INSTITUTO DE MARCAS TINHA IMPEDIDO O USO DA ESTAMPA POR CAUSA DE UMA LENDA |
O Tribunal Administrativo Federal de St. Gallen, na Suíça, decidiu que o fabricante de licores Jägermeister pode usar em outros produtos o seu tradicional logotipo com um veado em cujos chifres há uma cruz brilhante, porque não se trata de uma ofensa aos cristãos.
Criada na Alemanha, a fábrica de licor existe desde 1934 e sempre usou o mesmo logotipo e mistura de ervas, com igual formato de garrafa na cor verde.
Mais recentemente, quando a Jägermeister resolveu fabricar outros produtos, o Instituto Federal Suíço de Propriedade Intelectual a impediu de usar o logotipo porque a sua origem religiosa poderia ofender os cristãos.
O Tribunal, contudo, autorizou a empresa a usar a estampa para qualquer finalidade por entender que a história do surgimento do simbólico se perdeu no tempo.
O logotipo se inspirou na lenda segundo a qual o duque Hubertus (ou Hubert), nascido por volta de 650, resolveu caçar um magnífico cervo em vez de ir à missa.
Durante a perseguição, o animal parou e disse:
“Hubert, se você não adorar o Senhor, tendo uma vida santa, logo descerá ao inferno”.
Entre os chifres, o duque viu o que lhe pareceu ser uma cruz.
Hubert se tornou santo padroeiro dos caçadores, e "jägermeister" significa “mestre caçador”.
O mais surpreendente dessa história não é um animal ter feito uma pregação cristã a um caçador, mas haver um instituto de registro de marcas preocupado com a possibilidade de cristãos se ofenderem com veado falante.
LOGO DO LICOR PODERÁ SER USADO AGORA EM PRODUTOS COMO COSMÉTICOS E ELETRÔNICOS |
Com informação dos sites Swissinfo e Joe e outras fontes, com foto de divulgação.
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