Pular para o conteúdo principal

Não há como negar que astrologia e racismo usam o mesmo padrão de crenças

Astrologia e racismo julgam as
pessoas com base em fatores
fora do controle delas

por Benjamin Radford
para Center For Inquiry

Existem muitas objeções científicas e céticas à astrologia, incluindo o fato de que as constelações mudaram desde que a astrologia foi criada.

Muitos testes do mundo real falharam em encontrar padrões estatisticamente significativos na vida de pessoas nascidas sob certos signos do zodíaco.

Há ainda muitas versões da astrologia e cada uma delas tem adeptos fervorosos, apesar de existirem contradições entre elas.

Mas o que pode ser ainda mais perturbador é a grande semelhança entre astrologia e racismo.

A premissa básica da astrologia é que as pessoas que nasceram em determinados momentos e lugares compartilham características de personalidade específicas e distintas.

Dizem que librianos como eu, por exemplo, são diplomáticos, refinados, idealistas e sociáveis; câncer é emocional, sensível e doméstico; os nascidos sob o signo de Touro são teimosos, analíticos e metódicos, e assim por diante.

Centenas de milhões de pessoas leem seus horóscopos diários, ou pelo menos sabem alguma coisa sobre seus signos solares.

Astrologia e racismo compartilham muitas das mesmas ideias.

Por um lado, nos dois casos, uma pessoa está sendo julgada por fatores fora de seu controle.

Assim como uma pessoa não tem controle sobre sua raça ou cor da pele, também não tem controle sobre quando e onde nasceu.


Tanto a astrologia quanto os estereótipos raciais são baseados em uma estrutura de crença que basicamente diz: “Mesmo sem conhecê-lo, acredito em algo a seu respeito: posso esperar esse tipo de comportamento ou característica (teimosia, preguiça, arrogância, etc.) dos membros desse grupo específico de pessoas (judeus, negros, aries, peixes, etc.) "

Quando um astrólogo descobre o signo de alguém, ele traz para essa experiência uma lista pré-existente de suposições (preconceitos) sobre o comportamento, a personalidade e o caráter dessa pessoa.

Nos dois casos, os preconceitos farão com que as pessoas procurem e confirmem suas expectativas.

Os racistas procurarão exemplos de características e comportamentos nos grupos de que não gostam, e os astrólogos buscarão os traços de personalidade que acreditam que a pessoa exibirá.

Como as pessoas têm personalidades complexas (todos somos preguiçosas algumas vezes, teimosos em outras, etc.), racistas e astrólogos encontrarão evidências que confirmam suas crenças.

Como Carl Sagan escreveu: “É como racismo ou sexismo: você tem doze conjuntos de características e, quando alguém se torna membro desse grupo, ele é encaixado em um deles, e isso poupa o esforça de conhecê-lo individualmente”.

A astrologia tem sido usada há muito tempo para discriminar as pessoas.

De acordo com uma lista de empregos em Wuhan, na China, uma empresa de treinamento de idiomas procurou candidatos qualificados — desde que não fossem de escorpiões ou virgens.

Xia, Um porta-voz da empresa, afirmou que, em sua experiência, escorpião e virgem são frequentemente "mal-humorados e críticos".

Xia disse: "Contratei pessoas com esses dois signos antes, e eles gostavam de brigar com colegas e não eram produtivos por muito tempo".

A empresa preferia candidatos que fossem dos signos de capricórnio, libras e peixes. Para alguns, pode parecer uma piada de mau gosto, mas não é engraçado para candidatos qualificados, desesperados por um emprego que se afastam por causa da credibilidade da empresa em astrologia.

Em 2009, uma companhia de seguros austríaca anunciou: "Estamos procurando pessoas com mais de 20 anos para empregos de meio período em vendas e administração com os seguintes signos: capricórnio, touro, aquário, aries e leão".

É claro que os astrólogos não são necessariamente racistas. Mas os sistemas de crenças subjacentes a ambos os pontos de vista são idênticos: prejudicar os indivíduos com base em crenças gerais sobre um grupo.

Se não assumimos que os afro-americanos são preguiçosos, os árabes são terroristas ou os asiáticos são gênios escolásticos, por que assumiríamos que os cânceres são emocionais, os aries nascem líderes ou os geminianos são otimistas não conformistas?

As pessoas devem ser julgadas como únicas, não com base em que grupo arbitrário a que pertencem.

Parafraseando Martin Luther King Jr., uma pessoa deve ser julgada não pela cor de sua pele — nem pela data e hora de seu nascimento — mas pelo conteúdo de seu caráter.

Escrevi sobre isso Discovery News em 2011 e causou alvoroço.  Grou um novo recorde para o número de comentários.

Os astrólogos, como é possível imaginar, também não ficaram felizes comigo, porque atingi direto o nervo exposto.

De qualquer forma, não importa o que se diga, porque o fato inegável é que há paralelos entre o racismo e a astrologia.



Ex-astróloga adverte que a astrologia pode causar danos

Astrologia persiste porque se tornou em superstição tolerada

Com 3.500 anos, astrologia é a mais antiga pseudociência

Adeptos de pseudociências danificam sua racionalidade




Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...