Pular para o conteúdo principal

Bispos australianos pressionam fiéis a recusarem vacina contra Covid-19 por motivo ético

Três bispos australianos estão encorajando os cristãos a recusarem vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas a partir de linhagens celulares extraídas de fetos abortados.

O bispo católico Anthony Fisher, o arcebispo anglicano Glenn Davies e o arcebispo ortodoxo grego Makarios Griniezakis subscreveram uma carta ao governo para que os cristãos tenham como optar por uma vacina que esteja de acordo com os princípios éticos da religião.

Os três líderes religiosos têm sido criticados pela comunidade científica porque as mortes no mundo causadas pelo novo coronavírus se aproximam de 1 milhão e detê-las também é um princípio moral, só que de uma enorme grandeza.

O governo australiano assinou um acordo com o laboratório britânico Astra-Zeneca, que, em parceria com a Universidade de Oxford, está desenvolvimento uma vacina contra a Covid-19.

Já na fase final dos testes, inclusive no Brasil, a vacina, como outras, usa linhagens celulares de fetos.

“É no melhor do interesse comunitário que a vacinação seja tomada amplamente e que essa doença mortífera seja derrotada. Melhor alcançaremos esses objetivos se as vacinas disponíveis não implicarem um dilema ético”, escreveu Fischer no Facebook, ao explicar por que mandou a carta a Scott Morrison, o primeiro-ministro.

Robert Booy, professor de vacinologia da Universidade de Sydney, teme que os religiosos ajudem a fortalecer os movimentos antivacinas, que em alguns países já estão se articulando no caso da Covid-19.

Ele disse estranhar a manifestação dos bispos, porque as vacinas têm sido desenvolvidas com linhagens de células com fetos abortados há cinquenta anos, salvando milhões de vida, e nunca houve oposição de grupos cristãos. Até porque, acrescentou, "é grande a distância entre a linha celular e a vacina final".

Vacinas contra rubéola, hepatite A e catapora, por exemplo, foram desenvolvidas com esse método científico.

“Células-tronco fetais podem passar por um número grande de replicações, diferentemente como ocorre com as células humanas adultas. Assim, para a fabricação de vacinas, o vírus precisa crescer dentro da célula multiplicada e então ser colhido. Em seguida, retira-se o elemento humano, todos os vestígios de DNA, e há uma purificação para que semente fique o elemento viral.”

Peter Doherty, professor de imunologia e ganhador do Prêmio Nobel, afirmou que a fabricação de vacina pela linhagem celular não apresenta nenhum problema, cientificamente.

Disse que Fisher pode dizer o que quiser e que é um direito dos cientistas não dar importância para a pregação do bispo católico.

O médico Nick Coatsworth, do Departamento de Saúde do Governo, afirmou que tem acompanhado as preocupações de religiosos em relação à vacina, mas, acrescentou, a realidade é que o uso de culturas celulares é o fundamental para a obtenção de novos medicamentos.

“A célula humana é realmente parte importante do desenvolvimento das vacinas. Há regulamentos éticos para o uso de quaisquer células humanas, em especial células fetais”, disse.

“A pesquisa da Universidade de Oxford é extremamente profissional, é uma das principais universidades do mundo. Portanto, podemos acreditar que a forma como a vacina foi produzida segue os mais altos padrões éticos internacionais.”

1 milhão de mortes, e
religiosos estão
preocupados com
supostos "princípios
morais" da vacina.

Com informação de Elias Visontay, do The Guardian, e de outras fontes.
       


Comentários

Psiquê disse…
Se as 1 milhão de mortes forem as mortes de 1 milhão de Cristãos, isto é bom para os satanistas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Santuários europeus escondem mosaicos de padre abusador. Aparecida, não. É constrangedor

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...