, no Oriente Médio e na Ásia elevaram os temores de contágio.

Na Europa, a maioria dos casos é de pessoas que visitaram recentemente a Itália, como também é a infecção confirmada no Brasil.

Além da China, onde o surto começou no final de 2019, Irã, Coreia do Sul, Itália, Japão, Filipinas, França, Hong Kong e Taiwan registraram mortes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 (nome da doença respiratória causada pelo novo coronavírus) uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento repentino dos casos na Itália, na Coreia do Sul e no Irã nos últimos dias.

A OMS também observou que, nesta terça-feira, pela primeira vez foram registrados mais casos fora da China do que dentro do país asiático.

Esta é a situação na manhã desta quarta-feira (26/02), pelo horário de Brasília:

Pela primeira vez, o teste em um paciente no Brasil deu positivo para o novo coronavírus causador da doença Covid-19. Segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira, trata-se de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, que viajou a trabalho à Itália de 9 a 21 de fevereiro.

A Coreia do Sul registrou 284 novos casos do novo coronavírus nesta quarta-feira, incluindo um soldado americano estacionado no país. O total chegou a 1.261 casos de infecção, mas deverá aumentar ainda mais. Onze pessoas morreram. A maioria das 11 mortes ocorreu num hospital no condado de Cheongdo, perto de Daegu, onde uma série de infeções foi detectada numa ala psiquiátrica.

Dos novos casos, 134 foram registrados na cidade de Daegu, onde fica um ramo da igreja Shincheonji Church of Jesus, que foi associada à propagação do vírus pelas autoridades. Todos os 200 mil fiéis da igreja deverão passar por testes, já que a maioria dos casos tem relação com a igreja.

O soldado americano infectado tem 23 anos e está na base militar de Camp Carroll, a cerca de 20 km de Daegu. Ele está de quarentena em sua residência.


A Tailândia registrou três novos casos nesta quarta-feira, elevando o total no país para 40. Dois dos novos pacientes, ambos cidadãos tailandeses, estiveram de férias na ilha japonesa de Hokkaido e mantiveram contato com o terceiro paciente, um menino de 8 anos, disseram as autoridades.

O número de casos registrados na China nesta terça-feira chegou a 406, uma queda ante os 508 do dia anterior. O país tem 78.064 pessoas infectadas. Mais 52 morreram nesta terça-feira, a maioria em Wuhan. Na segunda haviam sido 71. Todos moravam na província de Hubei, onde fica Wuhan, assim como 401 dos 406 novos casos. Em todo o país já morreram 2.715 pessoas em decorrência do vírus.

As autoridades chinesas colocaram em quarentena 94 passageiros de um voo que chegou a Nanjing, oriundo da capital sul-coreana, depois de três passageiros terem acusado febre, informou a imprensa estatal.

O Irã confirmou mais quatro mortos pela doença, elevando o total de vítimas a 19. Já são 139 os casos confirmados de Covid-19. Os 44 novos casos de contágio foram registrados principalmente na província de Qom, epicentro da enfermidade no Irã, onde houve 15 novos registros.

Os temores se elevaram ainda mais no país depois de o chefe da força-tarefa criada para combater o vírus, o vice-ministro da Saúde, Iraj Harirchi, ter admitido que ele mesmo contraíu a doença. Harirchi havia tossido e suava muito durante uma entrevista ao lado do porta-voz do governo, Ali Rabiei, na segunda-feira. Ele havia gerado polêmica ao negar que 50 pessoas morreram por causa do vírus em Qom.

O Kuwait registrou mais 13 novos casos, e o total no país chegou a 25, segundo as autoridades de saúde. O balanço anterior era de 18 casos. Todos os novos casos "estão relacionados a viagens ao Irã", comunicou o Ministério da Saúde.

Na Alemanha, um homem que contraiu o vírus está em estado crítico e foi levado para um hospital em Düsseldorf. Ele mora no vilarejo de Heinsberg, perto da fronteira com a Holanda, onde as autoridades estão de alerta porque o paciente alemão visitou a província de Limburg na semana passada. O segundo novo caso no país, um homem de 25 anos, está em estado estável no estado de Baden-Württemberg.

