Pular para o conteúdo principal

Onde está o 'Deus acima de todos' de Bolsonaro?

Slogan hoje teria de 'Satanás Bolsonaro acima de todos'

PAULO LOPES
jornalista

Jair Bolsonaro se elegeu presidente do Brasil com o slogan "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". O apelo religioso lhe garantiu muitos de votos.

Neste ano, o último do presidente Bolsonaro — no atual mandato e, quiça, o único —, cabem algumas perguntas, ainda que retóricas.

Onde está ou esteve o "Deus acima de todos" que permitiu a morte por Covid de mais de 600 mil brasileiros. Onde está a divindade bolsonarista que jogou minha gente no desemprego e promoveu o retorno da inflação?

Do ponto de vista de crentes, por tudo que Bolsonaro fez ou deixou de fazer, pelas desgraças que promoveu ou ajudou a patrocinar, o slogan que faz sentido agora seria este: "Brasil acima de tudo, Satanás acima de todos".

Para um ateu como eu, que não acredita no sobrenatural, o Satanás, no caso, é uma metáfora do próprio Bolsonaro. E, assim, o inferno seria o Brasil. Exagero? Para quem passa fome, não.

Bolsonaro continua o beócio de sempre, um negacionista da ciência e da democracia, mas parou de repetir que Deus está acima de tudo, intuindo que desta vez não haverá grande eleitorado que cairá em sua lábia. A rejeição a ele dos eleitores está em torno de 60%, de acordo com pesquisas.

Todos os pré-candidatos às eleições majoritárias de 2022, à direita e à esquerda, agradam os evangélicos, na pesca de votos, como se a eleição de um novo presidente ou a reeleição de Bolsonaro dependesse tão somente desse segmento da religiosos.

Até parece que o Brasil adotou um regime de governo inédito no mundo: uma teocracia democrática evangélica, algo que não faz sentido algum. 

O evangelismo (principalmente o neopentecostal) contaminou a política e vice-versa. Cada vez mais políticos se apresentam como pastores, e os pastores, como políticos. Claro, isso demonstra enorme corrosão na laicidade de Estado. Mas quem está preocupado com isso? Aparentemente, ninguém.

O curioso é não haver campanha ostensiva para obter votos dos católicos, que ainda compõem a maioria da população.

Pode-se alegar que os católicos não votam em bloco, mas os evangélicos também não, de acordo com pesquisas. Bolsonaro e Lula teriam parcelas praticamente iguais desse leitorado.

Por que então tanta enfase dos candidatos em cortejar os evangélicos?

Essa não é uma questão nova, está aí posta nos últimos anos e a cada eleição se acentua.

As consequência do protagonismo evangélico nas eleições são enormes, e a resposta à questão não é fácil e não deve se circunscrever ao mundo religioso. Por um simples motivo: os evangélicos fazem parte de um grupo muito maior, o dos pobres e miseráveis — as vítimas da histórica desigualdade da distribuição de renda do Brasil.



