Pular para o conteúdo principal

Contar o número de deuses é difícil porque são muitos, dezenas de milhares, milhões

Os cristãos afirmam que o seu deus criou todos e tudo. Mas foram os homens que criaram o deus cristão e milhares de outros


JAMES A. HAUGHT
jornalista
Freedom From Religion Foundation

“O homem está, de certo, totalmente louco; ele não pode fazer um verme, mas faz deuses às dúzias.” — Michel de Montaigne (1533-1592), criador do ensaio.

Mas Montaigne foi modesto demais. Em vez de dezenas, a imaginação humana criou milhares — até dezenas de milhares — de deuses.

Os antigos Vedas sânscritos do hinduísmo, escritos por volta de 1200 a.C, declararam que existem 33 deuses. Mas Upanishads [parte das escrituras hindus] posteriores, por volta de 700 a.C, dizem que o número é 330 milhões. Os nomes são conhecidos por apenas algumas centenas de divindades hindus.

O erudito Gerald Larue listou mais de 100 deuses da antiga Suméria, Mesopotâmia, Phonecia, Assíria, Grécia, Roma e outras culturas primitivas. Ele também disse que o Egito tinha 80 diferentes divindades. Os deuses nórdicos também eram múltiplos. Todos eles desapareceram.

Astecas, incas e maias nas Américas, um milênio atrás, tinham uma impressionante variedade de deuses invisíveis, incluindo uma serpente emplumada mágica, a quem milhares de pessoas foram sacrificadas. Vários deuses celtas também exigiam sacrifício humano.

O número de deuses adorados, ou que foram, é muito grande para ser contado. O Library Journal comentou: “Os deuses do Haiti, por exemplo, são descritos como tendo mais de 10.000, e há pelo menos a mesma quantidade de deuses japoneses e chineses.”

Deuses egípcios

Até a Bíblia expressa perplexidade sobre a criação de deuses. II Reis 17:29 pergunta: “Como cada nação fez seus próprios deuses?” E acrescenta: “Os Sefarvitas queimaram seus filhos no fogo em Adrammeleque e Anameleque, os deuses de Sefarvaim”.

Quando os humanos desenvolveram cérebros grandes, eles adquiriram a habilidade de imaginar uma grande variedade de espíritos invisíveis.

Em todas as culturas pré-históricas, surgiu uma classe de sacerdotes, assumindo um enorme poder, alegando apaziguar e invocar deuses invisíveis. Os padres ganharam status privilegiado e viviam no luxo, dominando sobre os servos comuns.

Um relatório sobre o Egito Antigo diz: “Trinta e dois séculos atrás, durante o reinado de Ramsés III, o grande templo egípcio do deus supremo Amon-Re — suposto criador do mundo e pai do faraó — possuía 420.000 cabeças de gado, 65 aldeias, 83 navios, 433 pomares, vastas terras agrícolas e 81.000 trabalhadores, todos obedecendo aos sacerdotes principais.”

O que havia era uma trapaça deliberada? Voltaire disse: “O primeiro divino foi o primeiro trapaceiro que conheceu o primeiro tolo.” Mas ninguém pode provar motivos ocultos.

   Deuses gregos

Contar o número de deuses é difícil. O cristianismo supostamente tem três — pai, filho e Espírito Santo —, mas e quanto a Satanás? Ele é um deus? E a Virgem Maria? Se ela paira sobre a humanidade, aparecendo milagrosamente para os fiéis, isso não a torna um espírito sobrenatural? E quanto aos anjos e demônios e às “hostes celestiais”? E quanto aos santos, a quem os católicos oram? Se existem e recebem orações, eles devem ser personagens sobrenaturais.

A Igreja Católica reverencia cerca de 11.000 santos, todos canonizados sob alegada evidência de milagres. Se todos os 11.000 permanecerem hoje no mundo espiritual respondendo às orações, eles serão 11.000 semideuses?

Se você for mentalmente honesto, poderá ver uma resposta simples: O número de deuses e espíritos invisíveis é zero porque são invenções da imaginação.

> James A. Haught é jornalista e membro da FFRF (Freedom From Religion Foundation), organização sem fins lucrativos que se dedica à defesa da separação entre o Estado e a Igreja.