Na Itália já há 374 casos confirmados, incluindo quatro menores de idade na região da Lombardia, na qual há 259 infectados, confirmaram autoridades nesta quarta. O número de mortos em todo o país, que é o epicentro do surto na Europa, chegou a 12. As regiões mais afetadas são Lombardia e Vêneto. A morte mais recente é de um homem de 69 anos, com doenças respiratórias, morador da província de Lodi, na região da Lombardia.

A França confirmou a primeira morte de um cidadão francês em decorrência da doença causada pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde. Trata-se de um homem de 60 anos. O país tem 17 casos registrados da doença, três dos quais nesta terça-feira. O primeiro morto na França foi um turista chinês de 80 anos, em 14 de fevereiro.

Oito pessoas foram confirmadas como portadoras do novo coronavírus na Espanha desde terça-feira, em lugares diversos, como as Ilhas Canárias, a Catalunha, a Comunidade Valenciana e Madri. A maioria delas está relacionadas com o surto detectado na Itália.

Em um hotel em Tenerife, nas Canárias, há quatro pessoas de nacionalidade italiana que estão passando férias. São elas um médico, a esposa e dois amigos próximos. As autoridades de saúde espanholas ordenaram o isolamento preventivo de todos e o acompanhamento dos mais de 700 hóspedes, que estão isolados no local.

Uma mulher de 36 anos de nacionalidade italiana, mas residente em Barcelona, e que viajou para o norte da Itália, é o primeiro caso confirmado de Covid-19 na Catalunha. Em Madri, o primeiro caso de infecção pelo Sars-CoV-2 é o de um jovem de 24 anos que viajou para o norte de Itália. O segundo caso na capital foi divulgado nesta quarta-feira: o paciente também é uma pessoa que esteve recentemente na Itália.

O oitavo caso foi confirmado pelas autoridades de saúde da Comunidade Valenciana, no leste da Espanha. Trata-se de um homem que foi ao hospital em Vilarreal com sintomas compatíveis com a doença. Este seria o único dos casos confirmados não relacionado com o surto detectado no norte da Itália.

Esses registros se juntam aos da semana passada no país: um alemão que viajou para La Gomera, nas Ilhas Canárias, e um britânico em Palma de Maiorca. Ambos já foram dispensados. O contágio em todos os casos ocorreu fora da Espanha.

A Grécia confirmou nesta quarta-feira seu primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. A paciente é uma mulher de 38 anos que recentemente viajou para o norte da Itália. Ela apresenta sintomas leve e não está em situação de risco.

Este é o número de casos em outros países e territórios nesta quarta-feira:

Hong Kong: 81 casos, 2 mortes

Macau: 10 casos

Japão: 864 casos, incluindo 693 do navio cruzeiro Diamond Princess, ancorado em Yokohama, 5 mortes

Cingapura: 91 casos

Estados Unidos: 57 casos

Taiwan: 32 casos, 1 morte

Austrália: 23 casos

Malásia: 22 casos

Bahrain: 26 casos

Vietnã: 16 casos

Emirados Árabes Unidos: 13 casos

Reino Unido: 13 casos

Canadá: 11 casos

Iraque: 5 casos

Filipinas: 3 casos, 1 morte

Índia: 3 casos

Rússia: 2 casos

Israel: 2 casos

Omã: 2 casos

Croácia: 2 casos

Áustria: 2 casos

Líbano: 1 caso

Bélgica: 1 caso

Nepal: 1 caso

Sri Lanka: 1 caso

Suécia: 1 caso

Cambodja: 1 caso

Finlândia: 1 caso

Egito: 1 caso

Argélia: 1 caso

Afeganistão: 1 caso

Suíça: 1 caso

Deutsche Welle é uma emissora da Alemanha que produz jornalismo em 30 idiomas.



Contraprova confirma primeira ocorrência de infecção por coronavírus do Brasil

Pastor americano diz que Deus enviou o coronavírus para 'eliminar' pecadores

Saiba como se proteger do coronavírus

Ministro diz que Indonésia não tem caso de coronavírus 'por causa do poder das orações'




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias