Trata-se do segundo caso acobertamento de padre pedófilo com o envolvimento do hoje papa emérito
A assessoria do papa contesta do documento, mas não consegue desmentir os fatos relatados pelo documento da Igreja alemã.
O padre Peter H. (o jornal decidiu não divulgar o seu sobrenome) atuava nas arquidioceses de Munique e Freising, sob a administração de Ratzinger na década de 80.
Trata-se do segundo caso que vem a público de suposto acobertamento de Ratzinzer de padre predador.
Antes, em 2010, foi divulgado pelo New York Time que o sacerdote norte-americano Lawrence Murphy tinha o beneplácito de Ratzinger, embora fosse acusado de abusar de 200 crianças surdas.
Em 1996, o arcebispo Rembert G. Weakland, de Miwaukee, denunciou Murphy à Congregação para Doutrina da Fé, então presidida Ratzinger.
Oito meses depois, diante das evidências documentadas, a congregação iniciou um julgamento secreto de Murphy, mas Ratzinger mandou interrompê-lo, não se sabendo as suas alegações.
Agora, o Die Ziet, publicou um documento interno da Igreja com provas contundentes contra Ratzinger. O documento — um decreto eclesiástico da arquidiocese de Munique, de 2016 — critica clérigos de nada fazerem para impedir que Peter H. violentasse as crianças. O nome de Ratzinger é citado várias vezes.
Peter H. foi encaminhado para uma terapia com diagnóstico de transtorno de exibicionismo e pederastia, mas não foi afastado da Igreja.
Em janeiro de 1980, o papa Bento 16 encaminhou o padre Peter H. para arquidiocese de Munique e Freising. Na época, o papa dizia que as notícias sobre padres pedófilos eram exagero da imprensa.
O decreto eclesial é direito ao se referir ao papa emérito: "O então arcebispo Ratzinger estava ciente dos fatos sobre a admissão de Peter H. (...) Nem uma investigação preliminar foi iniciada, nem um procedimento criminal na igreja. Ratzinger deliberadamente renunciou a denunciar o crime."
Bento 16, um papa acusado por documento de sua própria Igreja |
> Com informação de Die Ziet e de outras fontes.
Comentários
Postar um comentário