Comentários

Unknown disse…
Não me canso de ler as matérias desse site e ainda não achei um texto para discordar.
Sou ateu convicto , mas no trabalho tenho que me passar por cristão. Meu chefe é fanático religioso bolsonarista.
Tenho que engolir sapo para não perder o emprego e concordar com as crenças dele.
Anônimo disse…
Acrescentem mais um, tem o Ademir da Guia - O divino.
Emerson Santos disse…
Esse aí deve ter virado chefe por qualquer motivo ... inteligência não deve ter sido um deles
Linda Ronald disse…
Nunca pensei que seria herpes negativo de novo depois de ser diagnosticado por 4 anos, já tentei de tudo na minha vida de um médico para outro, de um hospital para outro, série de exames, diferentes tipos de medicamentos, já havia perdido a esperança até que me deparei com os depoimentos online do Grande Dr. Riaria, um especialista em fitoterapia da África, contatei-o através de seu e-mail e o número que recebi de uma das muitas testemunhas, e ele preparou um fitoterápico herpes para mim que tomei por semanas e agora estou completamente curado. Tenho ido a diferentes hospitais para fazer exames para ter certeza absoluta, e todos os meus resultados são negativos. Quero usar este meio para expressar minha gratidão a ele por salvar minha vida e me curar do vírus do herpes, por tirar todas as minhas dores e tristezas. Estou muito grato e muito feliz por ser negativo para herpes. Continuarei contando todas as boas novas do seu ótimo trabalho, se você tiver o vírus do herpes ou outra doença entre em contato conosco agora mesmo através de: drriaria@gmail.com ou no WhatsApp pelo telefone +2349134987375.
https://web.facebook.com/Dr-Riaria-Herbal-Home-102467701992890
Linda Ronald disse…
Nunca pensei que seria herpes negativo novamente depois de 4 anos de diagnóstico, já tentei de tudo na vida de um médico para outro, de um hospital para outro, série de exames, diferentes tipos de medicamentos, já tinha perdido as esperanças até Eu conheci os testemunhos online do Grande Dr. Riaria, um especialista em medicamentos fitoterápicos da África, entrei em contato com ele através de seu e-mail e número que recebi de um dos muitos testificadores, e ele preparou medicamentos fitoterápicos de herpes para mim que tomei por semanas e agora estou completamente curado. Tenho ido a diferentes hospitais para exames para ter certeza absoluta, e todos os meus resultados são negativos. Quero usar este meio para expressar minha gratidão a ele por salvar minha vida e me curar do vírus do herpes, por tirar todas as minhas dores e tristezas. Estou realmente grato e estou tão feliz que agora sou herpes negativo. Continuarei contando a todos as boas novas de seus grandes trabalhos, se você tiver o vírus do herpes ou outra doença entre em contato agora através de: drriaria@gmail.com ou WhatsApp ele no +2349134987375.
https://web.facebook.com/Dr-Riaria-Herbal-Home-102467701992890
Anônimo disse…
Sinto por sua condição. Já passei por isso. Temos que nos esconder para
ter o básico de dignidade. Você realmente é uma pessoa forte, aguentar isso ...
betoquintas disse…
A linguagem é também uma invenção de nossa imaginação. Também é difícil contar o número de linguagens. Milhares delas deixaram de existir. Então, pelo "raciocínio", nós devemos acabar com a linguagem?

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Líder religioso confirma que atirador foi da Testemunhas de Jeová

O superintendente do Circuito Rio de Janeiro-07 da Testemunhas de Jeová, Antônio Marcos Oliveira, confirmou ao UOL que Wellington Menezes de Oliveira, o atirador do Realengo, frequentou um templo da religião na Zona Oeste da cidade. Casa do atirador tinha publicações da TJs O líder religioso procurou minimizar esse fato ao ressaltar que Wellington foi seguidor da crença apenas no início de sua adolescência. Ele não disse até que ano Wellington foi um devoto. Na casa do atirador, a polícia encontrou várias publicações editadas pela religião. (foto) Essa foi a primeira manifestação da TJs desde que Wellington invadiu no dia 7 de abril uma escola e matou 12 estudantes e ferindo outros. Oliveira fez as declarações em resposta a um ex-TJ (e suposto amigo do atirador) ouvido pelo UOL. Segundo esse ex-fiel, Wellington se manteve na religião até 2008. Por essa versão, Wellington, que estava com 23 anos, permaneceu na crença até os 20 anos. Ou seja, já era adulto, e não um pré-ad

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Valdemiro pede 10% do salário que os fiéis gostariam de ter

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

Jornalista defende liberdade de expressão de clérigo e skinhead

Título original: Uma questão de hombridade por Hélio Schwartsman para Folha "Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos"  Disputas eleitorais parecem roubar a hombridade dos candidatos. Se Fernando Haddad e José Serra fossem um pouco mais destemidos e não tivessem transformado a busca por munição contra o adversário em prioridade absoluta de suas campanhas, estariam ambos defendendo a necessidade do kit anti-homofobia, como aliás fizeram quando estavam longe dos holofotes sufragísticos, desempenhando funções executivas. Não é preciso ter o dom de ler pensamentos para concluir que, nessa matéria, ambos os candidatos e seus respectivos partidos têm posições muito mais próximas um do outro do que da do pastor Silas Malafaia ou qualquer outra liderança religiosa. Não digo isso por ter aderido à onda do politicamente correto. Oponho-me a qualquer tentativa de criminalizar discursos homofóbicos. Acredito que clérigos e skinheads devem ser l

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Maioria jamais será ateia nem fiel da Iurd, diz padre Marcelo

Para Rossi, Deus não reconhece casal de gays como família O jornal Correio da Manhã, de Portugal, perguntou ao padre Marcelo Rossi (foto): - O que o assustaria mais: um Brasil que deixasse de crer em Deus ou um Brasil crente em que a Iurd fosse maioritária? A resposta foi enfática: - Não acredito que isso possa acontecer. Nunca. O Brasil não vai deixar que isso aconteça. Rossi foi evasivo ao responder se está ou não preocupado com o avanço no Brasil dos evangélicos protestantes. “Há igrejas e igrejas”, disse. “Uma coisa são as igrejas tradicionais evangélicas e outra são as seitas.” O padre foi entrevistado por Leonardo Ralha a propósito do lançamento em Portugal do seu livro 'Ágape'. Ele disse ter ficado surpreso com das vendas do livro no Brasil – mais de sete milhões de exemplares, contra a expectativa dele de um milhão. Atribuiu o sucesso do livro à sua tentativa de mostrar às pessoas um resumo dos dez mandamentos: “amar a Deus sobre todas as