Pular para o conteúdo principal

Juiz impede que hospital trate Testemunha de Jeová com transfusão

Paciente de 76 anos corre risco de morte, mas se recusa ao procedimento médico


O juiz Antônio Roberto Andolfatto de Souza, da 3ª Vara Cível, negou pedido de liminar à Funfarme (Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) de Rio Preto, para tratar um paciente com transfusão de sangue.

Com 76 anos, o paciente é Testemunha de Jeová, religião fundamentalista que rejeita a transfusão de sangue.

O juiz não concedeu a liminar argumentando que o paciente, em sã consciência, se manifestou contra o procedimento médico.

Representante do idoso afirmou que, no caso de uma transfusão, haveria, para o paciente, "sérios danos morais e psicológicos", fazendo comparação com um estupro.

O hospital da Funfarme esclareceu que recorreu à Justiça porque o paciente corre risco de morte. Pelo menos até ontem (8) ele continuava internado.

Há casos semelhantes em que a decisão da Justiça foi favorável ao tratamento médico.

Para os fundamentalistas,
Bíblia proíbe a transfusão

> Com informações do Diário da Região e de outras fontes.

Menino morre por falta de transfusão, e pais ficam orgulhosos



• Testemunha de Jeová recusa sangue, morre e deixa 9 filhos

• Mais Testemunhas de Jeová


Comentários

Anônimo disse…
Como pode ainda ter juiz que coloca religião acima da vida humana, isso é um monstro.
Excelente notícia! Parece que, finalmente, há algum avanço civilizacional no Brasil. É bom saber que os direitos básicos dos cidadãos brasileiros também estão a ser respeitados. Dou os meus parabéns a esse juiz competente, imparcial e respeitador dos direitos humanos.

Aqui em Portugal, existe um documento legal (o Testamento Vital) através do qual qualquer pessoa pode recusar tratamentos médicos indesejados sem qualquer problema. A autodeterminação e as liberdades civis estão garantidas e protegidas pela lei.
Anônimo disse…
E se fosse seu pai?
Se fosse o meu pai, a minha mãe, o meu tio, etc., seria igual. Não importa se eu concordo com as opiniões religiosas deles. Não está em causa se eles são TJ, hindus, muçulmanos, ateus ou agnósticos. Exigo que as pessoas que eu amo sejam tratadas com dignidade.

Forçar alguém a receber um tratamento indesejado é considerado crime em qualquer país desenvolvido. Um médico que comete esse crime é processado por danos morais e psicológicos.

Em sociedades evoluídas, esta questão nem se discute. A vontade do paciente é soberana e ponto final.
Anônimo disse…
Mas se fosse seu pai a história seria diferente né
Anônimo disse…
Pena que ele não pode se arrepender depois de morto. Tenho pena desses TJs e Mórmons.
Deso disse…
Seria igual a herança.
Mas se sua religião proíbe procedimentos médicos, pra que você vai pra um hospital.
"... Se sua religião proíbe procedimentos médicos, pra que você vai pra um hospital."

Esse é um equívoco comum sobre as Testemunhas de Jeová; um preconceito que surge da ignorância, e que é perpetuado por opositores e ex-membros da religião.

As Testemunhas de Jeová aceitam procedimentos médicos. Por isso, em caso de doença ou acidente, recorrem aos hospitais. No entanto, mantém-se informadas sobre os procedimentos mais atualizados e exigem ser tratadas da forma mais eficiente e segura. E isso é algo que todas as pessoas deveriam fazer.

Veja o que dizem vários médicos sobre o assunto:

https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-antonio-pinna/

https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-luca-weltert/

https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-massimo-franchi/

https://www.jw.org/pt/noticias/noticias/por-regiao/italia/entrevista-dr-patrizio-mazza/

Se você acredita que a transfusão de sangue é um procedimento eficaz e seguro, muito bem! Continue a aceite as transfusões! Nenhuma Testemunha de Jeová se sente incomodada com isso. Mas elas também têm o direito de fazer as suas escolhas, tais como hemodiluição, eritropoetina, hidroxietilamido, recuperação intraoperatória de células, e outras opções terapêuticas comprovadamente eficazes.

Anônimo disse…
Testemunhas de Jeová se pautam pela religião e não tem culpa de serem enganados, por isso nesses casos a liberdade de consciência não vale nada, pois são manipulados e não se pode aceitar colocarem a vida em risco por causa de uma mitologia.
Anônimo disse…
Ao camarada ali de cima que fica questionando feito um papagaio "e se fosse seu pai?", respondo:

Em 2014 passei exatamente por essa situação. Apesar de toda a pressão da família e até dos médicos, fiquei feliz por terem respeitado a vontade do meu pai.

Ele faleceu, mas pelo menos faleceu com a consciência tranquila de que havia feito aquilo que Jeová mandou. Certamente ele será um dos ressuscitados.