Comentários

Siulfe disse…
Paulo Lopes é apaixonado pelo presidente. Só pode... 😁
Deusão fodao disse…
Não nos esqueçamos que quem deu palco para a corja dos pastutos foi o pt. Qual estado laico daria passartes diplomáticos para cifras, pedir e seudiabo ?
Essa cria é do pt que achou que poderia criar escorpiões e não ser picado. Deu nisso aí. Um néscio na presidência e a educação na lata de lixo.
Espero que o Lula volte e corrija os graves erros cometidos. Imagino que essa esperança é vã, mas qual outra opção ?
Muito bem dito! Faça besteiras, o que vale são os jogos SUJOS pelo PODER, no que os maiorais do PT o fizeram. Conchavos com a corja religiosa e outros horrores. A continuidade de um processo que vem desde FHC e mesmo antes.
Faça besteiras e esta tende a crescer. Estragar é muito fácil. Agora temos esse terrível desgoverno Federal.
E NUNCA esquecer dos LEGISLATIVOS. Votam em pastores e outros religiosos. Tiririca, e uns outros, é a velha tática da "cortina de fumaça".
Religião monoteísta foi deliberadamente desenvolvida para o PODER. Só ver a História.
Agpora achar que Lula vai "corrigir"? Hmmm, capaz de apenas menos piorar. O que deve haver é união ampla pela Educação Básica DECENTE, RIGOR no fator SECULAR (ou LAICO), em vez de tosqueiras de sempre.
Simplesmente não entendi!
.
"Onde está ou esteve o 'Deus acima de todos' que permitiu a morte por Covid de mais de 600 mil brasileiros. Onde está a divindade bolsonarista que jogou minha gente no desemprego e promoveu o retorno da inflação?
Do ponto de vista de crentes, por tudo que Bolsonaro fez ou deixou de fazer, pelas desgraças que promoveu ou ajudou a patrocinar, o slogan que faz sentido agora seria este: 'Brasil acima de tudo, Satanás acima de todos'."
.
Mas é exatamente *** DE *** Deus ele o é! Erro grave no artigo aí!
Quem leu "1984", vai fazer um belo paralelo com o "Grande Irmão" e "Deus". Fora a própria Bíblia (focando apenas em nosso mundo Ocidental), ótimos artigos aqui e em outros sáites etc.
O "duplipensar", a dissonância cognitiva, típica dos crédulos (de QUALQUER tipo) fora a hipocrisia. Bolsonaro e tantos outros crédulos, inclui os adeptos de Teorias de Conspiração, p.ex., seguem isso.
Já explanei a respeito da lógica de PODER e DOMINAÇÃO de Deus, por meios dos tais "representantes", como...
Aos religiosos (das monoteístas, linhagem Abraâmica), e outras pessoas de plantão, a respeito de certos personagens:
-- A começar que o monoteísmo foi deliberadamente deselvolvido para o manipulação e controle social, e evoluiu em inúmeras vertentes...
-- Deus, é "O" DITADOR. Ter SERVOS, gado, ovelhinhas, cordeirinhos, camelinhos (qdo no Islã 😁 ) para ficar cultuando, adorando, louvando o ser de ego mais do que inflado. O povo não pensar por si mesmo. E Deus só age por meio de ditos "porta-vozes" ou "representantes", apesar de sem nenhuma procuração etc. 😁
Aí quem vem libertar o povo...
-- Demônio, do grego "daimon", conhecimento, inteligência. Para ser capaz de discernir e se libertar da ditadura divina. Sistemas Unix e Unix-like (Linux, *BSD...) tem diversos "daimons". 😱
-- Lúcifer, do latin "lucem ferre", portador da luz, claridade. Iluminar as mentes contra as TREVAS de Deus.
-- Satan ou Satanás, do hebreu "ha-shatán", questionador, acusador, opositor. Para enfrentar a tirania divina.
-- Herege, do grego "alretikós", aquele capaz de escolher. Coisa que ditador detesta.
-- Árvore do Conhecimento, uma metáfora dos diversos ramos do conhecimento. Não se adquire sabedoria com fé, e sim conhecimento, capacidade de pensar. "Comer o fruto dela" seria "saborear" o conhecer e saber. Paralelo com o Fogo de Prometeus.
.
Lógico que tudo isso são meras simbologias, IDEAIS. Existem apenas nessa forma. E são poderosos meios de manipular o povo, via os ditos "representantes" e o pior, o esquema organizado e até a INSTITUCIONALIZAÇÃO ou igrejas. Logicamente há complementos, como no Cristianismo com o personagem principal Jesus Cristo, e invariavelmente acaba em "n" versões conforme a vertente do "Deus único e verdadeiro com Jesus Cristo autêntico, com a unção do Espírito Santo que é só um".
.
Desses "únicos" Deus, focando apenas no Cristianismo, as divergências geraram enormes conflitos e até guerras.
Miquels7 disse…
Tolos falando mal do PT, achando que os direitistas neoliberais governam melhor. Estaríamos lascados do mesmo jeito com governos de direita neoliberais do PSDB, DEM, etc. Quem governou melhor o Brasil foram os governos do PT, de 2003 a 2014, momento em que Brasil vivia o pleno emprego. Por inveja a oposição usou a imprensa, o STF e o juiz ladrão Sérgio Moro para perseguir o PT, com apoio dos Estados Unidos. Aí os idiotas votaram em Bolsonaro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Roger tenta anular 1ª união para se casar com Larissa Sacco

Médico é acusado de ter estuprado pacientes Roger Abdelmassih (foto), 66, médico que está preso sob a acusação de ter estuprado 56 pacientes, solicitou à Justiça autorização  para comparecer ao Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Paulo de modo a apresentar pedido de anulação religiosa do seu primeiro casamento. Sônia, a sua segunda mulher, morreu de câncer em agosto de 2008. Antes dessa união de 40 anos, Abdelmassih já tinha sido casado no cartório e no religioso com mulher cujo nome ele nunca menciona. Esse casamento durou pouco. Agora, o médico quer anular o primeiro casamento  para que possa se casar na Igreja Católica com a sua noiva Larissa Maria Sacco (foto abaixo), procuradora afastada do Ministério Público Federal. Médico acusado de estupro vai se casar com procuradora de Justiça 28 de janeiro de 2010 Pelo Tribunal Eclesiástico, é possível anular um casamento, mas a tramitação do processo leva anos. A juíza Kenarik Boujikian Felippe,  da 16ª

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Seleção de vôlei sequestrou palco olímpico para expor crença cristã

Título original: Oração da vitória por Daniel Sottomaior (foto) para Folha de S.Paulo Um hipotético sujeito poderoso o suficiente para fraudar uma competição olímpica merece ser enaltecido publicamente? A se julgar pela ostensiva prece de agradecimento da seleção brasileira de vôlei pela medalha de ouro nas Olimpíadas, a resposta é um entusiástico sim! Sagrado é o direito de se crer em qualquer mitologia e dá-la como verdadeira. Professar uma religião em público também não é crime nenhum, embora costume ser desagradável para quem está em volta. Os problemas começam quando a prática religiosa se torna coercitiva, como é a tradição das religiões abraâmicas. Os membros da seleção de vôlei poderiam ter realizado seus rituais em local mais apropriado. É de se imaginar que uma entidade infinita e onibenevolente não se importaria em esperar 15 minutos até que o time saísse da quadra. Mas uma crescente parcela dos cristãos brasileiros não se contenta com a prática privada: para

