Pular para o conteúdo principal

Vítimas contam em documentário que Testemunhas de Jeová acobertam seus pedófilos

Lançado em 2021, Vice Versa: Crusaders apresenta como uma seita fundamentalista pode massacrar a vida de pessoas


Stephanie Fessler e sua família tiveram a determinação para levar adiante um processo judicial contra uma Testemunha de Jeová que abusou dela dezenas de vezes quando era adolescente, na cidade Spring Grove, no condado de York.

Inicialmente, anciãos (pastores) tentaram desencorajar os pais de Stephanie a dar queixa do abuso na polícia. Depois, tendo o caso já em tramitação na Justiça, os advogados das Testemunhas de Jeová atuaram fortemente para convencer o Tribunal que a mulher estava mentindo, que não houve abuso algum.

O cineasta Aaron Kaufman, 47, ficou sabendo da ação judicial em 2017 pela imprensa e concluiu haver 'algo de podre' no caso e o mau cheiro vinha da direção da organização.

E foi assim que ele decidiu fazer um documentário sobre as vítimas de abuso sexual por parte de integrantes das Testemunhas de Jeová e o esforço de dirigentes da igreja para encobrir seus criminosos, sem denunciá-los às autoridades.

"Como ocorreu com a Igreja Católica, as Testemunhas de Jeová optaram por proteger sua organização em vez de proteger seus paroquianos, sejam crianças ou adultos”, diz o cineasta.

Ele próprio ex-Testemunha de Jeová, Kaufman sabia da grande influência que a "seita" (palavra que faz questão de usar) exerce sobre os fiéis, a ponto de desestimular que se faça curso superior.

O que salvou Kaufman em sua adolescência das garras do fundamentalismo religioso foi sua paixão pelo cinema

"Era difícil assistir a filmes proibidos ou ouvir música popular. Tive de jogar fora várias vezes meus CDs do AC/DC. Mas eu podia ler o que queria. Postava comentários sobre um romance de Henry Miller, e as pessoas da religião não faziam ideia do que se tratava."

Ele lançou em meados de 2021 o documentário Vice Versa: Crusaders (ver abaixo), onde vítimas de abuso sexual falam de seu sofrimento, angústia e medos e como a organização religiosa se opõe contra elas, para massacrá-las, colocando familiares e amigos uns contra outros, mantendo controle total sobre os fiéis.

Kaufman teve acesso a documentos que vazaram dos arquivos da Torre de Vigia (nome jurídico das Testemunhas de Jeová) que confirmam a política de acobertamento dos predadores sexuais.

Ele descobriu que a organização mantém um banco secreto de dados com os nomes de pedófilos, para estar mais bem preparada a reagir caso a caso, se for acionada na Justiça.

O documentário procurou se concentrar em uma perversidade peculiar das Testemunhas de Jeová, que não se registra na Igreja Católica, por exemplo.

Trata-se de aceitar uma denúncia de estupro, para investigá-la, só se a vítima tiver uma testemunha ocular, como se a maioria dos predadores procurasse ter por perto alguém para reforçar a acusação.

Sem uma testemunha, diz o cineasta, as Testemunhas de Jeová não acionarão as autoridades, como também recomendam as famílias a fazerem o mesmo, de modo que a imagem da igreja fique preservado ao custo dos traumas dos abusados.

Em uma entrevista, Aaron Kaufman falou de uma época em que, mesmo distante da organização, ainda acreditava na sua seriedade e justeza de propósito.

Até que um dia ele se irritou com uma pessoa que insistia em chamar as Testemunhas de Jeová de "seita",.

A resposta do interlocutor mudou a cabeça dele: "As Testemunhas de Jeová são, sim, uma seita porque não permitem o ensino superior. Elas recomendam que você se case jovem. Elas tornam o fiel dependente do grupo. Quem abandona a religião não é a mesma coisa que sair do catolicismo. Você se sente desamparado, como um bebê, embora tenha 50 anos. A boa notícia: você está livre! A má é que você não está preparado para enfrentar o mundo exterior, não tem ferramentas para isso".

Para quem já conseguiu se libertar ou para quem pretende escapar desse fundamentalismo religioso, o Vice Versa: Crusaders é encorajador porque apresenta casos de superação. Disponível no Youtube, espera-se que alguém legende o documentário para o português.




• Saiba por que a seita Testemunhas de Jeová é um paraíso para pedófilos


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

Igreja Católica já foi perseguida de gatos Em missa para mais de dez mil fiéis e com transmissão pela TV, o padre Marcelo disse no começo de outubro de 2011 que gosta de cachorro, mas não de gato porque se trata de um bicho traiçoeiro. O padre tem três cachorro e foi mordido pelo vira-lata de sua mãe.

Russas podem pegar até 7 anos de prisão por protesto em catedral

Protesto das roqueiras Y ekaterina Samutsevich, Nadezhda  Tolokonnikova  e Maria Alyokhina durou apenas 1m52 por Juliana Sayuri para Estadão Um protesto de 1 minuto e 52 segundos no dia 21 de fevereiro [vídeo abaixo]. Por esse fato três roqueiras russas podem pagar até 7 anos de prisão. Isso porque o palco escolhido para a performance foi a Catedral de Cristo Salvador de Moscou. No altar, as garotas da banda Pussy Riot tocaram a prece punk Holy Shit , que intercala hinos religiosos com versos diabólicos como Virgin Mary, hash Putin away . Enquanto umas arranhavam nervosos riffs de guitarra, outras saltitavam, faziam o sinal da cruz e dançavam cancã como possuídas. As freiras ficaram escandalizadas. Os guardas, perdidos. Agora as rebeldes Yekaterina Samutsevich  (foto), Nadezhda Tolokonnikova (foto) e  Maria Alyokhina (foto) e  ocupam o banco dos réus no tribunal Khamovnichesky de Moscou, acusadas de vandalismo e ódio religioso. Na catedral, as...

Livro mostra o que a Bíblia tem de bizarro, hilário e perturbador

O jornalista americano David Plotz ficou surpreso ao descobrir na Bíblia que Deus tem obsessão por carecas.

Ateus de 25 cidades confirmam participação em encontro

Encontro também se destina a agnósticos e humanistas em geral Até o momento, jovens ateus, agnósticos e humanistas de 25 cidades de diferentes regiões do Brasil já confirmaram participação no 2º Encontro Nacional de Ateus. O encontro será realizado no dia 17 de fevereiro de 2013 em cada uma das cidades inscritas, sob a coordenação da SR (Sociedade Racionalista). Trata-se de uma entidade que defende os princípios do laicismo, mas não é antirreligiosa, até porque, de acordo com seu site, cultiva o pluralismo de ideias. O vídeo institucional do evento reproduz áudio de uma entrevista onde Drauzio Varella diz que os ateus hoje estão tendo a coragem de “sair do armário”. Também destaca uma famosa frase do cientista britânico Richard Dawkins segundo a qual todos são ateus em relação ao deus ou deuses dos outros. Segundo ele, a diferença em relação aos que se assumem como ateus é que estes não acreditam em deus algum. Segue a relação das cidades já confirmadas, com seus respectiv...

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...