Pular para o conteúdo principal

Onde está o 'Deus acima de todos' de Bolsonaro?

Slogan hoje teria de 'Satanás Bolsonaro acima de todos'

PAULO LOPES
jornalista

Jair Bolsonaro se elegeu presidente do Brasil com o slogan "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos". O apelo religioso lhe garantiu muitos de votos.

Neste ano, o último do presidente Bolsonaro — no atual mandato e, quiça, o único —, cabem algumas perguntas, ainda que retóricas.

Onde está ou esteve o "Deus acima de todos" que permitiu a morte por Covid de mais de 600 mil brasileiros. Onde está a divindade bolsonarista que jogou minha gente no desemprego e promoveu o retorno da inflação?

Do ponto de vista de crentes, por tudo que Bolsonaro fez ou deixou de fazer, pelas desgraças que promoveu ou ajudou a patrocinar, o slogan que faz sentido agora seria este: "Brasil acima de tudo, Satanás acima de todos".

Para um ateu como eu, que não acredita no sobrenatural, o Satanás, no caso, é uma metáfora do próprio Bolsonaro. E, assim, o inferno seria o Brasil. Exagero? Para quem passa fome, não.

Bolsonaro continua o beócio de sempre, um negacionista da ciência e da democracia, mas parou de repetir que Deus está acima de tudo, intuindo que desta vez não haverá grande eleitorado que cairá em sua lábia. A rejeição a ele dos eleitores está em torno de 60%, de acordo com pesquisas.

Todos os pré-candidatos às eleições majoritárias de 2022, à direita e à esquerda, agradam os evangélicos, na pesca de votos, como se a eleição de um novo presidente ou a reeleição de Bolsonaro dependesse tão somente desse segmento da religiosos.

Até parece que o Brasil adotou um regime de governo inédito no mundo: uma teocracia democrática evangélica, algo que não faz sentido algum. 

O evangelismo (principalmente o neopentecostal) contaminou a política e vice-versa. Cada vez mais políticos se apresentam como pastores, e os pastores, como políticos. Claro, isso demonstra enorme corrosão na laicidade de Estado. Mas quem está preocupado com isso? Aparentemente, ninguém.

O curioso é não haver campanha ostensiva para obter votos dos católicos, que ainda compõem a maioria da população.

Pode-se alegar que os católicos não votam em bloco, mas os evangélicos também não, de acordo com pesquisas. Bolsonaro e Lula teriam parcelas praticamente iguais desse leitorado.

Por que então tanta enfase dos candidatos em cortejar os evangélicos?

Essa não é uma questão nova, está aí posta nos últimos anos e a cada eleição se acentua.

As consequência do protagonismo evangélico nas eleições são enormes, e a resposta à questão não é fácil e não deve se circunscrever ao mundo religioso. Por um simples motivo: os evangélicos fazem parte de um grupo muito maior, o dos pobres e miseráveis — as vítimas da histórica desigualdade da distribuição de renda do Brasil.



