Pular para o conteúdo principal

É preferível ser ateu ético a um cristão como Bolsonaro, diz o teólogo católico Boff

O teólogo Leonardo Boff lembrou uma afirmação do papa Francisco ao escrever que é preferível ser ateu ético a um cristão indiferente aos sofredores.

Como exemplo desse tipo cristão Boff citou o presidente Jair Bolsonaro, que "coloca Deus acima de tudo, mas o nega praticamente a todo momento com ódio aos negros, aos quilombolas aos indígenas, aos homoafetivos e a seus adversários políticos que os transforma não em adversários, mas em inimigos a quem se deve perseguir e difamar".

Para o teólogo, Bolsonaro "acostumou-se à mentira direta, ao fake news a ponto de nunca sabermos quando diz a verdade".


Boff escreveu que o mais grave é que Bolsonaro fala com frequência em Deus, mas não fez "um gesto de solidariedade às milhares de famílias que choram seus entes queridos, parentes e amigos", em consequência da pandemia da Covid.

"Nunca visitou um hospital para ver a dramática situação da falta de oxigênio e a morte por sufocamento de centenas de pessoas, como ocorreu em Amazonas."

> Com informação do IHU Online.

Jair Bolsonaro faz ameaça de instituir um Estado cristão



Bolsonaro é fantoche de fundamentalistas religiosos, denuncia pastor


Comentários

Anônimo disse…
Bolsonaro não é uma pessoa e sim um demônio, colocado pelos cristãos. Quem acha que Satanás será lançado pela terra por satanistas está enganado, seus apoiadores serão os cristãos, está na Bíblia.
Anônimo disse…
Pois eu sou católica apostólica romana, amo minha igreja e amo meu presidente Bolsonaro, com certeza ele é muito melhor que vocês, limpem vossas bocas para falar mal do meu Presidente Amado.
Anônimo disse…
Bolsonaro é louco.
Anônimo disse…
Muitas pessoas que votaram no Bolsonaro não repetirão o erro. Mas você merece em quem votou. Que tristeza!
Anônimo disse…
Você tá ruim da cabeça. Nem mais na China existe4 comunista.
Leandro Bueno disse…
BOFF = PETISTA. Está explicada a sua fala. É tipo de gente que busca julgar o mundo e as pessoas a partir da sua posição política.
Anônimo disse…
Não precisa ser petista pra odiar um genocida e louco
Anônimo disse…
Raciocínio binário: se não é uma coisa só pode ser outra.
Unknown disse…
Assim disse a católica apostólica diabólica da seita do terceiro reich
Anônimo disse…
Essa católica do diabo deve ser uma velhinha gagá que sonha em ser arrombada por um miliciano nazista com um saquinho de coleostomia, boa sorte!
Anônimo disse…
Pessoal, vamos variar um poquinho a leitura, sair um pouquiho na Bíblia? Indico vivamente o livro "O anticristo" de Nietzsche. Prometo que vcs cristãos vão adorar, vão se ver como num espelho. Conhecimento, minha gente, vamos ler.
"Por Que Não Sou Cristão" de Bertrand Russell.
"Deus , Um Delírio", Richard Dawkins.
"Deus Não é Grande - Como a Religião Envenena Tudo", Christopher Hitchens.
Só para citar uns.
Fora livros de Carl Sagan etc.
Bolsonaro é DE Deus mesmo. Nada com Demônio, Satan e afins.
Respostinha aos religiosos (das monoteístas, linhagem Abraâmica) de plantão, a respeito de certos personagens:
- Deus, é "O" DITADOR. Ter SERVOS, gado, ovelhinhas, cordeirinhos, camelinhos (qdo no Islã 😁 ) para ficar cultuando, adorando, louvando o ser de ego mais do que inflado. Não pensar por si próprio em muitas situações. E Deus só age por meio de ditos "porta-vozes" ou "representantes", apesar de sem nenhuma procuração etc. 😁
Aí quem vem libertar o povo...
-- Demônio, do grego "daimon", conhecimento, inteligência. Para ser capaz de discernir e se libertar da ditadura divina. Sistemas Unix e Unix-like (Linux, *BSD...) tem diversos "daimons". 😱
-- Lúcifer, do latin "lucem ferre", portador da luz, claridade. Iluminar as mentes contra as TREVAS de Deus.
-- Satan ou Satanás, do hebreu "ha-shatán", questionador, acusador, opositor. Para enfrentar a tirania divina.
-- Herege, do grego "alretikós", aquele capaz de escolher. Coisa que ditador detesta.
-- Árvore do Conhecimento, uma metáfora dos diversos ramos do conhecimento. Não se adquire sabedoria com fé, e sim conhecimento, capacidade de pensar. "Comer o fruto dela" seria "saborear" o conhecer e saber. Paralelo com o Fogo de Prometeus.
.
Lógico que tudo isso são meras simbologias, IDEAIS. Existem apenas nessa forma. E são poderosos meios de manipular o povo, via os ditos "representantes" e o pior, o esquema organizado e até a INSTITUCIONALIZAÇÃO ou igrejas. Logicamente há complementos, como no Cristianismo com o personagem principal Jesus Cristo, e invariavelmente acaba em "n" versões conforme a vertente do "Deus único e verdadeiro com Jesus Cristo autêntico, com a unção do Espírito Santo que é só um".
.
Desses "únicos" Deus, focando apenas no Cristianismo, as divergências geraram enormes conflitos e até guerras.
Um nativo estadounidense, não lembro quem, até indagou para um colonizador: "Se voces afirmam haver um único Deus, porque divergem tanto?"
.
-- 1] I Concílio de Nicéia, onde consoliou a divindade de um tal Jesus Cristo.
Mais outros 6 concílios, redefinindo etc da religião: Constantinopla I, Efésio, Calcedônia, Constantinopla II, Constantinopla III e Nicéia II, antes do Grande Cisma, Cisma do Oriente-Ocidente... Os cristãos se entendiam ma-ra-vi-lho-sa-men-te bem no "único" Deus e afins.
-- 2] Reforma Protestante, as ma-ra-vi-lho-sas Cruzadas, onde até cristãos brigavam entre si, Inquisição Católica e Inquisição Protestante, a fo-fís-si-ma Noite de São Bartolomeu...
-- 3] e etc. Conluio da ICAR com o Nazi-fascismo, o Estado do Vaticano consolidado com o Tratado de Latrão por Benito Mussolini.
No séc passado católicos vs. protestantes na Irlanda do Norte.
E inúmeros etc de ódio, preconceitos, perseguições.
E continua, o Pentecostalimso e Neopentecostalismo mais recentes e tudo de terrível continuando.
Fora mesclagens cristãs com ETs etc.
Depois surgiram vertentes divergentes "do bem", as inclusivas LGBT+, afinal, religião, Deus e afins são IDEAIS, e nestes surgem vertentes novas para se adequar aos novos tempos. E que (quase) nada fazem contra as vertentes intolerantes, bem típico de crédulos.
A História demonstra como religiões organizadas e pior, institucionalizadas e os conluios com o Estado, SEMPRE geram enormes problemas.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.