O problema de vocês é achar que essa vida é tudo.
Anônimo disse…
Camarada, em breve veremos quem deve realmente se arrepender.
Anônimo disse…
Nossa, vc deixou assassinarem seu próprio pai. Vc não vale nada.
Paul Muadib disse…
E porque você acha que ele estará entre os somente 144 mil ressuscitados depois de milhões de seguidores dessa seita terem morrido ?
O juiz está correto , pois o paciente "em são consciêcia...". Pois ninguém é obrigado a aceitar tratamentos, vacinas etc DESDE que essa decisão não interfira na vida de terceiros. Nem seja paciente criança, adolescente ou mentalmente debilitado (embora crentes na maioria o sejam... Hehe...).
Uma pessoa é intensamente manipulada, doutrinada... Depois diz "em são consciência abdico de tratamentos em que considero 'inadequados'". Pela doutrinação severa, essa pessoa (pessoa?) ao receber a transfusão teria sérios problemas psicológicos, e isso é real por violar sua vontade, ainda que insana.
O PODER DA MANIPULAÇÃO para algo péssimo, do ADESTRAMENTO insano, da IMBECIBILIZAÇÃO. Essa é a verdade. Mas os TJs (e tantas outras crenças radicais) "se acham" os "corretos".
E ainda por cima um nonsense vem com links e "médicos que dizem..." e o bla-blá-blá de sempre para validar essa tosqueira TJ.
Anônimo disse…
Toda vez que um religioso, como esse senhorzinho da notícia, morre em decorrência de sua religião, fica provada a teoria da seleção natural.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Redes sociais fazem piada com pastor cheirador de Bíblia

Imagem ilustra convite para "Quarta Louca por Jesus" “Carreira gospel”, “ao pó voltarás” e “essa droga é a pior de todas” são algumas das piadas e trocadilhos feitos no Facebook e em outras redes sociais sobre a imagem onde o pastor Lúcio Barreto  aparece cheirando uma Bíblia. Trata-se de um convite para o culto “Quarta Louca por Jesus”, que o pastor celebra para jovens na Igreja Missão Evangélica Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo. "A loucura não tem fim", diz o convite. Alguns evangélicos acham que o pastor exagerou ao associar a Bíblia a uma droga. Lucinho, como o pastor é chamado, é da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Ele foi procurado por jornalistas para falar sobre a repercussão de sua imagem de “cheirador de Bíblia”, mas não foi encontrado, porque se encontra nos Estados Unidos. O pastor Simonton Araújo, presidente da Missão Evangélica Praia da Costa, disse que o objetivo da imagem é convencer os jovens drogados que ...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Malafaia se refere a Wyllys como deputado ‘safado, mentiroso’

Malafaia disse que ser gay  é um comportamento O pastor Silas Malafaia (foto), 53, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, se referiu como “safado, mentiroso” ao deputado federal segundo o qual a igreja evangélica causa tortura física e psicológica quando se propõe a curar a homossexualidade. Ele não citou o nome do único deputado federal assumidamente gay, Jean Wyllys (PSOL-RJ). Foi esse deputado que recentemente acusou igrejas de causarem  sofrimento aos gays ao considerarem a homossexualidade uma doença que tem cura. Malafaia, que é formado em psicologia, afirmou que “a igreja não cura”, mas propicia a “libertação” [da homossexualidade]. Para ele, “ninguém nasce homossexual” porque se trata de “um comportamento como tantos outros”, a ponto, inclusive, de haver ex-gays. “Existe uma associação de ex-gays”, disse o pastor ao portal iG. “O cara que preside foi travesti em Roma, com silicone no peito e na bunda (ri). Ele é casado há dez anos.” Ele acusou, mais...

Wyllys luta contra a 'poderosa direita religiosa', diz Guardian

Jornal dedicou texto de 700 palavras ao deputado Wyllys disse que se sente como um Don Quixote O jornal britânico The Guardian afirmou que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ), 37, na foto, tem sido um guerreiro contra a poderosa direita religiosa brasileira. Nesse embate, afirmou o jornal, “o primeiro deputado federal assumidamente homossexual do Brasil precisa de todo o apoio que puder conseguir”. Comparou Wyllys a Havey Milk (1930-1978), que foi o primeiro político gay assumido dos Estados Unidos  - ele foi assassinado. Wyllys disse ao The Guardian que às vezes, nessa batalha, se sente como dom Quixote. “É uma batalha difícil de combater, mas essa é a minha vocação.” Ele afirmou que pregadores radicais evangélicos avançaram “silenciosamente nos corações e mentes” dos brasileiros. “Agora, estamos começando a perceber a força política em que se tornaram.” Para o deputado, os pastores radicais estão com “as mãos sujas de sangue” porque a sua pregação ince...