Comentários

Siulfe disse…
Paulo Lopes é apaixonado pelo presidente. Só pode... 😁
Deusão fodao disse…
Não nos esqueçamos que quem deu palco para a corja dos pastutos foi o pt. Qual estado laico daria passartes diplomáticos para cifras, pedir e seudiabo ?
Essa cria é do pt que achou que poderia criar escorpiões e não ser picado. Deu nisso aí. Um néscio na presidência e a educação na lata de lixo.
Espero que o Lula volte e corrija os graves erros cometidos. Imagino que essa esperança é vã, mas qual outra opção ?
Muito bem dito! Faça besteiras, o que vale são os jogos SUJOS pelo PODER, no que os maiorais do PT o fizeram. Conchavos com a corja religiosa e outros horrores. A continuidade de um processo que vem desde FHC e mesmo antes.
Faça besteiras e esta tende a crescer. Estragar é muito fácil. Agora temos esse terrível desgoverno Federal.
E NUNCA esquecer dos LEGISLATIVOS. Votam em pastores e outros religiosos. Tiririca, e uns outros, é a velha tática da "cortina de fumaça".
Religião monoteísta foi deliberadamente desenvolvida para o PODER. Só ver a História.
Agpora achar que Lula vai "corrigir"? Hmmm, capaz de apenas menos piorar. O que deve haver é união ampla pela Educação Básica DECENTE, RIGOR no fator SECULAR (ou LAICO), em vez de tosqueiras de sempre.
Simplesmente não entendi!
.
"Onde está ou esteve o 'Deus acima de todos' que permitiu a morte por Covid de mais de 600 mil brasileiros. Onde está a divindade bolsonarista que jogou minha gente no desemprego e promoveu o retorno da inflação?
Do ponto de vista de crentes, por tudo que Bolsonaro fez ou deixou de fazer, pelas desgraças que promoveu ou ajudou a patrocinar, o slogan que faz sentido agora seria este: 'Brasil acima de tudo, Satanás acima de todos'."
.
Mas é exatamente *** DE *** Deus ele o é! Erro grave no artigo aí!
Quem leu "1984", vai fazer um belo paralelo com o "Grande Irmão" e "Deus". Fora a própria Bíblia (focando apenas em nosso mundo Ocidental), ótimos artigos aqui e em outros sáites etc.
O "duplipensar", a dissonância cognitiva, típica dos crédulos (de QUALQUER tipo) fora a hipocrisia. Bolsonaro e tantos outros crédulos, inclui os adeptos de Teorias de Conspiração, p.ex., seguem isso.
Já explanei a respeito da lógica de PODER e DOMINAÇÃO de Deus, por meios dos tais "representantes", como...
Aos religiosos (das monoteístas, linhagem Abraâmica), e outras pessoas de plantão, a respeito de certos personagens:
-- A começar que o monoteísmo foi deliberadamente deselvolvido para o manipulação e controle social, e evoluiu em inúmeras vertentes...
-- Deus, é "O" DITADOR. Ter SERVOS, gado, ovelhinhas, cordeirinhos, camelinhos (qdo no Islã 😁 ) para ficar cultuando, adorando, louvando o ser de ego mais do que inflado. O povo não pensar por si mesmo. E Deus só age por meio de ditos "porta-vozes" ou "representantes", apesar de sem nenhuma procuração etc. 😁
Aí quem vem libertar o povo...
-- Demônio, do grego "daimon", conhecimento, inteligência. Para ser capaz de discernir e se libertar da ditadura divina. Sistemas Unix e Unix-like (Linux, *BSD...) tem diversos "daimons". 😱
-- Lúcifer, do latin "lucem ferre", portador da luz, claridade. Iluminar as mentes contra as TREVAS de Deus.
-- Satan ou Satanás, do hebreu "ha-shatán", questionador, acusador, opositor. Para enfrentar a tirania divina.
-- Herege, do grego "alretikós", aquele capaz de escolher. Coisa que ditador detesta.
-- Árvore do Conhecimento, uma metáfora dos diversos ramos do conhecimento. Não se adquire sabedoria com fé, e sim conhecimento, capacidade de pensar. "Comer o fruto dela" seria "saborear" o conhecer e saber. Paralelo com o Fogo de Prometeus.
.
Lógico que tudo isso são meras simbologias, IDEAIS. Existem apenas nessa forma. E são poderosos meios de manipular o povo, via os ditos "representantes" e o pior, o esquema organizado e até a INSTITUCIONALIZAÇÃO ou igrejas. Logicamente há complementos, como no Cristianismo com o personagem principal Jesus Cristo, e invariavelmente acaba em "n" versões conforme a vertente do "Deus único e verdadeiro com Jesus Cristo autêntico, com a unção do Espírito Santo que é só um".
.
Desses "únicos" Deus, focando apenas no Cristianismo, as divergências geraram enormes conflitos e até guerras.
Miquels7 disse…
Tolos falando mal do PT, achando que os direitistas neoliberais governam melhor. Estaríamos lascados do mesmo jeito com governos de direita neoliberais do PSDB, DEM, etc. Quem governou melhor o Brasil foram os governos do PT, de 2003 a 2014, momento em que Brasil vivia o pleno emprego. Por inveja a oposição usou a imprensa, o STF e o juiz ladrão Sérgio Moro para perseguir o PT, com apoio dos Estados Unidos. Aí os idiotas votaram em Bolsonaro.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Dawkins é criticado por ter 'esperança' de que Musk não seja tão estúpido como Trump

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Tibetanos continuam se matando. E Dalai Lama não os detém

O Prêmio Nobel da Paz é "neutro" em relação às autoimolações Stephen Prothero, especialista em religião da Universidade de Boston (EUA), escreveu um artigo manifestando estranhamento com o fato de o Dalai Lama (foto) se manter neutro em relação às autoimolações de tibetanos em protesto pela ocupação chinesa do Tibete. Desde 16 de março de 2011, mais de 40 tibetanos se sacrificaram dessa dessa forma, e o Prêmio Nobel da Paz Dalai Lama nada fez para deter essa epidemia de autoimolações. A neutralidade, nesse caso, não é uma forma de conivência, uma aquiescência descompromissada? Covardia, até? A própria opinião internacional parece não se comover mais com esse festival de suicídios, esse desprezo incandescente pela vida. Nem sempre foi assim, lembrou Prothero. Em 1963, o mundo se comoveu com a foto do jornalista americano Malcolm Wilde Browne que mostra o monge vietnamita Thich Quang Duc colocando fogo em seu corpo em protesto contra a perseguição aos budistas pelo

