Pular para o conteúdo principal

Testemunhas de Jeová vão a julgamento na Bélgica por incitarem ódio a ex-fiéis

A Justiça Criminal da cidade de Ghent (ou Gante), da Bélgica, começa a julgar no dia 16 de fevereiro as Testemunhas de Jeová sob a acusação da promotoria pública de discriminação a ex-fiéis e a grupos e por incitar ódio ou violência.

No caso de condenação, haverá um precedente que poderá influenciar tribunais de outros países, porque em todo o mundo há reclamação de ex-seguidores de que a religião incentiva que sejam colocados no ostracismo, até mesmo por parte de familiares, como pais e filhos.

A Justiça de Ghent foi acionada por Patrick Haek, que foi ancião (pastor) por 35 anos. A investigação do caso durou cinco anos.

Haek diz ter sido expulso por denunciar na congregação um abuso sexual, que não foi levado ao conhecimento das autoridades.

Desde então ele passou a ser considerado como se não existisse.

“Dos níveis mais altos da organização vem a ordem de que ninguém tem permissão para falar com você, nem mesmo sua própria família. Eles declaram que essa pessoa deve ser evitada porque tem uma doença mental contagiosa”, diz.

Outros ex-fiéis se juntaram a Haek na acusação, como Cecile Temmerman. Ela afirma conhecer centenas de membros da religião e que eles a visitam com frequência, até que fosse expulsa.

“De um dia para o outro, todos viraram as costas para mim. Em uma reunião, todos foram avisados ​​de que a minha família estava nas mãos de Satanás”, diz.

“Eu literalmente não tinha mais ninguém na minha vida. As Testemunhas de Jeová certificam-se de que você não tenha nenhum contato social fora da organização, incluindo a família. Mesmo meu melhor amigo não quis falar mais comigo. Afundei em depressão.”

Ao menos na Bélgica, é a primeira vez que as TJs são levadas a um tribunal criminal, não civil.

Haeck levanta uma questão: “Como é possível que uma comunidade religiosa cometa um crime sob o pretexto da liberdade de religião?”

Confiante na condenação, ele espera que o julgamento sirva como um alerta não só para as Testemunhas de Jeová, mas para todos os grupos de fundamentalistas religiosos.

"Há uma separação estrita entre Igreja e Estado. Agora que há mais atenção sendo dada ao extremismo religioso, temos que nos perguntar onde traçamos a linha, em que ponto o estado deve se envolver para acabar com injustiças.”




Comentários

Talita disse…
Gostaria de fazer uma ressalva em base na denúncia do ancião Patrick, pois ele está correto em denunciar um abuso sexual, esse ato grotesco jamais deve ficar em pune. Isso em qualquer religião. Não pertenço a religião TJ, mas também sei que eles excluem alguém do meio cotidiano deles, baseado no livro de Lucas 15: 11-32 Filho pródigo. É feito a desassociação caso o TJ batizado conhecedor das leis que se "intitulam" na palavra de Jeová não as sigam fielmente. Por exemplo, uma pessoa casada não pode mais se relacionar intimamente com outra até se casar novamente, tido como fornicação. Mas isso não é apenas as TJ que fazem, outras religiões também não aceitam a fornicação, porém não os excluem do seu convívio cotidiano, ai está a diferença.
Acredito apenas não ser verdade a questão que ele cita “ Eles declaram que essa pessoa deve ser evitada porque tem uma doença mental contagiosa”, diz. Na realidade eles alegam que, a desassociação se deve a algo relacionado a algo do tipo que vai de desencontro com o que eles acreditam na organização.
Paulo Lopes disse…
Talita, para sua informação: a revista das Testemunhas de Jeová na Grã-Bretanha, edição de julho de 2011, diz com todas as palavras que os ex-fiéis são doentes mentais contagiosos. Leia este link: https://www.paulopes.com.br/2011/09/revista-das-testemunhas-de-jeova-diz.html
Emerson Santos disse…
Ai chega um TJegue aqui dizendo "Ainnnn ... isso eh mentira ... qdo o sujeito sai da seita de malucos .. nao quer dizer que a familia tem que se afastar dele" .. Claro ... Com certeza isso
eh o que acontece , como na Belgica !!! .. Agora TJeguezinho ... Que ja cumpriu com sua cota de face palm .. pode ir embora.
Anônimo disse…
Passou da hora de banir essa seita destruidora de famílias daqui do Brasil também.
K disse…
As Testemunhas de Jeová a incitar ódio? Só pode ser uma piada. É fácil perceber quem incita ódio. Não é, senhor Paulopes? ;)
K disse…
A questão da desassociação já foi levada aos supremos tribunais de vários países, tais como Argentina, Hungria, Irlanda, Itália, Peru, Polónia e Estados Unidos. Todos decidiram a favor das Testemunhas de Jeová. De facto, segundo os princípios da democracia, cabe a cada religião decidir quem se qualifica como membro. De qualquer forma, quem se torna Testemunha de Jeová sabe antecipadamente o que lhe vai acontecer caso abandone a sua fé. Logo, quando abandona, está a colher aquilo que ele próprio semeou.
Emerson Santos disse…
Isso eu concordo com você ... se eu vou numa boca de fumo na favela .. posso muito bem esperar que ocorra um tiroteio ... Mas o que deixa a gente boquiaberto com essa turma de lunáticos é sua hipocrisia .. OK OK ... vc antes de entrar já sabia .. Mas veja só .. essa gente vive na lua ??não sai na rua pra comprar coisas??? Não negocia ou trabalha junto de pessoas não TJ ? Nao convivem em escolas etc ??? Ai só porque o sujeito sai ... passa a ser um proscrito ??? E outra .. o dels fantasioso deles não fala que existe o tal do "livre arbítrio" ? Eu entrei .. agora quero sair ... "OK ... se mudar de ideia vc sempre será benvindo" ... Isso é livre arbítrio ... E se eles não respeitam o principio mais defendido pelos cristãos .. então não podemos chama-los de cristãos... mas de seita de malucos ...
Deveria esturar mais antes de dizer besteiras.
A quase totalidade das religiões prega o "amor", sim, mas mero apelo sentimentalista, sem racionalidade. Logo carregado de valores dos respectivos ideais CRÉDULOS. Somente hétero-cis, ateu nem pensar etc.
Hubert disse…
Talita- Nas próprias publicações da Organização ela se condena afirmando que é para manter Sigilio absoluto referente aos casos de PEDOFILIA.
O nome de quaisquer molestadores de que essa pessoa se “lembre” devem ser mantidos em sigilo absoluto.
Se o acusado negar a culpa, os anciãos deverão explicar a quem fez a acusação que nada mais poderá ser feito em termos judicativos. E a congregação continuará a considerar o acusado como inocente.
w95 1/11 pág. 28-29 - Consolo para o “espírito abatido”
Hubert disse…
K .4 de fevereiro de 2021 22:39
VEJA SERÁ QUE ESSE ENSINO VEM DE DEUS?
“Um simples ‘Oi’ dito a alguém pode ser o primeiro passo para uma conversa ou mesmo para amizade. Queremos dar este primeiro passo com alguém desassociado?
A Organização Ainda afirmam atraves de suas publicações prepara Congresso com o Tema: "O Amor nunca acaba"
SENTINELA- w81 15/12 pp. 21- PARAGRAFO 23
https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1981688

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...