Estudante expulsa acusa escola adventista de homofobia

Arianne disse ter pedido outra com chance, mas a escola negou com atualização Arianne Pacheco Rodrigues (foto), 19, está acusando o Instituto Adventista Brasil Central — uma escola interna em Planalmira (GO) — de tê-la expulsada em novembro de 2010 por motivo homofóbico. Marilda Pacheco, a mãe da estudante, está processando a escola com o pedido de indenização de R$ 50 mil por danos morais. A primeira audiência na Justiça ocorreu na semana passada. A jovem contou que a punição foi decidida por uma comissão disciplinar que analisou a troca de cartas entre ela e outra garota, sua namorada na época. Na ata da reunião da comissão consta que a causa da expulsão das duas alunas foi “postura homossexual reincidente”. O pastor  Weslei Zukowski (na foto abaixo), diretor da escola, negou ter havido homofobia e disse que a expulsão ocorreu em consequência de “intimidade sexual” (contato físico), o que, disse, é expressamente proibido pelo regulamento do estabelecimento. Consel

Com 44% de ateus, Holanda usa igrejas como livrarias e cafés

Livraria Selexyz, em Maastricht Café Olivier, em Utrecht As igrejas e templos da Holanda estão cada vez mais vazios e as ordens religiosas não têm recursos para mantê-los. Por isso esses edifícios estão sendo utilizados por livrarias, cafés, salão de cabeleireiro, pistas de dança, restaurantes, casas de show e por aí vai. De acordo com pesquisa de 2007, a mais recente, os ateus compõem 44% da população holandesa; os católicos, 28%; os protestantes, 19%; os muçulmanos, 5%, e os fiéis das demais religiões, 4%. A maioria da população ainda acredita em alguma crença, mas, como ocorre em outros países, nem todos são assíduos frequentadores de celebrações e cultos religiosos. Algumas adaptações de igrejas têm sido elogiadas, como a de Maastricht, onde hoje funciona a livraria Selexyz (primeira foto acima). A arquitetura realmente impressiona. O Café Olivier (a segunda foto), em Utrecht, também ficou bonito e agradável. Ao fundo, em um mezanino, se destaca o órgão da antiga ig

Cristianismo é a religião que mais perseguiu o conhecimento científico

Cristãos foram os inventores da queima de livros LUÍS CARLOS BALREIRA / opinião As epidemias e pandemias durante milhares de anos antes do cristianismo tiveram as mais estapafúrdias explicações dos deuses. Algumas mentes brilhantes da antiguidade, tais como Imhotep (2686-2613 a.C.) e Hipócrates (460-377 a.C.) tentaram passar explicações científicas para as massas de fanáticos religiosos, ignorantes, bestas humanas. Com a chegada ao mundo das feras cristãs, mergulhamos numa era de 2000 anos de trevas e ignorância. Os cristãos foram os inventores da queima de livros e bibliotecas. O cristianismo foi a religião que mais perseguiu o conhecimento científico e os cientistas. O Serapeu foi destruído em 342 d.C. por ordem de um bispo cristão de Alexandria, sob a proteção de Teodósio I.  Morte de Hipatia de Alexandrina em ilustração de um livro do século 19 A grande cientista Hipátia de Alexandria (351/370) foi despida em praça pública e dilacerada viva pelas feras e bestas imundas cristãs. So

Pseudoterapias, estresse e câncer: uma combinação perigosa, fuja disso

Evangélicos quebram imagens de umbanda no Rio

por Denise Menchen , da Folha Quatro integrantes da igreja evangélica Nova Geração de Jesus Cristo foram presos, acusados de invadir ontem à noite um centro de umbanda no Catete, zona sul do Rio de Janeiro, e quebrar cerca de 30 imagens religiosas, prateleiras e um ventilador (foto). O caso foi registrado na 9ª DP (Catete). Segundo uma das dirigentes do Centro Espírita Cruz de Oxalá, a advogada Cristina Maria Costa Moreira, 45, cerca de 50 pessoas aguardavam em fila a abertura do atendimento ao público, às 19h, quando Alessandro Brás Cabral dos Santos, Afonso Henrique Alves Lobato, Raimundo Nonato e uma jovem identificada apenas como Dominique chegaram ao local. De acordo com Moreira, eles ofenderam os presentes e forçaram a entrada na casa. "Eles chegaram dizendo que queriam ver onde estava o demônio e foram direto para o terreiro", conta Celso Quadros, 52, outro dirigente do centro espírita. "Quebraram tudo, inclusive imagens que temos há 40 anos". A a

Cai mais uma lei anti-blasfêmia, agora na cidade paulista de Sorocaba