TJs perdem subsídios na Noruega por ostracismo a ex-fiéis. Duro golpe na intolerância religiosa

Condenado por estupro, pastor Sardinha diz estar feliz na cadeia

Pastor foi condenado  a 21 anos de prisão “Estou vivendo o melhor momento de minha vida”, diz José Leonardo Sardinha (foto) no site da Igreja Assembleia de Deus Ministério Plenitude, seita evangélica da qual é o fundador. Em novembro de 2008 ele foi condenado a 21 anos de prisão em regime fechado por estupro e atentado violento ao pudor. Sua vítima foi uma adolescente que, com a família, frequentava os cultos da Plenitude. A jovem gostava de um dos filhos do pastor, mas o rapaz não queria saber dela. Sardinha então disse à adolescente que tinha tido um sonho divino: ela deveria ter relações sexuais com ele para conseguir o amor do filho, e a levou para o motel várias vezes. Mas a ‘profecia’ não se realizou. O Sardinha Jr. continuou não gostando da ingênua adolescente. No texto publicado no site, Sardinha se diz injustiçado pela justiça dos homens, mas em contrapartida, afirma, Deus lhe deu a oportunidade de levar a palavra Dele à prisão. Diz estar batizando muita gen

Proibido o livro do padre que liga a umbanda ao demônio

Padre Jonas Abib foi  acusado da prática de  intolerância religiosa O Ministério Público pediu e a Justiça da Bahia atendeu: o livro “Sim, Sim! Não, Não! Reflexões de Cura e Libertação”, do padre Jonas Abib (foto), terá de ser recolhido das livrarias por, nas palavras do promotor Almiro Sena, conter “afirmações inverídicas e preconceituosas à religião espírita e às religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, além de flagrante incitação à destruição e ao desrespeito aos seus objetos de culto”. O padre Abib é ligado à Renovação Carismática, uma das alas mais conservadoras da Igreja Católica. Ele é o fundador da comunidade Canção Nova, cuja editora publicou o livro “Sim, Sim!...”, que em 2007 vendeu cerca de 400 mil exemplares, ao preço de R$ 12,00 cada um, em média. Manuela Martinez, da Folha, reproduz um trecho do livro: "O demônio, dizem muitos, "não é nada criativo". (...) Ele, que no passado se escondia por trás dos ídolos, hoje se esconde no

Psicóloga defende Feliciano e afirma que monstro é a Xuxa

Marisa Lobo fez referência ao filme de Xuxa com garoto de 12 anos A “psicóloga cristã” Marisa Lobo (foto) gravou um vídeo [ver abaixo] de 2 minutos para defender o pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP) da crítica da Xuxa segundo a qual ele é um “monstro” por propagar que a África é amaldiçoada e a Aids é uma “doença gay”. A apresentadora, em sua página no Facebook, pediu mobilização de seus fãs para que Feliciano seja destituído da presidência da Comissão de Direitos Humanos e das Minorias da Câmara. Lobo disse que “monstro é quem faz filme pornô com criança de 12 anos”. Foi uma referência ao filme “Amor Estranho Amor”, lançado em 1982, no qual Xuxa faz o papel de uma prostituta. Há uma cena em que a personagem, nua, seduz um garoto, filho de outra mulher do bordel. A psicóloga evangélica disse ter ficado “a-pa-vo-ra-da” por ter visto nas redes sociais que Xuxa, uma personalidade, ter incitado ódio contra um pastor. Ela disse que as filhas (adolescentes) do pastor são fãs

Profecias de fim do mundo

O Juízo Final, no afresco de Michangelo na Capela Sistina 2033 Quem previu -- Religiosos de várias épocas registraram que o Juízo Final ocorrerá 2033, quando a morte de cristo completará 2000. 2012 Quem previu – Religiosos e teóricos do apocalipse, estes com base no calendário maia, garantem que o dia do Juízo Final ocorrerá em dezembro, no dia 21. 2011 Quem previu – O pastor americano Harold Camping disse que, com base em seus cálculos, Cristo voltaria no dia 21 de maio, quando os puros seriam arrebatados e os maus iriam para o inferno. Alguns desastres naturais, como o terremoto seguido de tsunami no Japão, serviram para reforçar a profecia. O que ocorreu - O fundador do grupo evangélico da Family Radio disse estar "perplexo" com o fato de a sua profecia ter falhado. Ele virou motivo de piada em todo o mundo. Camping admitiu ter errado no cálculo e remarcou da data do fim do mundo, que será 21 de outubro de 2011. 1999 Quem previu – Diversas profecias