Pular para o conteúdo principal

Associação Humanista Americana retira prêmio de Dawkins por ele questionar pessoas trans

A Associação Humanista Americana retirou o prêmio Humanista do Ano que concedeu em 1996 a Richard Dawkins por ele ter feito afirmações “para rebaixar grupos marginalizados” usando “o disfarce de discurso científico”.

A “grupos marginalizados” a associação se refere a pessoas trans sobre as quais o biólogo evolucionista britânico tem feito questionamentos nos últimos anos na rede social.

Dawkins é um destacado militante ateísta e cientista de renome, autor do livro "O Gene Egoísta", entre outros.

Um dos referidos questionamentos de Dawkins é este: “Alguns homens optam por se identificar como mulheres, e algumas mulheres optam por se identificar como homens. Você será vilipendiado se negar que eles são literalmente o que se identificam. A discutir."

Fortemente criticado, o biólogo respondeu: “Não pretendo menosprezar as pessoas trans. Vejo que minha pergunta acadêmica 'Discutir' foi mal interpretada e deploro isso. Também não era minha intenção me aliar de forma alguma aos fanáticos republicanos nos EUA que agora exploram essa questão”.

Dawkins, contudo, continuou sob críticas, inclusive por ateus, porque ele permanece abordando as pessoas trans a partir da perspectiva biológica, na mesma linha do que escreveu em outubro de 2015 no Twitter:

“Mulher trans é mulher? Puramente semântico. Se você definir por cromossomos, não. Se por autoidentificação, sim. Eu a chamo de "ela" por cortesia.”

Ao defender a retirada do prêmio, Alison Gill, vice-presidente de assuntos jurídicos e políticos da Ateus Americanos, comentou: “Como mulher trans, espero que o professor Dawkins trate este assunto com maior compreensão e respeito no futuro”.

Comentários

Afonso Guedes disse…
Não vi nada de agressivo ou desabonador nos comentários do cientista .
Carlos Ferreira disse…
Estamos todos reféns do politicamente correto. É óbvio que mulher e homem trans não o são sob o ponto de vista biológico. O ideologismo quer que as pessoas digam que o sol é quadrado, mas quem não se rende é "cancelado" em nome de uma inclusão social semântica, para não dizer inútil. Não digo que não devamos aceitar as pessoas trans, ou os homossexuais. Sim, devemos aceitá-los em caráter de equivalência humana na questão de direitos, deveres e oportunidades. Mas, daí a dizer que são o que não são vai uma larga distância.
Leandro Bueno disse…
Não sabia que até nesta associação de ateus, existe lobby LGBT. Rolou a famosa CULTURA DO CANCELAMENTO, bem típica do pensamento da esquerda. O que eu sei é que a tal teoria de gênero é uma mera construção acadêmica. De ciência, não tem nada.
Anônimo disse…
É aquilo, né? Ninguém pode endeusar ninguém, todos cometem erros. Vale lembrar que Dawkins não é neurocientista, portanto pode não ter aprofundamento na área o suficiente pra saber que a neurociência explica a existência de pessoas trans. Recomendo aos leitores fluentes em inglês que pesquisem no PubMed os estudos da neurocientista Julie Bakker e outros estudos mostrando evidencias neurobiológicas para a transexualidade.
Emerson Santos disse…
Ser ateu é nao acreditar em deuses ou coisas do sobrenatural ... so isso .. se o cara tem 2 pi**kas ... 4 buce**as ... ou ambos .. isso nao pertence ao ateismo .... como humanistas temos apenas que respeitar apenas isso ... Certos advogados idiotas podem achar que todos pensam igual .. mas tenho o prazer de demonstrar o contrario ...
Anônimo disse…
Até parece que um homem iria optar por ser mulher por pura diversão, não conheço ninguém que fica trocando de gênero várias vezes por lazer ou pra entrar em banheiros de mulheres como acreditam alguns conservadores alienados. O corpo pode ser de homem, mas se ele se identifica como mulher, significa uma tendência genética, a neurociência explica e a disforia de gênero é reconhecida pela ciência, podendo inclusive fazer a troca de gênero no SUS, no caso de ser brasileiro(a).
Anônimo disse…
Então a Neurociência está errada em reconhecer a disforia de gênero?
Anônimo disse…
Reveja seus conceitos.
Anônimo disse…
Biologia não é só o corpo humano, o cérebro também é biológico e a neurociência reconhece tanto a disforia de gênero, quanto a intersexualidade.
"Lobby LGBT"? Apenas questão de coerência. garanto se fosse em relação aos (vitimistas) negros, haveria o maior fuzoê e seria logo admitido o preconceito. Mas quando é LGBTs, muitos reclamam e acham ser "liberdade de manifestação", demonstrando quem DE FATO é muito mais preconceituado...
Sobre transgêneros, para saber mais:
-- "Achou que homens são XY e mulheres são XX, apenas? Ciência tem uma informaçãozinha pra você" em
https://ceticismo.net/2019/01/15/achou-que-homens-sao-xy-e-mulheres-sao-xx-apenas-ciencia-tem-uma-informacaozinha-pra-voce/
-- "Pare de usar a pseudociência para justificar a transfobia" em
https://universoracionalista.org/pare-de-usar-a-ciencia-ruim-para-justificar-a-transfobia/
Anônimo disse…
quando você discorda é acuado, chantageado e cancelado. Assim é fácil ter a comunidade científica apoiando. O cara não fez julgamento de valor, ele apenas fez questionamentos sinceros.
Enrolou com "ideologismos" para justificar sua intolerância aos LGBTs, em partricular as pessoas transgêneras. Só lembrou em parte, nas questões legais. Dito por muitos com o "nada contra, mas...".
E fatos independe de opiniões, Leis etc:
Sobre transgêneros, para saber mais:
-- "Achou que homens são XY e mulheres são XX, apenas? Ciência tem uma informaçãozinha pra você" em
https://ceticismo.net/2019/01/15/achou-que-homens-sao-xy-e-mulheres-sao-xx-apenas-ciencia-tem-uma-informacaozinha-pra-voce/
-- "Pare de usar a pseudociência para justificar a transfobia" em
https://universoracionalista.org/pare-de-usar-a-ciencia-ruim-para-justificar-a-transfobia/
Anônimo disse…
A base da ciência é questionar, mesmo o que está estabelecido pode mudar (como já mudou várias vezes). Quando isso questionar é proibido, a ciência morre... Ele não foi desrespeitoso ou agressivo, é preciso maturidade para aprender a conviver com quem pensa diferente...

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...