Pular para o conteúdo principal

Ateus criticam Associação Humanista por ter cancelado prêmio concedido a Dawkins

Ateus proeminentes criticaram duramente a AHA (Associação Humanista Americana) por ela ter retirado o prêmio Humanista do Ano 1996 concedido ao biólogo evolucionista e militante do ateísmo Richard Dawkins.

Algumas críticas fazem referência a “woke” (acordar), que é o nome de movimento de militantes pela igualdade e diversidade, mas que, para isso, tentam impor um ponto de vista único, reinterpretando ou manipulando as palavras. O movimento é tido como de extrema-esquerda, neomarxista. O termo é geralmente usado com sentido pejorativo.

O próprio Dawkins já criticou o movimento "woke" dizendo que se trata da Polícia do Pensamento da esquerda.

A escritora Ayaan Hirsi Ali, por exemplo, afirmou que a Associação Humanista deixou-se corromper pela “multidão woke” ao tomar a atitude “covarde” de tentar deslegitimar o trabalho de Dawkins, o “Humanista do Século”.

“Apesar de sua decisão descaradamente irracional [da associação], Dawkins será celebrado como a verdadeira voz da razão que ele é.”

Autor do bestseller “Deus, um Delírio” e do “O Gene Egoista”, Dawkins foi cancelado pela AHA por, segundo a associação, “rebaixar grupos marginalizados”, como as pessoas trans, usando “o disfarce de discurso científico”.

Como estudioso da biologia, Dawkins tem feito nos últimos anos, na rede social, comentários sobre as pessoas trans, causando, por vezes, polêmica pela maneira assertiva como se expressa.

Comentários como este: “Mulher trans é mulher? Puramente semântico. Se você definir por cromossomos, não. Se por autoidentificação, sim. Eu a chamo de "ela" por cortesia.”

O físico Lawrence Krauss afirmou que cancelou sua afiliação vitalícia à AHA porque a associação, com o cancelamento do título de Dawkins, mostrou que é dirigida por “indivíduos que não entendem nem valorizam o pensamento cético, o debate crítico ou o livre questionamento — as marcas do humanismo”.

O escritor e psicólogo Michael Shermer disse que a decisão da AHA foi “pura loucura”.  Trata-se, segundo ele, de uma “uma evidência tão odiosa”, que “apenas alimenta os verdadeiros fanáticos” que não sabem o significado do liberalismo.

O neurocientista Sam Harris comentou que alguém deve avisar os diretores da AHA que eles estão cometendo o suicídio de sua militância.

O professor de filosofia Peter Boghossian, autor do “Um manual para criação de ateus”, lamentou: “Outra organização ateísta caiu no vazio”.

“O movimento woke é um solvente universal que corrói e destrói tudo com o qual entra em contato”.

Michael Sherlock, ex-presidente da American Atheists, disse que o cancelamento do prêmio de Dawkins é “um grande exemplo de como o movimento humanista/ateísta se tornou insanamente autoritário e irrelevante”.

“Os #woke retardaram o movimento [humanista], transformando-o em uma ortodoxia secular de opiniões hiper-policiadas”, acrescentou.

Steven Pinker e Rebecca Goldstein, também ganhadores do prêmio Humanista do Ano, escreveram ao AHA uma carta aberta afirmando que Dawkins não defendeu a discriminação ou marginalização de qualquer minoria.
 
Afirmam que a associação deveria expor suas objeções, em vez de “procurar punir, desonrar ou humilhar um escritor” de reconhecimento entre os humanistas.

O filantropo Todd Stiefel anunciou que deixará de fazer doações à AHA e às entidades ligadas à associação.  Para ele, o cancelamento de Darkins envergonha todo o movimento secular.

Ele comparou a AHA a uma religião que queima herege que se recusa a aceitar os seus dogmas.

> Com informação do Twitter e de outras fontes e foto de divulgação.

Richard Dawkins afirma que psicanálise não é ciência







Comentários

Marco Antonio F disse…
Correto! Ateísmo não significa homossexualismo!
Anônimo disse…
A Associação Humanista está certa, quem se declara humanista não pode ser contra trans.
Anônimo disse…
Mas humanismo significa humanismo. Portanto preconceituosos de qualquer tipo, sejam ateus ou não, tem que ficar de fora.
Anônimo disse…
Dawkins não se declarou contra as pessoas trans. Como biólogo e como livre-pensador, apenas chamou a atenção que, não se examina os XX e XY, só há masculino e feminino.
Anônimo disse…
A ciência reconhece a muito tempo o intersexo, a neurociência reconhece a existência de gêneros fluídos. Portanto, interpretar apenas uma ciência (biologia) e ignorar as outras áreas científicas, é o mesmo que acreditar em criacionismo.
FACS disse…
Alguem sabe dizer porque mesmo antes da Pandemia o RICHARD DAWKINS

despapareceu do mapa , nunca vi mais entrevistas , vídeos , absolutamente nada dele ???
Anônimo disse…
A explicação é que você está mal informado.

Seguem alguns links de 2019 — antes, portanto, da pandemia — que se referem a Dawkins:

https://www.paulopes.com.br/2021/01/defensor-da-ciencia-e-estado-laico.html

https://www.paulopes.com.br/2019/07/dawkins-livro-crianca.html

https://www.paulopes.com.br/2019/09/jesus-contador-de-historias.html

https://www.paulopes.com.br/2019/03/deus-delirio-em-arabe.html

Um dos links informa que Dawkins é o cientista de maior prestígio no Twitter do Brasil.

Nada mal para um cientista "desaparecido".
DINIZ KLEIN disse…
A grande verdade é que grande parte do ateísmo deixou de acreditar em Deus, mas ainda bebe da mesma moral que a crentagem legou ao mundo, por isso é mais fácil um radical anti-gay ser ateu que ser religioso, pois o religioso vê ao menos o dever de caridade cristã, apesar de ver como pecado, já o ateu é absolutista em sua negação e contrariedade, sentimentos sequíssimos, solidariedade que se houver é por mero capricho, a filosofia mesma é da morte de tudo o que não coadune com o absolutismo negacionista do outro pregado pela pan-seita ateísta. O ateísmo tal qual essas seitas nega a si mesmas, pois a própria Ciência não sabe o limite do próprio conhecimento que julga ter.
Demonstrou total desconhecimento do assunto. Além do termo inadequado, o assunto era em relação às pessoas transgêneras, não de orientação afeto-sexual.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa